Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



A validação de Auditorias

O impacto dos Ajustes do Ativo Imobilizado


Fechamento do Balanço Patrimonial e os CPC’s 01 e 27 Ativo Imobilizado

555-11-2020

Nos aproximamos de encerrar o tumultuado exercício de 2020, os impactos da pandemia afetaram fortemente os Resultados das Empresas, com isso, tudo deverá ser analisado detalhadamente.

  • Análises de conciliações dando suporte aos números contábeis

O Balanço Patrimonial demonstra de forma sumarizada os saldos contábeis, sub-divididos em grupos de contas.

Todas as informações contidas nesse demonstrativo, devem ter seus respectivos respaldos, para demonstrar a precisão dos saldos e em alguns casos suas variações no exercício, como é o caso do Patrimônio Líquido, entre outras contas.

  • Os testes de auditoria no Ativo Imobilizado

Quando falamos em Ativo Imobilizado, em razão da grande representatividade monetária que o mesmo tem no Balanço Patrimonial, é muito comum empresas de auditoria, realizar diversos testes com os patrimônios, visando identificar o controle de forma consistente, entre os testes podemos citar:

  • Realizar levantamentos físicos pontuais, para identificar a existência do bem e sua localização para a verificação das despesas por centro de custos.
  • Analisar e acompanhar a depreciação despesada mensalmente e buscar sua composição item a item.
  • Validar o total de baixas de Custo de Aquisição e Depreciação Acumulada, junto ao Sistema de Controle Patrimonial.
  • Validar as taxas utilizadas na Depreciação com base em laudos e normas utilizadas.
  • A importância do Inventário Geral do Ativo Imobilizado (CPC27)

O Inventário Geral do Ativo Imobilizado é um procedimento exigido por lei, e deve ser realizado ao menos a cada 12 meses, além de ocorrer também o Inventário Rotativo de forma aleatória.

Esse procedimento além de focar em manter o Ativo Imobilizado atualizado, tem por objetivo, quando ocorrer a necessidade de ajustes, os mesmos sejam realizados e os procedimentos sejam revistos visando otimizar os controles das empresas.

  • A necessidade de realizar o Impairment Test – Recuperabilidade dos Ativos

O CPC-01 que trata do Teste de Impairment, tem por objetivo evitar que os números do Ativo relatem importâncias maiores que o Valor Recuperável, ou seja, o Valor dos bens do Ativo Imobilizado não poderão ter o Valor Contábil Líquido (Custo de Aquisição menos a Depreciação Acumulada) maior que o Valor Recuperável (o maior valor entre o valor de mercado ou o Valor de Uso {capacidade de gerar Fluxo de Caixa}).

Caso ocorram situações que o Valor Contábil esteja maior que o Valor Recuperável, ajustes deverão ser realizados.

  • Os ajustes contábeis quando necessário darão maior credibilidade as informações

Quando identificados divergências entre os números do levantamento físico comprados aos saldos contábeis, necessariamente deverão ocorrer analises das informações e ser realizado os ajustes necessários, o mesmo ocorre quando na apuração individualizada do Impairment, caso identificado algum bem com os Valores Contábeis superiores ao Valor Recuperável, ajustes de Provisão de Impairment deverão ser registrados reduzindo o valor do Ativo Imobilizado.

Esses ajustes apesar de não ser positivo a empresa, pois resultam em aumento de Déficit, demonstram o compromisso dos gestores (Contador, Controller, Administradores e alta Direção) com a credibilidade das informações.

  • Somos especialistas em Inventario e Avaliação

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, atua na realização de Inventários e Avaliações Patrimoniais para empresas em todo território nacional.

Realizamos todas as etapas do projeto, do mapeamento, planejamento a entrega dos laudos e também o suporte a auditoria caso necessário.

Nossos projetos são sempre realizados com ferramentas tecnológicas (Aplicativos e software) e contam com a presença de pertos e Gerentes de Projetos, o que nos garante precisão e agilidade.

 

Vamos conversar a respeito do projeto de Atualização ou implantação do Controle Patrimonial de sua empresa.

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!

  • Guariba, Américo Brasiliense, Pitangueiras, Agudos, Barra Bonita, Aparecida, José Bonifácio, Aguaí, Adamantina, Iperó, São Pedro, Cravinhos, Bariri, Ibaté, Rio das Pedras, Santa Cruz das Palmeiras, Ilhabela, Descalvado, São Miguel Arcanjo, Cachoeira Paulista, Osvaldo Cruz, Guararapes, Araçoiaba da Serra, Morro Agudo, Barrinha, Santa Fé do Sul, Biritiba-Mirim, Cândido Mota, Juquitiba, Iguape, Casa Branca, Igarapava, Rancharia, Piraju, Mirandópolis, Guararema, Cajati, Serra Negra, Pilar do Sul, Jarinu, Laranjal Paulista, Santa Rita do Passa Quatro, Conchal, Pirapozinho, Piracaia, Dois Córregos, Ilha Solteira, Itaí, Martinópolis, Santa Rosa de Viterbo, Pereira Barreto, Tanabi, Cajuru, Santa Gertrudes, Valparaíso, Pirajuí, Apiaí, Álvares Machado, Angatuba, Igaraçu do Tietê, Monte Aprazível, Brodowski, Bom Jesus dos Perdões, Brotas, Cordeirópolis, Potim, Tambaú, Iracemápolis, Taquarituba, Teodoro Sampaio, Santo Antônio de Posse, Palmital, Miguelópolis, Cunha, Pompeia, Lucélia, Guará, Bastos, Nova Granada, Araçariguama, Santo Anastácio, Guapiaçu, Pradópolis, Castilho, Junqueirópolis, Miracatu, Itatinga, Capela do Alto



Data: 04/11/2020




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: