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Benefícios do Valuation - Selvíria

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• A Gestão Empresarial e a continuidade da empresa! De forma geral, empresas iniciam suas atividades como micro empresas, ou mesmo vindas da informalidade, no decorrer dos anos, diante da demanda do mercado, estratégias dos empreendedores, entre outros aspectos, inclusive tecnológicos, as empresas (sem generalizar) tendem a crescer e expandir seus mercados (praças) e também produtos e serviços. Ocorre que, o “apetite” de empreendedores, nem sempre é seguido no ambiente familiar, com isso, a possibilidade de disponibilizar a empresa ao mercado, seja para a captação de investidores ou mesmo a possibilidade de venda da companhia. • Herdeiros ou sucessores? É muito comum no meio empresarial, vivenciarmos discussões, principalmente em empresas familiares, onde muitas vezes o assunto é a inviabilidade em continuar com empresas que estão no mercado a anos ou mesmo vindo de gerações anteriores. Não é regra, mas muitos empresários acabaram por não profissionalizar a Gestão de suas Empresas, ou mesmo, acabaram por “relaxar” na preparação de seus possíveis sucessores, tornando-os em alguns casos meros “herdeiros”, e isso com certeza pode colocar em risco não somente a continuidade do negócio, mas também o patrimônio estruturado ao longo dos anos. • Resultados x Horizonte Passado, presente ou futuro? Em reuniões onde apresentamos soluções para a melhor condução de projetos, seja para apenas realizar o Valuation como um “norte”, ou mesmo, iniciando um processo de M&A (fusões e aquisições), é quase que uma rotina ouvirmos estórias de um passado cheio de glórias e um presente com certas dificuldades. Na realidade todo o histórico da empresa tem grande valor, entretanto, o futuro é que está sendo avaliado para a possível abertura ao mercado. • O que é o Valuation? Valuation é a metodologia que consolida diversas informações (Patrimonial e Resultado) da empesa para formar o valor do negócio, e nisso está incluso o Tangível e Intangível. • Quando deve ser utilizado a metodologia Valuation? Muitos empresários e consultorias acabam por definir a utilização do Valuation apenas no momento de efetivar uma operação com a empresa, ou seja, compra ou venda. Na realidade, o Valuation vem cada vez mais sendo utilizado para definir o valor da empresa e enriquecer demonstrativos gerenciais, principalmente quando define-se o valor da empresa como um todo e esse valor deve ser acompanhado periodicamente e gestores ter como foco seu crescimento colocando em pratica as mais diversas estratégias comerciais e operacionais. • A confidencialidade do processo! É de extrema importância que desde os contatos iniciais, os levantamentos e troca de informações, até a entrega dos arquivos e apresentação final do processo de Valuation, que tudo seja conduzido com total confidencialidade. Isso porque, as informações para a condução do processo ou mesmo seus objetivos, podem ser distorcidos por meio de comunicação inadequada e expor a empresa e seus gestores a situações constrangedoras internamente com seus colaboradores ou mesmo no mercado diante de credores, clientes e concorrentes. • Como agregar valor a uma empresa por meio do Valuation? O Valuation também pode ser utilizado como uma diagnose da empresa, onde todas as informações consolidadas norteiam gestores e a alta direção da empresa, em estratégias a serem colocadas em pratica, para que valor possa ser ainda melhor. Na estruturação do Valuation com certeza, o Estudo de Mercado que em muitos projetos é deixado de lado, quando realizado de forma correta e profissionalizada, agrega muito quando apresentado aos investidores, analises e o comportamento do mercado e dos possíveis concorrentes. • Conceitos ultrapassados de Avaliação de Empresas devem ser “descartados”! Conceitos que não devem ser levados a uma mesa de reunião ainda estão presentes em empresas que tem por objetivo “economizar” recursos para a formação do preço de venda da empresa. Em conversas iniciais ouvimos empresários relatarem “formas” simplistas para se definir o valor de uma empresa, ocorre que seja essa “formulação” for colocada em pratica, a mesma pode sub-avaliar a empresa ou mesmo inviabilizar qualquer tipo de negócio. Estoque e Faturamento, são os “indicadores” mais citados nesse momento, de forma geral empresários são “orientados” a multiplicar esses dois indicadores por “N” vezes para se definir o valor da empresa, é algo muito simples, num mercado que cada vez mais busca transformar tudo em comodities, onde as margens tendem a ser as menores e utilizar o faturamento ou o estoque como base de definição pode com certeza destoa um valor. O Patrimonio Líquido, também utilizado pode com certeza inviabilizar o projeto. O Patrimonio Líquido (PL) representa contabilmente o Patrimonio dos sócios no Balanço Patrimonial, ocorre que o grupo de



Data: 18/05/2023


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