Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Projetos em grandes Grupos Empresariais!

Gestão Patrimonial em todo Brasil!


Levantamento do Ativo Imobilizado – Porque empresas devem realizar?

627-04-2021

A busca por redução de custos constante nas empresas, muitas vezes acabam expondo seu Patrimônio, entretanto, é possível administrar de forma eficiente sem o dispêndio de recursos representativos!

  • É comum identificarmos grande volume de perdas e ajustes em empresas que não detêm o Controle Patrimonial.

O CPC27 (pronunciamento contábil) relata que é importante a realização do Inventário Patrimonial, ao menos a cada 12 meses, entretanto, entendemos que quando a empresa detêm controles e procedimentos atualizados e realiza deforma aleatória e periodicamente o Inventário Rotativo, ou também chamado Inventário Cíclico, esse prazo do Inventário Geral dos Bens, pode ser estendido para até 24 meses.

Ocorre que, quando não há o devido controle e os procedimentos são frágeis ou inexistentes, é comum identificarmos grandes volumes de perdas patrimoniais que mesmo não existindo um controle extra-contábil, ainda assim, quando os saldos do levantamento físico são confrontados aos saldos contábeis é possível identificar em muitos casos a discrepância de valores.

  • Evite a realização com Urgência da implantação ou atualização da base Patrimonial!

Para que o projeto do Controle Patrimonial seja implementado ou mesmo atualizado, se faz necessário todo um processo para a implantação do projeto, a começar pelo planejamento inicial.

É possível “pular” etapas? SIM, entretanto, o risco de se deparar com problemas para a implantação ou mesmo após implantado, identificar falhas ou mesmo inconsistências nas informações é grande.

Definir o que se deseja com o Controle do Ativo Imobilizado, e ter um prazo exequível entre a definição e a realização do projeto, são fatores que podem determinar um projeto de sucesso.

Além de evitar que o custo do projeto tenha a “taxa de urgência” embutida.

  • A identificação de Consultoria Especializada, pode agregar muito ao projeto Patrimonial!

Uma vez identificado a necessidade de trabalhar a base patrimonial, é importante se atentar a alguns fatores fundamentais para se definir o parceiro que irá conduzir o projeto, em outras palavras, a Consultoria Especializada na realização de Levantamento e atualizações do Ativo Imobilizado.

Algumas informações que podem dar segurança na definição:

  1. Histórico de existência
  2. Referências de projetos realizados
  3. Qualificação da equipe
  4. Pesquisa de restrições e processos
  5. Entre outras
  • A credibilidade e transparência das informações reposicionam empresas!

Quem nunca presenciou relatos ou ressalvas em documentos e identificou que o conceito diante disso tende a cair fortemente, entretanto, a situação contrária é verdadeira.

Ter relatórios, demonstrativos, no caso específico (Balanço Patrimonial, DRE, Demonstrações Contábeis, entre outras) validadas e certificadas, com certeza, agregarão muito ao conceito da empresa e de seus gestores.

É de grande importância ter de forma clara essa conceituação!

  • O Controle Patrimonial é uma ferramenta essencial!

Gestores de forma geral (Contador, Controller, Diretor Financeiro, entre outros profissionais), sabem da importância de enriquecer e fortalecer a Gestão Empresarial.

Ter de forma efetiva o Controle Patrimonial com certeza terá uma ferramenta a mais para agregar valor a Gestão Empresarial.

Ter de fato, informações sumarizadas ou detalhada de: valores dos bens, localização, estado de conservação de grupo de bens, o volume de investimentos ou de desimobilização, entre outras, são dados fundamentais para tomadores de decisão, e não há outro caminho quando se trata do Ativo Imobilizado, senão por meio do Controle Patrimonial.

  • Antecipe-se as exigências de Auditorias e Certificadoras, apresente o devido controle.

Acaba sendo constrangedor tanto para quem exige (Auditoria e Certificadoras) quando para quem é cobrado (Gestores e Contadores) da importância da realização de Inventários e Avaliações dos bens do Ativo Imobilizado.

Sabendo da importância e da necessidade diante da exigência legal, é fundamental que os responsáveis (pela empresa) deixem programada a realização periódica de tal procedimento.

Com certeza, a antecipação a um novo pedido, demonstrará o comprometimento da empresa em atender as exigências legais e tornar menos traumático todo o levantamento patrimonial (analise do Balanço Patrimonial).

  • Grandes grupos empresariais e empresas multinacionais tem a cultura patrimonial, isso deve-se a importância dessa ferramenta!

Quando presenciamos a exigência da Gestão de grandes Grupos Empresariais no Brasil ou mesmo matrizes de empresas estrangeiras, exigindo que suas subsidiárias, ou coligadas atendam as exigências legais e em muitos casos, devem ir além, atendendo outros mais controles internos com relação ao Controle do Ativo Imobilizado, podemos facilmente afirmar, que tal controle é de grande importância a empresas que visam a otimização de Resultados.

Zelar pelo Patrimônio Empresarial é uma das formas de se otimizar o Resultado de empresas.

  • Somos especialistas na Gestão Patrimonial

A AXS Consultoria Empresarial realiza todos os processos para a implantação ou atualização do Controle Patrimonial, controle dos bens do Ativo Imobilizado.

Realizamos nossos projetos em todo o Brasil, para isso contamos com equipes distribuídas nas principais cidades do país.

Nossos projetos contam com garantias contratuais e visam atender normas técnicas e a legislação contábil, e são sempre aceitos por empresas de auditoria e certificadoras.

Vamos conversar sobre o projeto de sua empresa, projeto do Ativo Imobilizado!

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!



Data: 12/04/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: