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O Inventário Patrimonial e a Depreciação de Ativos

Avaliação Patrimonial e a formação de preços!


Depreciação – Ativo Imobilizado – Benefícios Fiscais e Gerencial

625-04-2021

Utilizar-se dos benefícios da depreciação requer além de conhecimentos técnicos, também estar atento as definições legais, para que a empresa não venha sofre um revés junto aos Fisco!

  • O Controle Patrimonial como ferramenta de Gestão

Não há outro caminho ou ferramenta para se administrar o Ativo Imobilizado, se não por meio de Controle Patrimonial, seja ela, num sistema ERP ou na pior das hipóteses numa planilha Excel estruturada para tal finalidade.

O mais importante é que as informações alimentadas, sejam acompanhadas e analisadas evitando com isso possíveis desvios que possam ocasionar erros nas decisões ou mesmo possíveis autuações fiscais.

  • O Inventário Físico para a eficiência na definição dos bens por Centro de Custos

Para se utilizar de forma eficaz os benéficos da Depreciação tanto na esfera Gerencial como na Fiscal é fundamental que se coloque em pratica o Inventario Geral do Ativo Imobilizado.

Esse processo, requer planejamento e preferivelmente equipes geralmente terceirizadas para se realizar com eficiência e precisão.

Todo o levantamento deverá após sua conclusão ser alimentado de forma padronizada no sistema de Gestão da empresa.

  • A Avaliação Patrimonial e o Valor real dos Ativos

A Avaliação de Ativos é também muito importante entre outros fatores, para a depreciação gerencial ou depreciação para tomada de decisão.

A Avaliação Patrimonial tem como objetivo atualizar o valor dos bens e sua vida útil, com isso chega-se a valores ajustados de depreciação que podem fazer parte da composição do custo dos produtos.

Importante ressaltar que os números da depreciação gerencial são totalmente diferentes da depreciação fiscal, visto que a gerencial foca no valor atualizado do ativo e sua vida útil de fato, além também de considerar o valor residual efetivo dos bens.

  • A Depreciação Gerencial para tomada de decisão

Precificar produtos ou serviços baseados em números da depreciação fiscal, com certeza poderão fazer com que seus custos estejam distorcidos, ocasionando, prejuízos, ou mesmo inviabilizando a realização de vendas, em razão das margens apresentadas.

Se sua empresa tem a cultura da análise de custos para precificar produtos e serviços, a Avaliação Patrimonial com a determinação da Vida Útil é uma ferramenta fundamental.

  • A Depreciação Contábil e os benefícios fiscais

Os benefícios da Depreciação Fiscal, em hipótese alguma podem ser desconsiderados, ou tratado sem a devida atenção.

Por meio de um Inventário Patrimonial geral da empresa, é possível utilizar-se da Depreciação em bens existentes na empresa e ter de forma analítica todas as informações para serem contabilizadas e apresentadas ao Fisco caso ocorra um termo de verificação.

É de responsabilidade da Contabilidade na pessoa do Contador a precisão das informações utilizadas para fins de dedução do calcula na apuração do IRPJ e CSLL.

Uma vez constatada a utilização de forma incorreta, a empresa fica sujeita inclusive a autuação de forma retroativa nos 05 últimos exercícios, o que pode causar um grande “estrago” nos resultados e caixa da empresa.

  • A manutenção da base patrimonial com procedimentos validados e ativos

Uma vez realizado todo o processo de Inventário dos Ativos (levantamento dos bens) e também a Avaliação Patrimonial (valoração dos Ativos). É de grande importância que a empresa tenha de forma clara e objetiva os procedimentos.

Esse passo a passo para a movimentação e alimentação das informações contábeis e patrimoniais deve ser redigido atentando-se as particularidades da empresa.

  • Consultoria especializada em levantamento de Ativo Imobilizado

Para todo esse processo de Inventário, Avaliação Patrimonial, definição de procedimentos, alimentação do Sistema de Gestão Patrimonial, pode ocorrer de forma mais objetiva e segura quando se contrata Consultoria especializada em Gestão Patrimonial, Gestão do Ativo Imobilizado.

A AXS Consultoria atua no segmento Patrimonial em empresas em todo o território nacional, realizamos todas as etapas e processos para colocar em pratica projetos de Implantação e atualização do Controle dos bens do Ativo Imobilizado.

 

Vamos conversar sobre o projeto de sua empresa!

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    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

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Data: 09/04/2021




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