Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Colocando a casa em ordem!

Gestão Patrimonial e o Balanço Patrimonial de Inicialização


A importância da Gestão e do Controle do Ativo Imobilizado no Balanço de Inicialização!

689-05-2024

  1. Colocando os números da contabilidade em ordem
    1. Quando uma empresa realiza suas operações, em alguns casos acaba não se atentando à importância da gestão administrativa e contábil, e os números reportados na contabilidade, ou seja, no Balanço Patrimonial, não condizem com a realidade, ou mesmo são contabilizados sem qualquer suporte ou conciliação, chegasse o momento que esse controle deve ser feito, isso de forma natural para que a empresa tenha de fato as informações reportadas no Balanço Patrimonial, ou mesmo por imposição, auditorias por meio de auditorias ou pelo fisco.

 

  1. A relevância do Ativo Imobilizado dentro do Balanço Patrimonial
    1. De forma geral, o grupo de contas ativo não circulante, mais especificamente o ativo imobilizado, costuma ter grande representatividade ou relevância dentro do ativo e do Balanço Patrimonial de empresas. Dessa forma, por se tratar de bens que tem por características permanecer anos na empresa, os mesmos devem ser controlados individualmente e, uma vez sumarizados, compor os saldos da Contabilidade.

 

  1. A falta de Gestão Patrimonial e a inexistência do controle do Ativo Imobilizado
    1. Embora não seja ideal, mas ainda assim é muito comum realizarmos trabalhos em empresas ou sermos consultados por gestores e contadores que costumam relatar que suas empresas, apesar de ter números registrados contabilmente no ativo imobilizado, não tem qualquer tipo de controle que compõem a formação desses números. Nesse momento, se faz necessário a realização de um levantamento detalhado para corrigir esse “gap” administrativo.

 

  1. Lançamentos sumarizados que pouco ou nada elucidam a Contabilidade
    1. É muito comum lançamentos contábeis relatarem detalhes dos ativos adquiridos no Balanço Patrimonial. Entretanto, também acaba sendo comum lançamentos sumarizados que pouco ou nada relatam sobre o ativo em questão. Nesse momento, com base nessas informações da contabilidade, caso a empresa não tenha o controle patrimonial, com certeza o que estava ruim ficou ainda pior, e se faz necessário a colocação em prática da gestão patrimonial.

 

  1. O momento de realizar um “corte” e a partir daí colocar a casa em ordem
    1. Diante dos fatos acima relatados, nesse momento se faz necessário colocar em prática um Balanço de inicialização. Nele, os números reportados deverão ser ajustados e contar cada um com sua devida conciliação e controle. No que diz respeito ao ativo imobilizado, é fundamental realizar um inventário geral. Esse inventário deve detalhar todos os bens que compõem esse grupo de contas e também atribuir aos mesmos valores para que possam ser ajustados contabilmente.

 

  1. A importância do Inventario Geral e detalhado do ativo imobilizado
    1. É importante ficar atento que a realização de um inventário geral para o ajuste no Balanço de inicialização não é simplesmente definir uma equipe interna e sair fixando as Placas de identificação. O projeto vai muito além disso, requerendo um planejamento e uma análise dos números da contabilidade, a definição de plantas e unidades que contemplam, os números da contabilidade que deverão ser inventariados e ajustados na sequência, definir uma empresa de consultoria especializada em gestão patrimonial e levantamento dos bens do ativo imobilizado e a avaliação dos mesmos. Todo esse levantamento deverá ser tratado de forma profissionalizada para que seja subdividido por unidades ou por CNPJ se for o caso e também por conta. Na sequência é feito o confrontamento das informações físicas obtidas com os números da contabilidade, para então estudar os impactos dos ajustes na contabilidade, nas contas patrimoniais e possivelmente também nas contas de resultado.

 

  1. A Avaliação Patrimonial como ferramenta para definir a distribuição e valor dos bens as contas.
    1. Nesse processo de ajuste do Balanço de inicialização, a realização da avaliação patrimonial com base no valor justo de mercado é fundamental. Através dessa avaliação individualizada dos ativos, será possível compor os saldos contábeis, ou seja, os novos saldos contábeis. A comparação permitirá então fazer os ajustes nas contas do Ativo Imobilizado no Balanço Patrimonial.
      • É muito importante atentar-se que essa realização deve ser feita pelo contador da empresa.
      • É importante que a empresa de consultoria que realizou o processo, de todo o suporte e esclarecimentos para que o contador da empresa ou contador responsável possa efetivar os devidos ajustes e a partir desse momento administrar toda e qualquer movimentação seja ela: aquisições, baixas ou transferências, mantendo assim os números da contabilidade sob gestão.

 

  1. As tratativas fiscais e societárias com relação a depreciação fiscal.
    1. Um ponto crucial em todo esse processo do levantamento patrimonial e no ajuste dos números na contabilidade, para se ter de fato o Balanço de inicialização fechando com os números do controle patrimonial, e que caso a empresa seja tributada pelo lucro real, os bens que não dispõem de documento fiscal, ou seja, da nota fiscal de aquisição de seus ativos, não poderão ter o benefício da depreciação para dedução do imposto de renda e da contribuição social. A depreciação dos ativos levantados que não dispõem de documento fiscal, poderá ser utilizada para a formação dos custos dos produtos e serviços ou mesmo contabilizadas no resultado contábil da empresa, entretanto, deverão ser deduzidos para a apuração de impostos, essa é uma informação que muitos contadores acabam deixando passar e expõem a empresa com essa atitude a possíveis penalidades fiscais.

 

 

 

  1. A falta de documentos fiscais não pode ser um impeditivo para esse processo.
    1. Muitos gestores ou mesmo escritórios de contabilidade retardam a possibilidade dessa regularização por meio de um ajuste geral, mediante a realização de um inventário físico seguido de avaliação, para colocar a contabilidade em ordem por temerem a falta de documentos fiscais para esse processo. Uma empresa não pode ficar com seus números de contabilidade reportando valores sem qualquer amarração com razões auxiliares, diante disso, se faz necessário a realização de um inventário geral seguido de avaliação para então fazer o ajuste, a partir desse momento toda e qualquer movimentação será reportado e registrado no balanço patrimonial e no controle patrimonial dos bens do ativo imobilizado.

 

  1. A contratação de consultoria especializada em Levantamento Patrimoniais
    1. Todo esse processo de levantamento, seja para atualizar ou mesmo implementar o controle patrimonial, o controle dos bens do ativo imobilizado, é fundamental que seja realizado por consultorias especializadas. Isso dará total respaldo à empresa, quando realizada com consultorias que já colocaram em prática diversos projetos, garantindo que problemas identificados no decorrer do projeto possam ser solucionados. Em casos que a empresa realiza com equipe própria não é exatamente isso que acontece, nesse caso que é comum, identificar projetos realizados de forma incompleta que não dão credibilidade para que a contabilidade possa efetivar os devidos ajustes.

 

  1. Somos a AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos
    1. AXS Consultoria Empresarial - Divisão de Ativos está no mercado de ativo imobilizado e ativo fixo há mais de 10 anos, realizando projetos em todo o território nacional para empresas dos mais diversos segmentos: indústria, comércio e serviços, independentemente do número de ativos, nossos trabalhos são realizados atendendo normas técnicas da ABNT do IBAPE e, todo o trabalho é conduzido por um time de profissionais com vasta experiência, além da utilização de ferramentas tecnológicas tanto para o levantamento, quanto para o processo de conciliação e avaliação dos ativos. Conte com a AXS Consultoria Empresarial para o levantamento dos bens do ativo imobilizado de sua empresa e o suporte, caso necessário, para a contabilidade ou empresas de auditoria, que venha questionar todo o processo de levantamento, avaliação e ajuste dos bens no Balanço patrimonial.

www.axsconsultoria.com.br

www.testedeimpairment.com.br

www.placadeativofixo.com.br

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • MBA em Marketing Estratégico – (Athon)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

 

 

 



Data: 08/06/2024




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: