https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial
Quando o assunto é comprar ou vender uma empresa a complexidade de informações envolvidas requer conhecimentos técnicos para se chegar ao número que equalize comprador x vendedor.
Cuidado com parâmetros ultrapassados para a definição de valor de uma empresa!!!
Com as atualizações do mercado nos últimos anos, o fortalecimento da tendência tecnológica, entre outras mudanças, muitas empresas tiveram seus valores modificados (alterados), isso porque é uma tendência do mercado transformar o maior número de produtos e serviços em comodities, com isso, passa a haver um nivelamento dos valores globais, é lógico que, cada qual com suas particularidades, entretanto, ainda assim é de grande importância a utilização de técnicas para se definir o valor de uma empresa.
Num passado próximo, era comum ouvirmos conceitos “de padaria” que a referência de avaliação de uma empresa era: “x” vezes o valor do estoque, “y” vezes o total do faturamento mensal, ou mesmo até a margem bruta de forma isolada, entre outras, entretanto, vários são os fatores que compõem o valor de uma empresa.
Valuation: a ferramenta de Avaliação
Não há como fugir desse conceito.
Valuation é:
- conjunto de informações da empresa
- estudo de mercado
- planejamento projetando os Resultados para os próximos exercícios
Com todas essas informações analisadas e consolidadas, projetam-se os números e utilizando o Fluxo de Caixa Descontado, obtem-se o Valor da Empresa; baseado é lógico em algumas variáveis como: taxa de desconto aceita no segmento e também da perpetuidade para empresas que ainda pouco foram afetadas pela tecnologia.
O que se compra ou porque se investe numa empresa?
Ainda muito controverso o assunto, muitos baseiam-se no valor atual de uma empresa, atrelados ao PL (Patrimônio Líquido), porém, essa rubrica Contábil quando analisada isoladamente pouco define com segurança, pois o PL informa o Patrimônio que os sócios tem na empresa, entretanto há diversos fatores que põem em risco essa definição, entre eles:
- a informalidade ainda muito comum nas empresas
- como vem acontecendo a curva de faturamento e margem da empresa nos últimos exercícios
- O cenário da empresa para os próximos exercícios (projeções)
- A concorrência
- A empresa tem inovações ou comodities?
- A tecnologia no segmento
Quando se busca comprar ou mesmo investir numa empresa, geralmente o foco é o lucro que ela vai gerar, ou seja, o futuro que essa empresa tem e o que ela pode gerar de lucro os benefícios estratégicos.
Vale pensar!!!
e-mail: contato@axsconsultoria.com.br
(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.
Formação Acadêmica:
- Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
- Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
- MBA em Gestão Empresarial (FGV)
Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.
- Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
- Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
- Gestão Estratégica de Custos
- Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
- Software de Gestão Patrimonial
- RFID – Identificação por Rádio Frequência
- Business Valuation
- M&A – Fusões e Aquisições
Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vitoria, Salvador, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luiz, Fortaleza, Belém, Natal, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Palmas, Manaus, Rio Branco.
Data: 18/02/2020