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Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



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Muitas informações para sua empresa!

Detalhes do Controle Patrimonial


Você ainda tem dúvidas sobre o Controle Patrimonial?

Somos especialistas em Gestão Patrimonial e buscamos esclarecer as dúvidas comuns de empresas com relação ao Controle dos Bens do Ativo Imobilizado.

558-11-2020

  • A Gestão Empresarial

Empresas que buscam prosperar, devem constantemente focar em inovar e gerar controles, para que seus resultados sejam eficazes e atendam as reais necessidades empresariais.

Atualizar-se, tornou-se essencial, eliminar perdas é obrigação de quem busca crescer de forma sustentável.

  • Ferramentas de controle

Sem dúvida, não cabe mais controles informais, planilhas ou mesmo anotações. Quem deseja crescer, deve ter em mente que sistematizar dará precisão e agilidade a Gestão.

A automatização seguida de relatórios de Gestão são peças chave para empresas de uma forma geral, entretanto, é importante atentar-se a qualidade das informações, sua periodicidade e sua consistência.

  • Qual a finalidade do Controle Patrimonial

Existem muitas dúvidas com relação a necessidade de ter o Controle Patrimonial, de forma geral empresas começam “pequenas” e com o êxito vão crescendo, a medida que o crescimento ocorre, investimentos de uma forma geral com relação a estrutura também são realizados, com isso, controles por meio de sistematização tornam-se cada vez mais necessários.

Nesse momento entra a necessidade de controlar todo o Patrimônio, ou seja, controlar o Ativo Imobilizado, para evitar perdas das mais diversas.

  • O que é o Ativo Imobilizado?

O Ativo Imobilizado, também conhecido como Ativo Fixo, é o conjunto de bens que tem por finalidade gerar a operação das atividades das empresas.

De uma forma geral, o Ativo Imobilizado é composto por bens dos mais diversos como: maquinários, veículos, móveis, equipamentos de informática, instalações industriais, entre outros.

  • Quais as principais contas do Ativo Imobilizado?

O Ativo Imobilizado quando falamos em Balanço Patrimonial está classificado no grupo Ativo Não Circulante e é sub-dividido em 02 grandes grupos, contas patrimoniais de Custo de Aquisição e Depreciação Acumulada.

Entre as principais contas do Ativo Imobilizado, podemos citar:

  • Edifícios
  • Terrenos
  • Máquinas e Equipamentos
  • Móveis e Utensílios
  • Equipamentos de Informática
  • Software
  • Obras em Andamento
  • Veículos
  • Bens em Poder de Terceiros
  • Entre outras
  • O que é Depreciação

De forma comum a depreciação é o desgaste dos bens Patrimoniais, quando tratamos do Ativo Imobilizado a depreciação atende regras normatizadas pela Receita Federal para serem utilizadas nas apurações do Cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social.

Existem varias formas de se calcular a depreciação, entretanto, a mais utilizada é baseada em vida útil definida pelo Fisco.

  • Qual a diferença entre Depreciação Acumulada e Despesa de Depreciação?

O cálculo da depreciação é realizado pelo Controle Patrimonial, em alguns casos de empresas que não utilizam sistemas, calculam esses valores por meio de planilhas Excel ou manualmente.

Os valores apurados mensalmente devem ser registrados na Contabilidade utilizando-se do método da partida dobrada, onde a soma dos lançamentos a débito devem ser iguais aos lançamentos a crédito, com isso, o valor apurado da Depreciação será registrado a débito da despesa de depreciação (Resultado) e a crédito de Depreciação Acumulada (conta patrimonial redutora do Ativo).

  • Como se definem as taxas de Depreciação?

As taxas de depreciação são baseadas para fins fiscais em normatizações da Receita Federal, entretanto, empresas que utilizam o Controle Patrimonial para tomada de decisão, buscam utilizar a Vida Útil Real dos bens para definir a Depreciação Gerencial, essa taxa/mensal é definida por meio de avaliações documentadas em laudos.

  • Quais os benefícios da Depreciação?

Além das informações para a tomada de decisão, relatando números mais próximo da realidade, a Depreciação também pode ser utilizada para empresas tributadas pelo Lucro Real para deduzirem seus efeitos dos lucro apurados, com isso, atendendo normas da Receita Federal, empresas podem se beneficiar da despesa de depreciação para pagar menos impostos.

  • Quais empresas de beneficiam da Depreciação?

Todas empresas podem se beneficiar da depreciação para a tomada de decisão, entretanto, para beneficio fiscal, apenas empresas tributadas pelo Lucro Real.

  • A utilização incorreta da Depreciação pode gerar penalizações?

Sem dúvidas.

No que diz respeito a tomada de decisão, periodicamente é importante que as taxas sejam revisadas e reavaliadas para que a empresa utilize dados revalidados.

Quando a questão é tributária, empresas que utilizam a depreciação para a dedução na apuração de tributos (IRPJ/CSLL), devem manter a memória de calculo dos valores da depreciação disponíveis por 05 anos, para que caso sejam requisitados pelo fisco possam ser apresentados e validados.

A imprecisão ou não apresentação dessas informações, levam empresas a serem autuadas e seus cálculos de apuração de IRPJ e CSLL, deverão ser refeitos com possíveis multas nos créditos apurados “de forma incorreta”.

Importante ficar atento!

  • Como administrar a Depreciação corretamente?

A depreciação deve ser apurada por meio do Controle Patrimonial, preferencialmente por meio de sistema ERP (módulo Patrimonial), com isso a empresa ficará segura, tanto dos valores apurados mensalmente, quanto da necessidade de resgatar dados passados, sejam por meio de back-up ou relatórios específicos do sistema.

  • Quais os benefícios do Inventário Patrimonial?

O Inventário Patrimonial visa realizar o levantamento atualizado da existência ou não dos bens.

Com base nesse levantamento, é possível a empresa saber seja por meio de contas sumarizadas ou de forma analítica, todo o universo de bens que compõem seu Patrimônio.

  • Porque realizar o Inventário Patrimonial?

A razão para a realização do Inventário Patrimonial é para se ter a precisão das informações, ou seja, é comum empresas apresentarem números de seus Patrimônios, quando na realidade o físico relata importâncias totalmente diferente, seja para mais ou para menos.

  • Há obrigatoriedade legal para o Inventário de Ativos?

Há a obrigatoriedade sim.

O CPC-27 informa que anualmente deve ser realizado o Inventário Geral do Ativo Imobilizado, visando dar consistência as informações contábeis, importante relatar que tais informações devem ser precisas independente da tributação sofrida pela empresa, ou seja, Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real.

  • Qual a periodicidade para o Inventário?

O ideal é que o Inventário Geral ocorra anualmente, entretanto, empresas com procedimentos validados e com a realização de Inventários Rotativos, podem apresentar esses levantamentos a cada 02 anos.

  • Quais as etapas para se realizar um Inventário Patrimonial?

O Inventário Patrimonial requer planejamento, para que particularidades sejam identificadas e as tratativas para saná-las sejam discutidas e definidas visando atender os objetivos da empresa.

De forma geral as etapas são:

  • Planejamento inicial
  • Mapeamento das áreas
  • Definição das informações a serem catalogadas
  • Definição e confecção das placas de identificação
  • Colocação das placas
  • Levantamento físico dos bens
  • Conciliação e saneamento das sobras físicas x contábeis
  • Apresentação dos relatórios finais
  • O Inventário pode ser realizado pela equipe de colaboradores da própria empresa?

O Inventário do Ativo Imobilizado pode sim ser realizado pela equipe interna (também chamada de equipe orgânica), entretanto, é importante que haja na equipe profissionais com conhecimentos específicos para que as informações e os procedimentos possam atender a precisão do projeto.

  • Quais conhecimentos são necessários para a realização do Inventário?

Importante que a equipe que vá realizar o Inventário Patrimonial, tenham conhecimentos como: Logística, Engenharia e Contábil.

Tais conhecimentos são fundamentais para um levantamento de qualidade sempre atendendo tanto o controle físico quanto o contábil.

  • O que é a Avaliação Patrimonial?

A Avaliação Patrimonial tem por objetivo ter de forma atualizada os valores dos bens do Ativo Imobilizado.

Essa Avaliação é de grande importância para empresas que utilizam ferramentas gerenciais para tomada de decisão, com isso, os valores dos bens do Ativo Imobilizado costumam ter grande representatividade nesses demonstrativos.

As avaliações costumam ser realizadas por empresas especializadas e sempre acompanhadas de laudos redigidos por engenheiros.

De forma geral a base para as avaliações são:

  • Similaridade
  • Estado de Conservação
  • Vida Útil
  • Depreciação Técnica
  • A Avaliação Patrimonial é obrigatória?

O pronunciamento CPC-01 define como obrigatório a realização da Avaliação Patrimonial, principalmente para ajustar valores patrimoniais quando os mesmos estão superiores aos valores contábeis.

Mas a Avaliação Patrimonial vai além da exigência legal, foca em atender a tomada de decisão, com registros de valores em relatórios gerenciais mais próximo da realidade, seja para apresentar em Balanços Gerenciais, ou em Demonstrativos de Resultados.

  • O que é o Teste de Impairment (Recuperabilidade de Ativos)?

O Teste de Impairment ou (Impairment Test) é a Avaliação individualizada de Ativos, para apurar e comparar o Valor Recuperável (Vl. Recuperável é o maior resultado entre o Valor de Uso e o Valor de Mercado) com o Valor Contábil Líquido (Valor Contábil Líquido é o Resultado do Custo de Aquisição deduzido da Depreciação Acumulada).

Caso o Valor Contábil Líquido seja superior ao Valor Recuperável, deverá então ser realizado o ajuste de Impairment, que tem por objetivo, reduzir o valor do Ativo em contra partida com o Resultado ou mesmo em alguns casos com o Patrimonio Líquido.

  • Quais os benefícios em contratar uma Consultoria Especializada em Inventários e Avaliações Patrimoniais?

Quando assuntos são tratados com especialistas, todo o processo tende a ser realizado com mais agilidade e precisão.

Levantamentos são realizados de forma padronizadas e visando atender normas e legislações, também atendendo ao planejamento e especificações geralmente alinhadas entre contratadas e contratantes.

  • Ao final dos Levantamentos Físicos o que a empresa recebe de relatórios?

De forma geral ao final dos levantamentos físicos, empresas costumam receber:

  • Relatórios analíticos com os bens inventariados
  • Relatórios de sobras físicas e contábeis para ajustes
  • Laudos contendo conceitos e valores avaliados dos bens
  • Diretório contendo fotos digitalizadas dos bens inventariados
  • O que fazer com esses relatórios?

Os relatórios são estruturados, baseado em todo o levantamento físico e também atendendo normas técnicas e a legislação contábil.

Sempre deverão ser respaldados por peritos, no caso engenheiros e contadores.

  • O Ativo Imobilizado pode ser administrado em planilhas?

Não é o ideal, mas pode.

O risco de administrar em planilhas é a vulnerabilidade que as planilhas expõem os Ativos, com a possibilidade de fácil alteração e mesmo a exclusão.

  • Qual a melhor maneira de administrar o Controle do ativo Imobilizado?

O Ativo Imobilizado deve ser administrado por meio de Sistema ou Software de Controle Patrimonial, também módulos patrimoniais de sistema ERP.

Com essa ferramenta de Gestão a empresa pode de forma segura realizar a Gestão de seus Ativos e ter acesso a informações de forma padronizada, com registro de qualquer movimentação ou valores.

  • Porque contratar a AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial?

A AXS Consultora Empresarial, está no segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial desde de 2008, são mais de 10 anos de mercado, trabalhando com profissionais qualificados e buscando a todo momento melhorar as praticas agregando inovações e procedimentos que nos garante agilidade e precisão aos projetos.

Realizamos todas as etapas em projetos de Inventário e Avaliação Patrimonial, e nossos serviços são sempre validados pelas principais empresas de auditoria do país.

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
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  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
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Data: 18/11/2020




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