Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Atenção aos limites

A redução dos créditos


Empresas de uma forma geral sejam elas de comercialização de produtos ou serviços, operam quase que em sua totalidade com vendas a crédito, não há como fugir dessa prática, entretanto, análises criteriosas devem ser realizadas.

O momento

Atualmente grande parte das empresas no país, tem em parte de seus Passivos de Curto ou mesmo de Longo Prazo Dívidas com Bancos; isso é normal, pois é muito difícil manter-se num mercado com grande volatidade como o nosso e não ficar exposto a necessidade de capital de terceiros.

A Composição da Dívida Bancária

A crise vivida nos últimos anos, que ainda estamos com dificuldade de sair (realmente não é fácil) descapitalizou as empresas de uma forma geral, muitas não sobreviveram a situação, e várias carregam processos judiciais que possivelmente podem alcançar o patrimônio dos sócios, uma vez que geralmente são os avalistas dos créditos obtidos junto aos bancos.

O volume de endividamento ou alavancagem tem seu limite, que pode variar de segmento para segmento em função da Margem Bruta de cada linha de atividade.

O efeito no Fluxo de Caixa

A entrada de Capital de Terceiros é um alivio para qualquer empresa que vive momento de baixa liquidez, entretanto, a composição das parcelas futuras (quando falamos das linhas de Capital de Giro Parcelado) acabam por sobrecarregar ainda mais o Fluxo de Caixa a Realizar e muitas vezes, as parcelas bancarias, sobrepõem-se sobre outros compromisso que acabam sendo deixados para um segundo momento.

Os pagamentos em atraso vão se tornando rotineiros

Uma atenção deve se ter quando a empresa entra nesse processo (Atrasos de Pagamentos), principalmente quando não se tem uma alternativa de reverter com recursos próprios essa situação; pode ser um caminho sem volta.

Esse momento grave requer ações rápidas e consistentes.

Que ação tomar?

Alternativas devem ser discutidas com a alta gestão, planos A, B, C, ...., vários devem ser analisados.

É importante entender que a solução tem que ser gerada pela própria empresa, pois, será de seus recursos que todo o Passivo deverá ser amortizado no curto, médio ou mesmo longo prazo.

A Negociação com Bancos – pode ser a melhor alternativa

Esse processo pode sim salvar a empresa, entretanto, deve ser bem conduzido e preferencialmente por especialistas no assunto (Renegociação de Dívidas Bancárias), pois quando o volume é representativo para a empresa, qualquer deslize na negociação pode comprometer a disponibilidade de caixa ou de seus recebíveis num futuro muito próximo.

Somos especialistas em Renegociação com Bancos, temos profissionais com grande experiencia no assunto em dívidas bancárias de montantes variáveis e negociamos qualquer linha de crédito empresarial.

A discussão Jurídica ou a Recuperação Judicial pode ser o caminho?

Não há dúvidas que sim, entretanto, deve ser a última alternativa, quando todas outras possibilidades já foram colocadas na mesa, discutidas, apresentadas e não trouxeram resultados positivos.

Os efeitos das ações judiciais, podem trazer o benefício de ganhar tempo, porém, os custos tanto financeiros quanto de continuidade da empresa são grandes.

A possibilidade de novas Operações de Crédito

Passar por dificuldades financeiras, todos passam, sejam pessoas físicas ou jurídicas, o que diferencia são as estratégias que cada um utiliza para superar o momento.

Quando um cliente de sua empresa, passa por um momento difícil financeiro e entra em contato propondo um acordo de parcelamento, o mesmo é aceito por sua empresa, e ao final é liquidado após meses sendo pago; com certeza esse cliente terá novas oportunidades de operar com sua empresa, pois o mesmo soube: discutir, reconhecer a dívida, propor um acordo e cumpri-lo.

Agora se esse mesmo cliente, entrasse com uma ação judicial contra sua empresa, com alegações das mais diversas e essa “briga judicial” se estende-se por um longo período, ao final, esse cliente pagaria a dívida.

Sua empresa realizaria novamente uma operação concedendo crédito a ele?

A resposta é quase que unanime “Não”!!!

Vamos conversar a respeito!!!

 

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!



Data: 10/06/2020




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: