Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Estratégias de Negociação

Ações de especialistas!


O mundo do empreendedorismo é composto de desafios dos mais complexos: recursos humanos, administração de estoque, produção, comercialização, financeiro, entre outros.

Nosso Foco hoje será especificamente no Fluxo de Caixa, sendo mais objetivo na falta de recursos financeiros; é comum empresas buscarem capital de terceiros, pois o capital próprio é um recurso escasso, com isso os bancos são o canal essencial para a vida de qualquer empresa, à medida que sua empresa “fica mais leve” esse capital de terceiro fica mais fácil de ser obtido, pago e com menor custo, o contrário também é verdadeiro.

A medida que dificuldades ocorram na gestão empresarial, a participação dos bancos dentro do resultado da empresa tende a aumentar, e também no custo dessa participação.

Os bancos costumam colocar-se como “parceiros” das empresas, criando facilidades para um relacionamento do “ganha-ganha”; a medida que a empresa vai crescendo, suas necessidades de caixa vão aumentando, até porque num mercado competitivo, poder oferecer: maiores prazos, rapidez na reposição dos estoques, entre outras alternativas, são pontos que diferenciam a empresa no mercado.

Mas o custo é alto!!!

A medida que as empresas buscam capital de terceiros, os bancos em suas analises periodicamente observam o crescimento do endividamento x faturamento, e isso faz com que mais bancos façam parte dos números de “parceiros da empresa”.

Quando o nível de endividamento bancário esta se consolidando com um “risco”, os custos passam a ser mais altos, sejam eles em taxas de juros, redução de prazos ou mesmo em garantias solicitadas pelos bancos.

Assim o problema esta criado, agora devemos trabalhar para trazer a solução a empresa, e com certeza, não vai ser discutindo outras captações que resolveremos.

Como se diz no meio empresarial “não há bala de prata”, ou seja, diversas ações deverão ser colocadas em pratica, em todas as áreas da empresa.

Soluções devem ser planejadas e trabalhadas para que erros sejam mitigados.

A renegociação da divida bancaria não deixa de ser uma boa alternativa, digo isso com muita convicção, pois como gestor empresarial, vivi situação semelhante alguns anos atrás; na época sentar junto aos gerentes bancários e solicitar o alongamento da dívida, era o mesmo que relatar que estávamos prestes a Falência, Recuperação Judicial, ou outro mal da Gestão Empresarial; nesse momento uma “luz amarela” se ascendia na gerencia do banco e todo o credito e alternativas possíveis eram dificultadas para o empresário.

Hoje os bancos detectaram, que essa é uma necessidade das empresas, então porque os próprios bancos não disponibilizam essa alternativa; passaram então a fazer, entretanto, banco é banco, ao final o benéfico será dele mesmo, com um pouco de facilidade ao devedor; novos contratos são reformulados, garantias são colocadas nesses contratos, “aumento” do prazo é concedido e as parcelas ficam um pouco mais baixas.

Essa alternativa pela experiência que temos no  mercado é boa por poucos meses, pois o alivio que os empresários passam a ter no Fluxo de Caixa, logo será eliminado, pois a solução foi negociada com foco em aliviar o devedor, mas com objetivo de garantir o credor, e num futuro muito próximo o empresário estará novamente sentado a mesa da gerencia buscando uma nova renegociação bancaria, entretanto, dessa vez com a credibilidade mais fragilizada, visto que não conseguiu cumprir a “oportunidade” que lhe foi concedida.

Não faça a negociação com os bancos diretamente (empresário x bancos), busque o auxílio de profissionais, experiência nesse momento é fundamental para o futuro de sua empresa.

Quando a negociação é tratada de forma profissionalizada, o emocional é deixado de lado, tanto do lado empresarial como do lado do credor (banco), pois geralmente, nem o empresário sabe conduzir de forma correta a negociação e muito menos o gerente bancário, diante disso, a negociação será realizada entre gestores da divida (parte da empresa) e a divisão de reestruturação de passivos (parte dos bancos), como é comum falarmos, a negociação será melhor conduzida “no primeiro andar do banco”, saindo da mesa da gerencia, tudo na esfera administrativa, o que acaba sendo mais rápido, barato e atende a todos, porém, com um diferencial, será administrada para que seja dentro da capacidade da empresa poder cumprir seus compromissos.

E essa tratativa será realizada com todos os bancos, sempre de forma, profissional, transparente, na esfera administrativa, sem qualquer risco ao devedor e credor, buscando equalizar a melhor forma para a empresa.

Vale conferir!!!

 

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!



Data: 26/05/2020




Compartilhar:


Serviços Relacionados