Todo o mercado tem seus prós e contras, no segmento de Inventario e Avaliação Patrimonial não está imune a essa situação, diante disso, a contratação de uma empresa, deve ser realizada com cuidados.
O efeito da crise
A crise econômica que vivemos intensamente entre os anos de 2014 a 2017, fez com que muitos profissionais fossem disponibilizados no mercado, grandes grupos empresariais do segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial, definiram que reduzir suas estruturas seria a melhor maneira de manter suas empresas ativas.
Os Prestadores de Serviços
Assim como os demais segmentos, na questão Inventário e Avaliação as empresas também tiveram que se adequar ao novo cenário do país, com isso, muitas “empresas MEI” foram abertas e também profissionais “pessoas físicas”, ofertaram-se a prestar diretamente as empresas que necessitam periodicamente dos serviços de Inventário e Avaliação Patrimonal.
Com isso, um cuidado maior deve ser tomado, pois não necessariamente um bom profissional é um bom empresário, diante disso, é muito comum ouvirmos no mercado problemas como: a não continuidade dos serviços, projetos abortados sem a devida conclusão, pagamentos realizados e serviços não entregues, inadimplência tributária, entre outros, mas isso não é regra.
Tempo de existência no mercado
Esse pode ser um diferencial para uma contratação da empresa para realização do levantamento físico dos bens do Ativo Imobilizado. Uma empresa constituída a alguns anos e que mantem-se ativa e sem restrições junto aos órgãos fiscais e Serasa/SPC é uma empresa que pode agregar valores, principalmente se tiver referências de serviços prestados.
Responsabilidade pelos serviços
A garantia nos serviços é uma obrigação dos prestadores, entretanto, quando os serviços são realizados por profissionais sem esse conceito de qualidade e compromometimento com o serviço a dificuldade por parte dos clientes em fazer com que ajustes sejam realizados, ou seja, que os profissionais refaçam parcialmente ou por completo, ou mesmo, que adicionem novas informações a base trabalhada, é comum e isso acaba por denegrir parte do mercado.
Preço ou Valor?
Essa dificuldade existe em todos os segmentos, o cuidado com ofertas “milagrosas”, com preços chamativos, deve ser um fator de atenção ao contratante, num mercado volátil como o brasileiro, faz com que empresas ou prestadores optem por “fechar negócios” com margens baixíssimas e por consequência a entrega será comprometida, com isso, o jurídico deverá ser acionado para que o contrato seja então finalizado, entretanto, algumas “empresas prestadoras” sequer tem capacidade ou estrutura para atender ao contrato firmado.
Equipe qualificada e detalhamento do projeto
Um projeto deve ser detalhado de acordo com as necessidades do cliente, prazos devem ser respeitados por ambas as partes, para que a qualidade dos serviços possa atender as expectativas da Contratante e da Contratada.
É importante também que diante da complexidade do serviço a ser realizado, tenha a participação de Coordenadores ou mesmo Gerente de Projetos para garantir a eficiência na entrega dos serviços contratados.
Em todos nossos projetos a Participação desses profissionais é garantida, para que tenhamos um melhor aproveitamento nos trabalhos e também para garantir a qualidade das informações que serão descritas nos levantamentos e laudos.
Vamos conversar a respeito?
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ
E-mail: contato@axsconsultoria.com.br
+55 (15) 991051487 – (15) 988151487
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.
Formação Acadêmica:
- Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
- Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
- MBA em Gestão Empresarial (FGV)
Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.
- Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
- Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
- Gestão Estratégica de Custos
- Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
- Software de Gestão Patrimonial
- RFID – Identificação por Rádio Frequência
- Business Valuation
- M&A – Fusões e Aquisições
- Teste de Impairment (Recuperabilidade)
Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!
Data: 21/05/2020