Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Especialistas em Negociação Bancária

Informações Fundamentais para Empresas com Alto Endividamento!


Tudo o que você precisa saber sobre Endividamento Bancário Empresarial

Informações transparentes e objetivas redigidas por profissionais e clientes.

557-11-2020

  • A necessidade de Capital de Giro

Praticamente 100% das empresas no Brasil, trabalharam ou trabalham com recursos de terceiros, ou seja, recursos financeiros obtidos junto aos bancos.

Essa necessidade é fundamental para que a empresa possa “girar” sua operação, pagar seus custos fixos e seus estoques, até que os recebimentos das vendas ocorram.

  • A demanda constante

A necessidade de captação de recursos financeiros tende a variar de empresa para empresa, entretanto, é importante definir metas para essa redução. A medida que a empresa vai aumentando suas operações, pode ocorrer uma maior necessidade de Giro, mas é importante observar que o endividamento aumenta e o faturamento também cresce, mas atentar-se a Margem é de extrema importância.

A dependência de Recursos de Terceiros pode ser um “mal” que está se estruturando.

  • A abertura de novas linhas, limites e relacionamentos bancários

A busca constante de recursos financeiros, quando a empresa demonstra comprometimento com seus compromissos, aumenta o apetite dos bancos, com isso, os “relacionamentos tende a ser fortalecer”, e por consequência, novas linhas e operações são estruturadas, criando “facilidades” as empresas e aumentando a lucratividade dos bancos.

  • Créditos Bancários x o Ponto de Equilíbrio

Grande parte das empresas no Brasil, ainda pecam em não administrar corretamente suas operações, além do administrativo e financeiro.

A medida que o endividamento aumenta, essa oxigenação financeira, alivia a tensão no Caixa da empresa, em contra-partida, compromete o Fluxo de Caixa futuro e mensalmente danifica os Resultados da empresa, dificultando cada vez mais a manutenção do Ponto de Equilíbrio ou o exercício para se atingir o Equilíbrio.

  • O efeito dos Custos Financeiros no Resultado Empresarial

O Custo Financeiro é um item de grande importância controlado dentro do Custo Fixo no Resultado Empresarial.

É fortemente impactado pelo Endividamento Empresarial e também com os pacotes de recebíveis disponibilizados como garantia, muitas vezes com tarifas não negociadas de forma correta.

As distorções em razão da contabilização de forma incorreta, principalmente de contratos de Capital de Giro, quando os juros não são segregados do principal, essas informações acabam por distorcer os números efetivos desse grupo de contas.

  • O comprometimento do Fluxo de Caixa com as parcelas e juros do Endividamento

A necessidade de Recursos Financeiros no curto prazo, expõem empresas a captações muitas vezes não tão benéficas, com custos indiretos embutidos, prazos inadequados, garantias caras e comprometedoras.

Quando a captação é rotineira, acaba sendo natural o Financeiro não mais se preocupar com o futuro, o objetivo é resolver o momento atual, com isso, o Fluxo de Caixa no curto e médio prazo está sendo muitas vezes estruturado sem qualquer planejamento e o risco de um colapso torna-se cada vez mais real.

  • Endividamento x Faturamento

Uma métrica importante para ser acompanhada e que é utilizada no mercado financeiro é a comparação do Endividamento x Faturamento. Geralmente para que o Faturamento cresça é necessário o aumento do Endividamento, entretanto, deve haver uma análise crítica nesse acompanhamento.

É muito comum e incorreto, empresas buscarem crescer seus números de Faturamento e concederem prazos de recebimento bem superiores aos seus prazos de pagamentos, com isso, um desencaixe no Fluxo de Caixa está se estruturando e com certeza irá gerar um custo financeiro, que pode inclusive inviabilizar operações comerciais. É preciso estar atento!

  • A atenção dos parte dos credores (Bancos)

É importante ter ciência que no momento que os bancos passam a “colocar recursos na empresa” eles (os bancos) passarão a acompanhar de perto todo o cenário empresarial, buscando constantemente informações dos demonstrativos, como chamamos o “kit Banco” (Balanço, DRE, Faturamento e Endividamento).

Parte dessas informações eles tem acesso diretamente em suas fontes, mas é importante em suas visões, receber informações consistentes por parte dos gestores da empresa.

Em algumas situações, tenha a certeza, que os bancos acompanharão os Resultados da empresa melhor que alguns gestores.

  • As parcerias começam a ser contidas

A medida que a empresa é conceituada com um Endividamento “relativamente alto”, ou seja, com tendência de crescimento, nesse momento os bancos iniciarão um processo de retenção dos recursos disponíveis a empresa, isso é natural, sua empresa também faria o mesmo ao identificar situação semelhante em seus clientes.

Nesse momento as operações passarão mais tempo no “credito” para serem liberadas, mas ainda assim acontecerão.

  • O encarecimento das operações

Após o estado de “atenção” identificado, todas as operações começarão a ficar mais caras e dificultosas; taxas de juros terão pequenos reajustes e o volume de garantias passarão ser pouco maiores, nesse momento os bancos passarão a se “resguardar”, se proteger dos riscos do endividamento e inadimplência.

Os prazos também serão pouco mais curtos, evitando uma exposição no longo prazo.

Todo esse conjunto de ações impostas pelos bancos, trarão efeitos danosos tanto do Fluxo de Caixa como nos Resultados, gerando desafios cada vez maior a equipe da Gestão Financeira.

  • A diminuição dos limites bancários

A terceira etapa é a redução dos limites bancários, os bancos uma vez “enxergando” o aumento do risco, tendem a reduzir a exposição, com isso linhas de créditos uma vez liquidadas, passarão a não ser renovadas, e muitas vezes com “promessas” de propostas estarem na mesa de credito para em breve serem aprovadas, mas não se iluda, os bancos estão atentos a situação da empresa, com aumento do Endividamento e redução dos Resultados.

  • Demonstrativos Gerenciais x Fiscal x Financeiros

É importante relatarmos um ponto que acontece em grande parte das empresas; empresas que tem em suas operações a informalidade (S/NF), costumam ter Relatórios Gerenciais diferentes para cada tipo de público, e isso acaba sendo visto de forma negativa pelos bancos, principalmente quando percebem distorções no Faturamento Bruto e também no Resultado Líquido.

Fique atento ao que apresenta a cada um dos públicos.

  • A possibilidade de Inadimplência cada vez mais presente

Quando a inadimplência ou o risco de ficar inadimplente tornava-se uma realidade e era solucionado pelos bancos, mesmo que muitas vezes a um custo inadequado, a realidade passa a ser outra, com o corte de linhas de crédito e o aumento das taxas, a inadimplência está cada vez mais eminente de tornar-se uma realidade na Gestão.

É preciso traçar um plano de ação; plano A, B, C, D,...Z.

  • Acabaram-se os limites disponíveis

A “corda se rompeu”!

O que era constantemente postergado, enfim aconteceu, infelizmente essa realidade tende a mudar por completo a rotina da empresa, a Gestão Financeira viverá momentos de stress sem igual, com cobranças de forma contundentes e totalmente diferente de períodos anteriores.

Reuniões devem ser realizadas entre os gestores para conduzir a situação como um momento pontual que em breve será solucionado.

  • A inadimplência e restrições passam a ser uma realidade

O atraso nos pagamentos passarão a fazer parte da Gestão, restrições das mais diversas, protestos, em alguns casos com a indicação de falência podem acontecer.

Gestores deverão estar alinhados para tratar cada situação com sua devida atenção, mas é importante ressaltar que todos devem ser tratados com respeito, como sempre foram tratados.

  • E agora?

Se um plano de ação não foi colocado em pratica, ainda é tempo.

É fundamental que a alta direção e um grupo seleto de gestores realizem reuniões estratégicas para discutir o momento e apresentar alternativas de soluções, mesmo que não sejam as mais adequadas. É um momento sem igual e deve ser tratado como tal.

  • Recuperação Judicial, Falência ou outra alternativa?

Que estratégia colocar em pratica para evitar que a empresa encerre suas atividades?

A Recuperação Judicial não deixa de ser uma alternativa, porém, é muito cara e se a empresa estiver desabastecida de recursos financeiros e estoque, será mais um “tiro no pé”, mais de 75% das empresas que entram com processo de RJ, não obtém êxito e encerram suas atividades.

A Falência geralmente é consequência que resulta de ações de credores, não cabe a empresa buscar essa alternativa.

Nesse momento delicado, nada pode ser negligenciado.

A melhor alternativa para se solucionar está no próximo tópico.

  • A Negociação Bancária Administrativa

Ainda pouco conhecida por grande parte dos empresários, a Negociação de Dividas Bancárias é muito utilizada por empresas de grande porte.

De forma geral essa etapa é realizada por profissionais experientes que conduzem todo o processo de negociação junto aos bancos e equalizam a melhor alternativa para sanar a questão.

É muito bem vista pelos bancos, pois, evidência que a empresa busca de forma profissionalizada, uma alternativa para superar o momento que “atravessa”.

Essa Negociação quando realizada por profissionais experientes, é conduzida em entre 60 e 180 dias.

  • O Erro da Negociação direta entre Empresa e Bancos

Muitas vezes num momento de “desespero”, empresários antecipam-se ao planejamento para solucionar de forma estratégica e buscam discutir todo o Passivo Bancário diretamente com os bancos, geralmente esse é um erro que gera grandes danos as empresas.

Os bancos realizam esse tipo de operação quase que diariamente, estão preparados técnica e emocionalmente, e com certeza saberão explorar esses quesitos numa negociação quando realizada diretamente entre empresário x banco.

  • Custo Benefício

Na grande maioria das vezes, sem conhecer os benefícios e também os custos dos serviços da Negociação realizada por especialistas, empresários visando não ter os honorários a pagar, optam por realizar sem mesmo estar preparados para a situação. Essa “economia” com certeza será corroída pelos juros e multas inseridos em todo o processo.

A negociação bem conduzida, traz grandes benefícios as empresas.

  • Profissionais Especializados conduzindo as Negociações

Diferentemente do que ocorre no mercado, a equipe da AXS Consultoria Empresarial que trata de Negociação do Passivo Bancário, atua exclusivamente nesse tipo de serviço, por isso são especialistas, além da carreira profissional que vivenciaram por mais de 20 anos como executivos bancários.

Toda essa expertise, nos assegura dizer que o processo de Negociação das Dívidas Bancárias de nossos clientes, são conduzidas pelos melhores profissionais do país!

  • Projeções de Resultados, Fluxo de Caixa e a Capacidade de Pagamento

As tratativas juntos aos bancos, são realizadas a partir do momento que a equipe da AXS Consultoria assume a Gestão, entretanto, a apresentação de propostas, somente após termos informações como:

  • Projeções de Resultados Futuros
  • Projeções de Fluxo de Caixa
  • Capacidade de Pagamento da Empresa

Todas essas informações serão obtidas em reuniões e levantamentos que nossos profissionais desenvolverão com a equipe de nossos clientes. Esse levantamento é também um de nossos diferenciais no mercado e nos garante uma Negociação consistente para a empresa e também aos Bancos.

  • Os Benefícios da Negociação Administrativa

Ainda pouco conhecida no meio empresarial de empresas de Pequeno e Médio porte, a Negociação Bancária Administrativa é muito utilizada por empresas de Grande Porte, quando seus Fluxos de Caixa tendem as estar comprometidos, diante disso a Negociação Bancária Administrativa é a alternativa utilizada.

A vantagem da Negociação Administrativa em relação as outras alternativas (Jurídica) é que pode ser colocada em pratica de forma rápida, tem um custo muito inferior a qualquer processo jurídico ou mesmo Recuperação Judicial, e o melhor, entre 03 e no máximo até 06 meses, tudo estará solucionado e a empresa voltará a operar com um cenário reestruturado.

Quando a alternativa é o caminho jurídico, geralmente se estende a anos de discussões jurídicas com valores de custas e honorários altíssimos e pouco êxito.

  • O Assessoramento Profissional a Gestão deve permanecer

Diferentemente do que se tem no mercado, a equipe da AXS Consultoria Empresarial, durante e após o processo de Renegociação (discussão com os bancos) continuará dando o suporte necessário por meio de Assessoria aos clientes.

Acompanhar, monitorar os números para que o planejamento ocorra de acordo com as projeções de curto e médio prazo, onde a empresa mais necessitará de apoio.

  • A Concretização dos Acordos

Durante todo o processo de negociação, somente nossos consultores estarão discutindo junto aos bancos, a equipe (gestores e diretores de nossos clientes) ficará na retaguarda, nos abastecendo de informações e discutindo todas as alternativas que serão apresentadas.

Somente após a aprovação e validação das propostas discutidas é que os contratos, ora negociados, serão então assinados pela empresa.

Tudo devidamente analisado e atendendo as necessidades da empresa, conforme a negociação foi conduzida.

  • Um Novo Horizonte

Tenha certeza, que num curto espaço de tempo, todo o cenário conturbado que a empresa viveu, estará solucionado.

Dívidas Bancárias totalmente renegociadas, possíveis restrições com fornecedores diversos em processo de solução ou já regularizados, e as operações comerciais da empresa, caminhando como se uma nova Gestão tivesse sido iniciada.

Alguns relatos de clientes são fundamentais para documentar a nova realidade, entre eles:

  • “hoje temos mais de 1 faturamento em carteira, coisa que não ocorria a mais de 10 anos”.
  • “a negociação da forma que foi conduzida, com profissionalismo, demonstrou que a empresa em momento algum teve intenção de “deixar de pagar” apenas tínhamos que nos readequar para que continuássemos operando e horando nossos compromissos”
  • Entre em contato vamos discutir o momento de sua empresa!
  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!

  • São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vitoria, Salvador, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luiz, Fortaleza, Belém, Natal, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Palmas, Manaus, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, BSB, Maceió, São Paulo  , Rio de Janeiro  , Salvador  , Brasília  , Fortaleza  , Belo Horizonte  , Curitiba  , Manaus , Recife  , Porto Alegre  , Belém  , Goiânia  , Guarulhos  , Campinas  , São Gonçalo  , São Luís , Maceió , Duque de Caxias  , Nova Iguaçu  , São Bernardo do Campo  , Teresina , Natal , Campo Grande , Osasco  , João Pessoa , Santo André  , Jaboatão dos Guararapes  , Contagem  , Uberlândia  , São José dos Campos  , Feira de Santana  , Sorocaba  , Ribeirão Preto  , Cuiabá , Aracaju , Juiz de Fora  , Londrina  , Joinville  , Ananindeua  , Belford Roxo  , Aparecida de Goiânia  , Niterói  , São João de Meriti  , Campos dos Goytacazes  , Santos  , Betim  , São José do Rio Preto  , Mauá  , Caxias do Sul  , Vila Velha  , Florianópolis  , Olinda  , Diadema  , Serra  , Carapicuíba  , Campina Grande , Porto Velho , Mogi das Cruzes  , Piracicaba  , Cariacica  , Montes Claros  , Bauru  , Macapá , Jundiaí  , Pelotas  , Itaquaquecetuba  , Ribeirão das Neves  , Canoas  , Maringá  , Anápolis  , São Vicente  , Franca  , Caucaia  , Vitória  , Foz do Iguaçu  , Vitória da Conquista  , Paulista  , Petrópolis  , Ponta Grossa  , Guarujá  , Blumenau  , Rio Branco , Caruaru  , Uberaba  , Cascavel  , Santarém  , Limeira  , Suzano  , Petrolina  , Taubaté  , São José dos Pinhais  , Santa Maria  , Gravataí  , Governador Valadares  , Volta Redonda  , Viamão  , Novo Hamburgo  , Barueri  , Boa Vista , Juazeiro do Norte  , Ipatinga  , Embu  , Mossoró , Colombo  , Praia Grande  , Magé  , Juazeiro  , Várzea Grande , Imperatriz , Sumaré  , Santa Luzia  , Camaçari  , Ilhéus  , Taboão da Serra  , Marília  , Sete Lagoas  , Itaboraí  , São Carlos  , Itabuna  , Divinópolis  , São Leopoldo  , Alvorada  , Jacareí  , Presidente Prudente  , Arapiraca , Americana  , Maracanaú  , São José  , Marabá  , Luziânia  , Araraquara  , Cachoeiro de Itapemirim  , Rio Grande  , Itapevi  , Hortolândia  , Criciúma  , Rio Claro  , Santa Bárbara d'Oeste  , Passo Fundo  , Mesquita  , Dourados , Araçatuba  , Palmas , Nova Friburgo  , Sobral  , Barra Mansa  , Indaiatuba  , Cotia  , Rondonópolis , Parnamirim , Macaé , Ferraz de Vasconcelos  , Chapecó , Guarapuava , Itajaí , Cabo de Santo Agostinho , Cabo Frio , Lages , Nilópolis , Castanhal , Teresópolis , Rio Verde , Itapecerica da Serra , Nossa Senhora do Socorro , Ibirité , Angra dos Reis , Itu , Francisco Morato , Jequié , São Caetano do Sul , Lauro de Freitas , Poços de Caldas , Timon , Caxias , Parnaíba , Itapetininga , Camaragibe , Bragança Paulista , Pindamonhangaba , Paranaguá , Parauapebas , Patos de Minas , Alagoinhas , Abaetetuba , Águas Lindas de Goiás , Mogi Guaçu , São José de Ribamar , Queimados , Jaraguá do Sul , Barreiras , Teófilo Otoni , Jaú , Garanhuns , Linhares , Uruguaiana , Palhoça , Santa Rita , Barbacena , Sapucaia do Sul , Franco da Rocha , Vitória de Santo Antão , Botucatu , Sabará , Pouso Alegre , Cubatão , Atibaia , Teixeira de Freitas , Resende , Itaituba , Varginha , Santa Cruz do Sul , Araguaína , Apucarana , Porto Seguro , Valparaíso de Goiás , Cachoeirinha , Bagé , Pinhais , Crato , Codó , Cametá , Araucária , Toledo , Catanduva , Conselheiro Lafaiete , Simões Filho , Araras , Barretos , Guaratinguetá , Ji-Paraná , Itapipoca , Ribeirão Pires , Colatina , Araguari , Sinop , Campo Largo , Maricá , Itabira , Poá , Jandira , Sertãozinho , Birigui , Maranguape , Passos , Salto , Parintins , Paulo Afonso , Tatuí , Bragança , Coronel Fabriciano , Bento Gonçalves , Várzea Paulista , Santana de Parnaíba



Data: 07/11/2020




Compartilhar:


Serviços Relacionados