Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Etapas Importantes para a realização de um Projeto Patrimonial com Excelência

Etapas de um projeto patrimonial


Etapas Importantes para a realização de um Projeto Patrimonial com Excelência

 

  1. Definição dos objetivos da empresa com relação ao projeto

De forma geral as empresas definem a realização de um projeto patrimonial, primeiramente com o objetivo de controle físico para que possam mapear todo o universo do ativo imobilizado em seu poder e também suas respectivas localizações. Quando o foco vai além do controle físico, definimos que a empresa tem também o objetivo físico monetário onde cada item é associado ao valor contábil, complementando há empresas que vão além, necessitam da avaliação patrimonial para por meio do ativo imobilizado atualizar a valor de mercado o balanço patrimonial, com isso dando maior robustez ao demonstrativo.

  1. Realização e discussão do escopo e do planejamento

Após definidos os objetivos o planejamento requer que etapas sejam pontuadas:

  • Quais unidades ou plantas serão inventariadas
  • Linha de corte para definição para valores mínimos dos itens a serem inventariados (CPC-27)
  • Definição de Focal Point (equipe suporte)
  • Estimativa do volume de itens a serem trabalhados
  • Quantidade e tipo de placas a serem utilizadas (código de barras, QR Code e RFID)
  • Cronograma do Projeto
  • Definir a equipe: Própria ou consultoria terceirizada
  • Responsável pela coordenação do Projeto
  • Definição das informações a serem catalogadas
  • Analise da base inventariada

 

  1. Conciliação Físico Contábil

Após todo o levantamento realizado, os responsáveis pelo projeto deverão disponibilizar a equipe administrativa contábil uma base uniformizada para que seja utilizada no confronto com a base contábil. Nesta etapa é importante buscar detalhamento comuns nas duas bases, para que o maior volume de ativos seja facilmente conciliado. Os itens remanescentes do processo de conciliação serão identificados/conciliados por meio de atributos, características como: espécie, sub grupos, marca, modelo, numero de serie entre outros.

Nesse processo é fundamental que haja o menor volume de itens como sobras, tanto físicas como contábeis, com isso evitando impactos nos possíveis ajustes contábeis.

  1. Saneamento das Sobras

A etapa de saneamento requer um grande empenho dos colaboradores da empresa, preferencialmente de profissionais com conhecimentos técnicos e tempo de empresa, para que as sobras, tanto físicas quantos contábeis, sejam tratadas no formato do Princípio de Paretto, respeitando sua grandeza monetária para que possam ser saneadas, com isso mitigando a possibilidade de grandes ajustes contábeis.

Concluída esta etapa, uma nova base inventariada será definida e as sobras serão, finalmente, apontadas.

  1. Avaliação Patrimonial

De posse da base inventariada é comum empresas utiliza-las para finalizar o projeto ou então dar inicio ao processo de avaliação dos ativos. A avaliação vai atender a particularidade do objetivo de cada empresa, entretanto os critérios de avaliação mais comuns:

  • Valor Justo de Mercado – este critério tem por objetivo avaliar a empresa por meio da similaridade, ou seja, itens semelhantes e com isso definir um valor. Na inexistência de itens semelhantes identifica-se um item novo e aplica-se uma depreciação técnica para se chegar ao valor justo de mercado do ativo em análise.
  • Vida Útil Determina e Remanescente – respeitando-se as classes de cada ativo obtem-se essas informações com base em norma técnicas e a vida útil remanescente é definida com o incremento do estado de conservação
  • Teste de Impairment ou Recuperabilidade do Ativo – este tem por objetivo, por meio da avaliação do valor recuperável (essa avaliação é obtida por meio de dois critérios: valor justo de mercado e definição do valor em uso; o maior entre os dois será o valor recuperável) compara-lo ao valor liquido contábil (este é resultante do custo de aquisição deduzido da depreciação acumulada e de ajustes de impairment de exercícios anteriores). Caso o valor liquido contábil esteja superior ao valor recuperável, a empresa deverá realizar o ajuste de impairment, que tem por objetivo evitar que a contabilidade reporte em seus demonstrativos (balanço patrimonial) ativos com valor contábil superior ao valor recuperável.

É importante ressaltar que não necessariamente todos os ativos devam passar pelo Impairment Teste, preferencialmente os itens de grande expressividade monetária.

 

  • Avaliação para seguros e financiamentos, entre outros

 

 

 

  1. AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos

Atuamos no mercado de Ativo Imobilizado a mais de 10 anos, contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificada e com projetos realizados em todo o território nacional em empresas dos mais diversos segmentos e portes, sempre atendendo a legislação contábil (Lei 6404/76) e também normas técnicas ABNT e IBAPE.

 

Leonardo Moreira Xavier de Sousa

Lucas Moreira Xavier de Sousa

Walber Almeida Xavier de Sousa

 

www.axsconsultoria.com.br



Data: 16/05/2023




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: