Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



PJ x PF Estratégias diferenciadas!

Como definir a(s) estratégias de forma assertiva!


Endividamento Bancário – entendendo as diferenças de Pessoa Física x Jurídica!

604-03-2021

Muitos conceitos incorretos, uma espécie de “Fake News” corre o mercado financeiro, contaminando decisões tanto de pessoas físicas quanto jurídicas quando o assunto é endividamento bancário, vamos buscar esclarecê-las!

  • As causas do endividamento, é fundamental conhecer!

Antes de qualquer coisa é fundamental ter de forma clara qual ou quais as razões que levaram ao endividamento, isso é essencial para que um plano de ação possa ser definido e também seja “colocado a mesa” quando for discutida a questão.

  • Estancar o crescimento é outro ponto fundamental

Sabendo exatamente a causa, tanto pessoa física quanto jurídica, deve ter claro o que fazer para travar o crescimento do endividamento.

Do contrário, qualquer decisão que for tomada para solucionar a questão da dívida, em poucos meses a questão voltará a tona.

É preciso conscientização e disciplina, na maioria dos casos.

  • Adimplente ou Inadimplente?

Adimplente é estar em dia com as obrigações e Inadimplente é estar com obrigações em atraso (pouco ou muito).

Para cada situação (PJ ou PF) requer uma estratégia diferenciada, por isso, o planejamento quando possível deve ser colocado em pratica o mais breve, visando definir como será conduzida a questão.

  • Quais as consequências para Pessoas Físicas?

De uma forma geral, pessoas físicas captam recursos junto a banco com menor expressividade (valores mais baixos), entretanto, a consolidação entre vários bancos e cooperativas podem fazer com que esses valores tornem-se altos, porém, com relação a Pessoa Física, os bancos costumam após algum tempo disponibilizar uma negociação com possíveis desconto, visando recuperar parte do capital emprestado, mas se as operações foram realizadas com garantias de bens móveis ou imóveis a situação fica diferente e os bancos passarão a cobrar de forma mais intensa, inclusive com ações jurídicas além da negativação.

  • Quais as consequências para Pessoas Jurídicas?

Pessoas Jurídicas, costuma ter os bancos como “parceiros”, necessitam em muitos casos quase que diariamente de recursos, seja para linhas de Financiamentos de Capital de Giro, cheque especial, contas garantidas com aval ou recebíveis, cartões, ou mesmo financiamento de bens.

Todo esse relacionamento adquirido ao longo de anos (todo esse histórico) é caro para ser perdido baseado em informações inconsistentes.

Toda atenção nesse momento.

As operações banco x empresa, geralmente é caucionada por garantias e a inadimplência na maioria das situações deixam os bancos protegidos para definir quais ações tomar.

Caso sua empresa ou seus sócios (geralmente são avalistas dos contratos) tenham patrimônio, o risco de ações judiciais, execuções, entre outras ações são grandes.

O planejamento para a PJ é fundamental, entendendo o processo como um todo:

  • Causas
  • Cenário
  • Mercado/segmento no futuro
  • Tipos de contratos e prazos
  • Garantias contratuais
  • Capacidade de pagamento

A complexidade é outra.

  • Compensa obter ajuda de especialistas?

Não há duvida que em qualquer situação de grande relevância, e que profissionais se conscientizam que não faz parte de suas especialidades, é fundamental buscar o auxílio de especialistas.

Fazemos isso constantemente com nossa saúde, um simples resfriado, tratamos com auto-medicação, entretanto, num caso de pneumonia a ajuda de médicos, é essencial e muitas vezes vital.

Tenha certeza que em sua empresa não é diferente, também é importante ressaltar que nesse caso, não há a necessidade de buscar de imediato a discussão jurídica, é possível todo esse processo ser resolvido administrativamente, apenas negociando, o jurídico entra somente como última alternativa.

  • Alguns fatores de negociações mal conduzidas!

Em muitos casos negociações são realizadas na pressão, com isso alguns fatores acabam prejudicando empresários nesse processo, tais como:

  • Nervosismo (emocional)
  • Insegurança
  • Falta de conhecimento financeiro
  • Pouca noção jurídica
  • Desconhecimento de práticas bancárias

Nesse momento identificando essas “oportunidades” os bancos se fortalecem e acabam colocando empresários “contra-parede” e fechando contratos altamente benéficos aos bancos.

Contratos que inicialmente tinham o Valor Original captado e agora com valores corrigidos, são firmados com valores atualizados por multas e juros, além de tornarem-se “Confissão de Dívidas” o que dá condições muito melhores aos bancos em processos judiciais.

Não realize essa negociação com os bancos se não estiver preparado.

  • Somos especialistas em Renegociação de Passivo Bancário.

Contar com profissionais especializados faz toda a diferença, a AXS Consultoria Empresarial, esta no segmento de Consultoria e Assessoria em Negociações de Passivos Bancários desde 2010, importante ressaltar que nossos serviços são exclusivamente para empresas.

Nossos profissionais atuam exclusivamente com Negociações Bancárias, não são generalistas. São ex-diretores de bancos e com isso conhecem todos os tramites legais que com certeza farão desse processo de negociação a melhor alternativa para sua empresa.

Temos diversos cases realizados para empresas de médio e grande porte, que conscientemente identificaram não ter a expertise para realizar a negociação e optaram em buscar o socorro de especialistas.

Trabalhamos fortemente em 04 pilares:

  • Alongar o parcelamento da dívida
  • Reduzir juros aos praticados no mercado atualmente
  • Eliminar qualquer garantia contratual
  • E ajustar todos os contratos negociados a capacidade de pagamento de sua empresa

Com certeza todo nosso conhecimento em negociação, finanças e jurídico, resultará na melhor negociação possível para sua empresa, seja ela em quantos bancos for necessário.

 

Entre em contato, vamos conversar.

Todo o processo é tratado com total confidencialidade e transparência.

 



Data: 06/03/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: