Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



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Solucionando problemas de Gestão

Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas


Aparenta ser negativo, entretanto, revitalizar empresas é necessário, grande parte das empresas se utilizassem essa técnica, teriam uma longevidade ainda maior.

A tao sonhada Zona de Conforto

As empresas crescem a medida que seus produtos ou serviços tem boa aceitação no mercado, e de forma inconsciente os custos fixos caminham na mesma intensidade (velocidade) de crescimento como se fossem variáveis.

Enquanto a margem de contribuição e o volume de vendas são suficientes para cobrir a estrutura fixa, tudo caminha, contratos são firmados para que tudo possa ser operado de forma automatizada, facilidades são agregadas a Gestão, em todas as áreas: Administrativa, Produção, Comercial, entre outras.

A transformação em Commodities

Numa economia globalizada, quando algo novo é lançado no mercado, essa inovação (produto ou serviço) tem um tempo para ser aceito (identificado como benéfico), após essa aceitação, inicia-se um processo de altos ganhos, aumento do volume de vendas, além dos preços de vendas, entretanto, quando a concorrência identifica e “cria” produtos semelhantes, o "bem transforma-se em Commodites, com isso, inicia-se uma tendência de queda nos preços praticados e simultaneamente nos volumes vendidos.

Nesse momento a margem de lucro que era alta, tende a cair.

Custo Fixo Total > Margem de Contribuição

Quando ocorre essa queda no faturamento, inicia-se uma nova realidade na Gestão Empresarial, o Caixa passa a ficar negativo, a busca por recursos financeiros juntos aos bancos vira uma rotina, empréstimos em cima de empréstimos, Fluxo de Caixa negativo, pagamentos em atraso começam a ocorrer, os impostos a pagar são deixados para serem parcelados quando um novo “refis” for disponibilizado pelos governos Estaduais ou Federais de uma forms geral.

E o que reduzir?

Precisamos de toda essa estrutura?

É viável reduzirmos a estrutura pois podemos voltar a crescer em breve?

Esses são alguns dos questionamentos comuns em empresas com essa realidade.

A Equipe

É natural que a nova realidade “negativa” seja assustadora e com isso deixe parte dos gestores atuais sem reações contundentes, isso acontece na grande maioria das empresas.

O problema só aumenta, quando uma reestruturação interna é colocada em pratica, muitas vezes com a “visão” de reduzir custos, a alta gerencia é substituída pelo “quadro interno”, realmente o custo foi reduzido, entretanto, o problema não foi solucionado; geralmente o pessoal “promovido” esta cheio de boas intenções mas muitas delas apesar de boas acabam por não serem possíveis de serem colocadas em pratica, a experiencia, articulação e  tambem conhecedora dos efeitos no Caixa e no Resultado são fundamentais nesse processo.

Diz o ditado “Santo de casa não faz milagres”

Nem todos os jargões que conhecemos são em sua essência verdadeiros, porém, alguns em determinadas situações sim.

Em momentos como a “conta não fecha” uma analise fria e completa deve ser realizada, preferencialmente por um profissional ou uma empresa de Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, para que todo um estudo seja realizado e um plano de ação emergencial seja colocado em pratica para “estancar” os prejuízos e saidas de caixa, que se acumulam. Essa estratégia deve ser iniciada, após é lógico ser discutida e aprovada pela alta direção da empresa, em seguida os “cortes” devem ser realizados, com o objetivo de tornar a empresa administravel.

Alguns Cases

Essa realidade faz parte do nosso dia a dia, a AXS Consultoria Empresarial tem como parte de sua expertise a reestruturação de empresas de pequeno e médio porte.

Vamos relatar alguns exemplos sem é logico mencionar as empresas:

  • Indústria Segmento Médico Hospitalar: realizamos um levantamento baseado no relatório de gastos da empresa, o volume de gastos que consideramos “anormais” eram imensos, de imediato, definimos tudo que intendíamos que deveria ser reduzido, discutimos com os gestores e colocamos em pratica; redução de próximo de 30% dos custos fixos: contratos encerrados, contratos reduzidos, fornecedores trocados, quadro de pessoal reduzido, ao final a empresa trabalhava do mesmo jeito, a produção, administração e o comercial davam continuidade as suas tarefas. Nada deixou de ser feito. A gordura que estava instalada foi eliminada.
  • Lavanderia Hospitalar: essa empresa também familiar, tinha como rotina operar sem contudo gerar relatórios de Gestão, o primeiro passo foi criar procedimentos para que as informações fossem formatadas, na sequencia foi apresentado a direção os enormes gastos com custos e despesas que aparentavam ser “anormais”, de imediato definiu-se um plano de redução, que foi identificado de dinheiro “vazando pelos vãos dos dedos” no primeiro mês mais de 10% das despesas recorrentes foram reduzidos, a partir desse ajuste imediato, outros foram sendo definidos em doses homeopáticas e a empresa se equalizou em seu Ponto de Equilíbrio.
  • Segmento de Auto Peças: a empresa não tinha controle dos estoques, pequenas peças com alto valor agregado eram subtraídas sem que pudessem ser controladas, definimos um controle geral dos estoques por meio do sistema, na sequencia um inventario geral e a sistematização do departamento de vendas que ate então tinha suas falhas na Gestão, a partir de então, a posição dos estoques passou a ser on-line, com inventários rotativos acontecendo semanalmente, as evasões deixaram de existir, os resultados melhoraram e como consequência o humor dos proprietários voltou a fazer parte do dia a dia.
  • Construção Civil: esse segmento juntamente com o automobilístico foi um dos que mais sofreram com a crise nos últimos anos, nesse caso, o exercício foi além de eliminar despesas desnecessárias e já instaladas, foi também de melhorar os resultados com os preços praticados, já que num segmento deteriorado pela crise, a briga de preços se fazia cada vez  mais constante; o desafio era agregar a venda o valor da empresa, mesmo assim muitas vendas eram perdidas para os concorrentes que insistiam em “vender mais e barato”, diante disso a renegociação com os fornecedores e bancos se fez necessário, alongamos e realongamos o Passivo de forma que coubessem em nossa capacidade de pagamentos, uma reestruturação no departamento comercial foi realizada, uma politica de metas que atendiam os objetivos da empresa foi colocada em pratica e aos poucos os números foram se fortalecendo, os concorrentes que “jogavam os preço para baixo” quebraram literalmente e com isso além dos fornecedores alguns de seus clientes também ficaram no prejuízo.

Hoje nosso cliente é líder na região em seu segmento.

  • Indústria do segmento de Energia: Esse projeto foi realizado com um grupo de ex-executivos, cada qual de uma área de atuação, foi um trabalho intenso (100 dias), negociação com bancos, redução do quadro de pessoal, inventario geral de estoques para então definir o patrimônio real da empresa, redução dos mais diversos contratos, alugueis, refeições, benefícios, comunicação, entre outros.

 

A qualidade dos serviços, apesar de em muitas empresas terem sido contundentes, deixou com certeza nossos clientes satisfeitos, em algumas das empresas, nossa Assessoria continuou por meses e anos, em outras, fomos novamente chamados para uma nova rodada de ajustes após certo período.

O comprometimento que colocamos em pratica quando realizamos nossos serviços, em muitos casos, é comum e gratificante ver diretores nos convidando para fazer parte do quadro de colaboradores como parte da Diretoria ou como Controller.

A frase quase que comum: “Walber gostaríamos que você fizesse parte da Gestão da empresa, assumindo função estratégica”. Isso é prazeroso, é a consagração de um trabalho bem conduzido, com profissionalismo.

Não há Milagres

Sem desmerecer crenças ou superstições, temos que trabalhar com a Razão, o trabalho não é fácil, não é da noite para o dia que tudo isso acontece, porém, o empresário deve se desprender para que a melhora ocorra, tem infelizmente que muitas vezes se desfazer de parte da equipe que por muitos anos o acompanhou nessa jornada, para buscar pessoas mais qualificadas, atualizadas e dispostas a lutar para buscar melhores resultados.

Nosso Time e Área de Atuação

A AXS Consultoria Empresarial tem a disposição de seus clientes profissionais qualificados (ex-Executivos) nas mais diversas áreas de atuação: Logistica, Recursos Humanos, Industrial, Comercial, Financeiro, Custos e Administração, para que a medida que seja identificado uma determinada necessidade de seus clientes esse apoio possa ser colocado em pratica.

Atuamos nos mais diversos segmentos e porte de empresa, entre eles citamos: Hospitais, Industrias, Call Center, Comércio em Geral, Condomínios, Transportadoras, Laboratórios, Franquias, Restaurantes, Escritórios, Escolas, Universidades, Rede de Farmácias, Fast Food, Supermercados, Postos de Combustíveis, Clinicas, Construtoras, Auto-Peças, Construção Civil, Fábricas, Clinicas, Segmento Pet, entre outros.

 

Tempo e Custo

O choque tem que ser o mais rápido possível, é logico com respeito as particularidades de cada empresa, entretanto, o emocional é deixado de lado para que possamos focar em Resultados.

Quanto aos custos, com certeza a melhora que nossos clientes tem em seus Resultados, fazem com que os honorários da AXS Consultoria Empresarial sejam insignificantes diante dos benefícios à empresa.

Um trabalho de Reestruturação deve ser colocado em pratica o mais tardar em ate 45 dias do inicio dos trabalhos, em até 120 dias praticamente todo o planejamento foi executado, a partir daí é realizado o acompanhamento e os ajustes na medida do necessário, e nesse processo nós podemos realizar o acompanhamento ou mesmo os gestores da contratante podem dar sequência.

Vamos conversar a respeito!!!

 

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!



Data: 08/07/2020




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