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Metodologia de avaliação empresarial

Especialistas em Avaliação Empresarial


Valuation

484-05-2020

Operações de compra e venda de empresas são mais comuns do que imaginamos, entretanto, nem todas operações são conduzidas de forma correta.

A vida de uma empresa!

Costumamos dizer que empresas tem: começo, meio e fim; e cabe aos empreendedores realizar de forma correta a Gestão de suas empresas, com isso a longevidade tende a se estender e Resultados positivos (lucros) serem frutos dessa Gestão.

Compra, Venda, Dissolução ou Investidor!

Oportunidades sempre acontecem na Gestão de Empresas, a intenção de vender integralmente ou não a participação acionaria de uma empresa, ou mesmo adquirir outras empresas, são fatores que não podemos descartar.

Mas assim como todas as decisões empresariais, esse momento também requer atenção, pois uma decisão conduzida de forma incorreta, pode acarretar grandes prejuízos, ou mesmo impossibilitar a efetivação da operação.

Conceitos incorretos de Avaliação Empresarial!

Num passado não muito distante, não tínhamos o volume de informações disponíveis como temos atualmente, diante disso, decisões eram tomadas baseadas em conceitos sem embasamentos técnicos.

Era comum no meio empresarial empresas serem negociadas (compradas ou vendidas) utilizando-se métricas de pouca eficiência, ou seja, que atendiam “conceitos” que nada ou pouco informavam, tais como:

  • “x” vezes o faturamento mensal
  • “n” vezes o volume de estoque

Entre outros.

A evolução da Contabilidade

No decorrer dos últimos anos, houve grande evolução das informações inerentes a Gestão Empresarial, mais especificamente no tange a Contabilidade baseadas nas leis 6404/76 e também 11638/07, uma conhecida como a “lei das S/A” e outra como “nova lei contábil”, respectivamente.

Controles, procedimentos, uniformização das informações e dos Demonstrativos Contábeis, entre outros.

O Patrimônio Líquido

Ainda baseados em informações contábeis, há empresas (empresários) que tendem a utilizar o Patrimônio Líquido como referência para a realização da definição do valor comercial de suas empresas.

Será que está correta essa afirmação?

O Patrimônio Líquido, representa contabilmente a diferença entre o Ativo Total menos o Passivo (Circulante e Não Circulante), entre outras palavras, o Patrimônio dos Sócios, entretanto não necessariamente o valor da empresa.

A metodologia Valuation

Ainda desconhecido por alguns empresários e gestores, essa metodologia é de grande importância para a definição na Avaliação de Empresas.

Baseada em conceitos técnicos, são 03 critérios utilizados para essa Avaliação:

  1. Similaridade

Essa técnica tem por objetivo a Avaliação baseada em negócios similares (semelhantes), entretanto, diante da dificuldade da obtenção de informações, acabam por inviabilizar essa métrica. No Brasil a disponibilização de informações de empresas ainda é restrito, além da diversificação comercial, ou seja, uma empresa que atende publico “a” não pode ser comprada a uma empresa do mesmo segmento que atende o público “c”.

  1. Liquidação

Essa técnica é muito utilizada no encerramento das atividades de empresas, ou seja, quando não mais haverá a continuidade do negócio, diante disso, o Patrimônio Líquido Contábil é atualizado a Valor de Mercado, na realidade, o Ativo e Passivo são atualizados e com isso resulta a atualização do PL.

  1. Fluxo de Caixa Descontado

Essa é a métrica mais utilizada, vamos detalhar melhor na sequência.

O Fluxo de Caixa Descontado é o mais complexo e o mais utilizado na Avaliação de Empresas, diante do volume de informações consolidadas, alguns cuidados e estudos devem ser realizados.

É importante ressaltar que “o valor da empresa está condicionado a capacidade de lucros futuros”.

Premissas e etapas do Fluxo de Caixa Descontado

  • Analise histórica – quanto maior e mais consistente as informações do passado da empresa, melhor embasamento terão as análises. Importante que além dos resultados, também as projeções utilizadas no passado sejam devidamente analisadas.
  • Planejamento Estratégico – sem dúvidas a existência de um planejamento fortalece a Gestão e também os valores seguidos pelos gestores.
  • Analise dos Resultados atuais – o momento atual quando falamos economicamente, são fundamentais para a análise e definição do Fluxo de Caixa Descontado (FCD), os Resultados dos Exercícios, serão base para as projeções futuras.
  • Estudo de Mercado – fundamental nessa análise, pois projetar resultados de forma estatística, pode conduzir a Resultados que facilmente serão contestados. É importante nessa etapa, a analise e estudo de informações do segmento, concorrência e praça de atuação.
  • Projeções e a Perpetuidade – Baseado nas análises de Resultados passados, Resultados atuais, estudo de mercado, e também o planejamento da empresa, é possível então a projeção de Resultados Futuros, utilizando-se do cálculo da Perpetuidade, essa técnica deve ser utilizada somente em empresas que apresentam maturidade, ou seja, estão no mercado a anos.
  • Taxa de Desconto – essa taxa é definida baseada em: segmento, tempo de existência da empresa, entre outros; também conhecida como Custo de Capital.
  • Apuração do Valor Presente – Com todas as informações analisadas, consolidadas, é possível então com a definição da taxa de desconto, realizar o cálculo do VPL, em outras palavras, trazer o os valores de resultados projetados ao Valor Presente e então ter o Valor Efetivo da Empresa.

A Gestão Empresarial agregando Valor

Com certeza, em todo processo de análise, resultará num relatório de diagnóstico que será anexado ao processo de Valuation, com isso, informações da Gestão, poderão agregar valores ao processo, entre eles podemos citar:

  • Governança Corporativa
  • Procedimentos Validados
  • Relatórios e Demonstrativos Auditados
  • Certificações
  • entre outros

O Valuation como um balizador da Gestão

Não necessariamente a realização do Valuation requer a decisão de comercializar a empresa de imediato, há também empresários que solicitam a realização do Valuation, para a apuração do Valor de suas empresas e na sequencia definir quais estratégias serão colocadas em pratica para que possa agregar mais valor ao negócio, quais ações implantar, para num futuro próximo realizar novamente o Valuation que resulte números mais próximos de suas expectativas.

Informações Chave na estruturação do Valuation

  • Não podemos nos basear numa planilha para essa definição.
  • A Contabilidade Gerencial é a principal fonte de informação
  • Valores mudam a todo momento
  • Precisão na apuração do Passivo
  • Critérios reais na definição dos Ativos
  • Os trabalhos contemplam conhecimentos em: Contabilidade, Matemática Financeira, MKT e Gestão de Pessoas

Enfim, a definição do Valore de uma empresa deverá necessariamente passar por cada uma das etapas relatadas nesse artigo.

A não realização ou mesmo a realização sem os devidos conhecimentos, com certeza poderão comprometer a efetivação da operação comercial.

 

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Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!



Data: 07/06/2020




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