Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Balanço Patrimonial x Ativo Imobilizado

Gestão Patrimonial


É possível analisar um Balanço Patrimonial com os números do Ativo Imobilizado totalmente ou quase totalmente depreciados?

672-01-2024

  • A Governança Corporativa requer informações cada vez mais precisas!

Cada vez mais comum em empresas, o processo de Governança vem tomando corpo e abrangendo as empresas como um todo, administrar uma empresa que tem a cultura da Governança, requer cada vez mais controles, entretanto, em contra-partida as informações são mais consistentes e assertivas.

Empresas que utilizam a Governança Corporativa no dia a dia, buscam continuamente a melhoria contínua, assim, novos procedimentos são colocados em pratica ou revisados os existentes.

  • Ajustes gerenciais em demonstrativos expõe gestores e empresas ao erro!

A utilização de sistemas ERP de Gestão tem entre suas funcionalidades a centralização das informações e é de grande importância, com isso elimina-se controles paralelos e tudo deve ser devidamente inserido no ERP, cada qual em seu módulo.

A extração de informações do ERP, torna-se natural para que apresentações sejam trabalhas em ferramentas alternativas mais maleáveis no quesito configuração, como as ferramentas do Office; porem os números não devem ser alterados, mesmo que gerenciais, pois assim poderá ser distorcido, levando a decisões incorretas.

É importante que quando falamos do módulo contábil o mesmo tenha a possibilidade de realizar ajustes gerenciais (dentro do ERP) evitando com isso alterações manuais que depois de alguns meses ninguém sabe a origem.

  • A importância do Balanço Patrimonial como ferramenta de Gestão.

Empresas de forma geral utilizam ao menos 03 Demonstrativos Contábil/Financeiro em seu dia a dia, são eles:

  • Balanço Patrimonial
  • DRE – Demonstração dos Resultados do Exercício
  • Fluxo de Caixa (Realizado e a Realizar)

O Balanço Patrimonial tem como objetivo demonstrar o momento do Patrimônio da Empresa, nele podemos  de forma sumarizada ter os saldos de todas as contas patrimoniais, tais como: Bancos, Estoques, Contas a Receber, Contas a Pagar, Créditos de Impostos e Outros, Passivo Bancário, Fornecedores, Salários e Encargos, entre outros, além do PL (Patrimônio Líquido) que é o valor Contábil que cabe aos sócios no Patrimônio da Empresa, diante da robustez e importância desse Demonstrativo Contábil, não cabe e não pode realizar a “leitura” ou tomar decisões com base em informações frágeis, ou seja, que não tem respaldo validando sua precisão.

  • O Ativo Imobilizado e sua grandeza pode inviabilizar os Indicadores de Gestão.

Analisar um Balanço Patrimonial em empresas que detém um Patrimônio representativo, ou seja, com edificações, maquinas ou mesmo veículos, e os mesmos estão totalmente depreciados ou próximo de atingir o valor residual zero, com certeza, torna a leitura do Balanço inconsistente.

Como determinar a participação dos sócios sem estar com os números patrimoniais ajustados a realidade?

Nesse momento um Laudo de Avaliação Patrimonial confeccionado por especialistas em Gestão Patrimonial faz total diferença.

  • A importância do Inventário Geral dos bens do Ativo Imobilizado

Uma vez diagnosticado que o Ativo Imobilizado da empresa esta sem o devido acompanhamento, com conciliações periódicas e inventários realizados a mais de 24 meses, é de suma importância programar a realização do inventário geral, isso para dar maior precisão e transparência as informações, com certeza o mesmo resultará em ajustes que podem ou não ser robustos, dependendo da forma que tenha ocorrido movimentações nos Ativos da Empresa.

O ideal nesse caso, é que a empresa caso não tenha profissionais com experiencia nesse processo, que busque o auxilio de profissionais capacitados, ou seja, uma Consultoria Especializada e Levantamento dos Bens do ativo Imobilizado, podendo esse ser realizado na Base Zero, ou apenas a atualização da Gestão já existente.

  • A Avaliação Patrimonial total ou parcial para dar mais credibilidade as informações.

De posso dos ativos totalmente inventariados, a Avaliação Patrimonial enrique todo o processo, e não apenas a Vida Útil, mas também, a Avaliação do Valor Justo de Mercado, além do Impairment Test ou Recuperabilidade dos Ativos, e a empresa pode realizar essa Avaliação em 100% dos bens ou apenas nos bens de maior relevância monetária, o que chamamos de 80/20.

Uma vez apurado esses valores por meio de empresa qualificada, é importante apurar o valor do ajuste Patrimonial e efetuar o lançamento contábil, seja por meio de AAP (Ajuste de Avaliação Patrimonial), ou mesmo um ajuste gerencial dentro do ERP Contábil, agregando valores de forma sumarizada aos Ativos que contabilmente estão próximos do valor contábil zero.

  • O ajuste contábil ou Laudos de Avaliação para respaldar o processo de avaliação.

Uma vez realizado os ajustes contábeis sejam para ajustar o Patrimônio ou mesmo os Resultados com baixas de bens que não mais fazem parte do Ativo da empresa, é importante que o Laudo utilizado seja devidamente registrado e arquivado materialmente ou digitalmente, dando todo o respaldo aos ajustes realizados, evitando com isso ajustes de “achismo”.

  • A necessidade de contratar profissionais capacitados para as tratativas do Ativo Imobilizado.

Diferentemente dos demais grupo que são reportados no Balanço Patrimonial o Ativo Imobilizado, requer cuidados específicos.

Os saldos não são facilmente apurados como em outras contas, visto que além da aquisição ter ocorrido de forma geral em exercícios anteriores, há também a Depreciação Acumulada que contempla a apuração dos saldos, um outro fator importante é a distribuição desses bens, em muitos casos os mesmos estão alocados em várias áreas da empresa ou mesmo em outras unidades ou em clientes e fornecedores como bens em poder de terceiros, diante disso e também da capacidade em poder avaliar os bens faz se necessário a contratação de Consultoria Especializada em Ativo imobilizado.

  • Somos a AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos

A AXS Consultoria Empresarial é especializada em Inventários e Avaliações Patrimoniais, estamos a mais de 10 anos no mercado, com projetos realizados em todo território nacional em grandes grupos empresariais. Contamos com um time de profissionais com grande vivencia e que familiarizados com nossas ferramentas tecnológicas para a realização dos projetos, conseguem colocar em pratica projetos dos mais diversos com prazos bem inferiores a outros profissionais.

Entre em contato solicite um orçamento sem compromisso!

www.axsconsultoria.com.br

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

 



Data: 02/01/2024




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: