https://www.axsconsultoria.com.br/gestao-de-negocios-avaliacao-patrimonial
A necessidade de ajustes em empresas geralmente esbarra num obstáculo comum.
“Vamos demitir em massa?”
Empresas com dificuldades crônicas
É natural que empresas passem por dificuldades e também é natural que possam superar, porém, são dois caminhos distintos, e com certeza para superar os momentos difíceis, requer muita disciplina e principalmente determinação.
Empresas que se encontram com dificuldades financeiras, acabam por retardar uma decisão necessária quando obtém créditos (empréstimos, linhas de créditos, entre outras), entretanto, o problema ainda continua, apenas foi “adormecido”, até que os recursos financeiros captados se esgotem, e a dificuldade volte a se manifestar.
Zona de Conforto nas empresas
Muitas vezes por estarem (gestores) envolvidos por completo nas rotinas diária da empresa, gestores acabam por não ver alternativas para que possam aos poucos superar os momentos de dificuldades, e quando conseguem identificar acabam por fazer com que os obstáculos sejam fatores que impossibilitam de colocar as ações em prática. Infelizmente isso é normal.
Na maioria das vezes as soluções são definidas com os gestores que compõem o quadro da empresa, isso porque eles são os maiores conhecedores do negócio e enxergam alternativas de solução, porém, por fazerem parte da Gestão, geralmente não tem autonomia ou conhecimentos para avaliar possíveis riscos em colocá-las em prática.
Nem sempre Demissões são as melhores alternativas!!!
Demitir parte da equipe é na maioria das vezes, a grande resistência de empresários em contratar especialistas em reestruturação, pois, com as demissões, pessoas de confiança que acompanham a empresa durante anos, deixaram de fazer parte do quadro, com isso “correremos o risco de perder parte da história da empresa”.
Na realidade, se entendermos, que ajustes são necessários, isso deverá ser realizado, porém, com analises estudos e muita discussão, não podemos manter um quadro de colaboradores para uma capacidade produtiva e estar atualmente utilizando 50% (ou algo próximo), isso é caro e faz com que a empresa “sangre” continuamente, e sabemos que a perda constante de sangue faz com que fiquemos anêmicos e a morte pode ser sim questão de tempo, e numa empresa não é diferente.
O foco dos trabalhos não pode limitar-se a reduzir custos e despesas, temos que discutir a retomada!!!
Grande parte de profissionais focam de forma excessiva em reduzir a estrutura para tornar a empresa “mais leve”, entretanto, sem desmerecer essa linha de raciocínio, temos que simultaneamente definir estratégias comerciais e muitas vezes industriais (quando couber) de alavancar o crescimento, a retomada de vendas e também os resultados da empresa, talvez esse seja o maior desafio, pois o resultado dessas ações não estão sob nossos domínios.
Uma analise dos resultados das vendas e margens deve ser realizado, para entender números, percentuais, o segmento de atuação, se os produtos são commodities ou não, se comercializamos bens de consumo, duráveis ou mesmo serviços. Para então definirmos uma política agressiva, além de estratégias comerciais (não podemos simplesmente nos limitar a estatísticas de planilhas em Excel).
Vamos discutir o futuro de sua empresa?
e-mail: contato@axsconsultoria.com.br
(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.
Formação Acadêmica:
- Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
- Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
- MBA em Gestão Empresarial (FGV)
Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.
- Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
- Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
- Gestão Estratégica de Custos
- Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
- Software de Gestão Patrimonial
- RFID – Identificação por Rádio Frequência
- Business Valuation
- M&A – Fusões e Aquisições
Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!
Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapui, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista, Itupeva.
Data: 19/02/2020