Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Compliance x Governança Corporativa x Teste de Impairment

A importância do Ativo Imobilizado e a Gestão Empresarial


Governança Corporativa – o Impairment Test como ferramenta de credibilidade!

604-01-2022

A Governança Corporativa é uma tendência que somente tem a evoluir em empresas comprometidas com a transparência e credibilidade das informações.

  • A Governança com padronização e ampliação das ferramentas de Gestão!

Ter controles consistentes é fundamental para qualquer gestor, entretanto, uma vez validados, os mesmos devem ser mantidos e melhorados a medida que forem identificadas oportunidades.

Não é comum, porém, existem empresas que costumam realizar tanto a criação de controles, como suas substituições periodicamente, apesar de trazer benefícios a Gestão novos relatórios, entretanto, quando ocorrem interrupções nos relatórios, isso acaba por prejudicar, em função da falta de parâmetros de comparabilidade o que acaba sendo vital para gestores.

Padronizar, uniformizar e enriquecer informações, esses são fatores fundamentais a Governança Corporativa.

  • A pratica de relatar informações verdadeiras, mesmo que não sejam benéficas!

É natural do ser humano informar fatos positivos e omitir informações que não são de agrado, entretanto, quando o assunto é Governança Corporativa, a questão de usos e costumes devem ser deixadas de lado e a empresa com todo o seu quadro de colaboradores envolvidos devem estar alinhados com a transparência das informações.

Apresentar gráficos que relatam metas não atingidas, ou desvios ocorridos, são tão importantes quanto apresentar números positivos, pois com informações “negativas” é possível redefinir estratégias e melhorar o acompanhamento de ações.

  • A precisão dos Demonstrativos Contábeis!

A padronização e a diversificação de controles gerenciais, ao final deve ser consolidado nos Demonstrativos Contábeis Padrões, ou seja, Balanço Patrimonial e DRE (Demonstração dos Resultados do Exercício), não necessariamente limitar-se a esses 02 informes.

Apresentar um Demonstrativo Contábil e esse reportar dados frágeis ou mesmo não reportá-los, com certeza “joga por água abaixo” todo o teor de credibilidade do mesmo.

É fundamental que todo o processo seja auditado, seja por auditoria externa, ou mesmo interna, para validar saldos e procedimentos pré-definidos.

Ter contas patrimoniais devidamente conciliadas e as de Resultado analisadas para que os números dos “flashs” possam ser apresentados aos gestores, são fatores que diferenciam empresas.

  • O patrimônio e o futuro da empresa acompanhados constantemente.

O Balanço Patrimonial tem como objetivo consolidar informações do Ativo, Passivo e do Patrimônio Líquido (bens, direitos e obrigações), de forma geral, todas as informações reportadas em suas rubricas devem ser comparadas e validas para que relatem a veracidade das informações.

Com o Ativo Imobilizado não é diferente, os números muitas vezes apresentados de forma líquido (Custo deduzido da Depreciação Acumulada) deve ter o respaldo do Controle Patrimonial onde os bens de forma analítica são administrados e o mais importante é que para que o Controle Patrimonial tenha sua eficácia validada, anualmente deve ser realizado Inventário Patrimonial Geral, para que caso necessário ajustes sejam realizados.

  • A Recuperabilidade dos Ativos como pratica de transparência!

A Recuperabilidade dos Ativos, também conhecida como Impairment Test, além de ser uma exigência legal (lei 6404/76) vem sendo cada vez mais exigida pelas principais empresas de auditoria em todo o país, visando ter as praticas contábeis uniformizadas com as demais empresas mundiais.

A recuperabilidade dos Ativos tem por objetivo apurar o Valor Recuperável dos Bens, ou seja, o maior valor entre a similaridade ou a capacidade do mesmo em gerar riquezas a empresa, e com o Valor Recuperável, compará-lo ao Valor Líquido Contábil.

  • A importância do ajuste de Impairment atendendo a legislação e práticas contábeis!

O Ajuste de Impairment somente será realizado caso o Valor Líquido Contábil esteja superior ao Valor Recuperável, dessa forma entende-se que os números reportados na Contabilidade estão acima do que realmente valem os Ativos, com isso, será necessário realizar o ajuste de Impairment reduzindo o valor contábil em contra-partida do resultado e em alguns casos do Patrimonio Líquido.

É de grande importância que essa pratica ocorra anualmente principalmente nos bens de grande representatividade monetária.

  • AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos

Somos especialistas em Gestão Patrimonial, realizamos Inventários, Vistorias e Avaliação de Ativos em empresas em todo território nacional.

Nossos projetos visam atender Normas Técnicas (ABNT e IBAPE) e também a Legislação Contábil (6404/76, 11638/07 e 11941/09) além dos CPC´s.

Tudo visando as melhores praticas para que números possam ser reportados dentro de políticas de Governança Corporativa, onde credibilidade são fatores fundamentais.

 

Vamos discutir o projeto do Ativo Imobilizado de sua empresa!

https://youtu.be/fDxOW146IuU

https://youtu.be/pM1swNut7O0

https://youtu.be/NcE9yheVsMc

https://youtu.be/-6PACeAp2X4

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!

  • São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vitoria, Salvador, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luiz, Fortaleza, Belém, Natal, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Palmas, Manaus, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, BSB, Maceió, Piripiri, Ipirá, Uruará (por decisão judicial), Escada, Itaberaba, São Félix do Xingu, Penedo, Camocim, Santo Amaro, Viana, Palmares, Bezerros, Euclides da Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Belém, Goiânia, São Luís, Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Feira de Santana, Cuiabá, Aracaju, Ananindeua, Aparecida de Goiânia, Vila Velha, Olinda, Serra, Campina Grande, Cariacica, Anápolis, Caucaia, Vitória, Vitória da Conquista, Paulista, Caruaru, Santarém, Petrolina, Juazeiro do Norte, Mossoró, Juazeiro, Várzea Grande, Imperatriz, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Arapiraca, Maracanaú, Marabá, Luziânia, Cachoeiro de Itapemirim, Dourados, Palmas, Sobral, Rondonópolis, Parnamirim, Cabo de Santo Agostinho, Castanhal, Rio Verde, Nossa Senhora do Socorro, Jequié, Lauro de Freitas, Timon, Caxias, Parnaíba, Camaragibe, Parauapebas, Alagoinhas, Abaetetuba,



Data: 03/01/2022




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: