CPC27 – Ativo Imobilizado – como administrar o Ativo Imobilizado!
625-04-2021
Com a alteração na legislação contábil. lei 11638/07, alguns pontos foram trabalhados e discutidos por meio de CPC´s (pronunciamentos contábeis), no caso o CPC-27, entre eles:
- Conceito do Ativo Imobilizado
Classifica-se como Ativo Imobilizado (Ativo Fixo) bens que tem a finalidade da operação da empresa (produtiva), bens da administração e também bens com finalidade de locação.
Ativo imobilizado deve ser apenas bens tangíveis, ou seja, físico; ter vida útil superior a 12 meses.
Com relação a valores, há uma dualidade na interpretação, contudo, a lei deixa clara que bens com valores superiores a R$ 1.200,00 devem ser imobilizados, entretanto, bens com valores inferiores, podem ser tratados como Ativo Imobilizado, ficando a critério da empresa. Quando a empresa tem por objetivo o controle físico dos bens, é natural que desconsidere o valor de corte (R$ 1.200,00) para a ativação.
Entende-se como Ativo Imobilizado, todos os custos inerentes e não recuperáveis para colocar em funcionamento o bem, exemplificando:
Uma empresa adquire uma máquina de grande porte, e compõe o valor desse ativo: o valor de aquisição dessa máquina, o imposto de importação, o frete (custo de transporte) do fornecedor até o local de instalação, a preparação do local onde a máquina será instalada, os materiais e itens necessários para a instalação do bens, a mão de obra para a instalação.
Todo o processo acima descrito, deve ser administrado no Controle Patrimonial, entretanto, essa complexidade de investimentos deve ser devidamente contabilizada como Ativo Imobilizado.
- Custo do Ativo Imobilizado
O Ativo Imobilizado deve ser administrado por meio do Custo de Aquisição, além de outros investimentos complementares inerentes a implantação.
Uma informação importante que ainda é levada a discussões, entretanto, não mais pode ser realizada é a Reavaliação Patrimonial, esse procedimento permitia que empresas realizassem a Avaliação Patrimonial de seus Ativos e por fim registravam agregado valores aos bens.
A partir da lei 11638/07 esse procedimento foi vetado.
O que vale é o valor de aquisição.
- Valor Residual e Vida Útil
As normatizações da Receita Federal do Brasil quanto as taxas de Depreciação, são claras e limitam empresas com os valores a serem depreciados de seus Ativos, entretanto, por meio das Avaliações Patrimoniais e também de ferramentas da Contabilidade Gerencial, é muito utilizado em empresas a definição por meio de laudos técnicos da Vida Útil de um Ativo, e também a determinação de seu Valor Residual (Valor Residual é a diferença entre o Custo de aquisição deduzido da Depreciação Acumulada), com base nessas informações, determina-se o valor a ser depreciado mensalmente, reportando números mais próximos da realidade, com base nas características de cada Ativo.
- A necessidade do Inventário Patrimonial
Para que todo o Controle Patrimonial seja passível de ser operado, ou seja, administrado, é fundamental que um Inventário Geral do Ativo Imobilizado seja devidamente realizado, visando consolidar informações, eliminar Ativos obsoletos, ajustar os números dos Ativos identificados na(s) planta(s), com os números contábeis.
E para que essa atualização ocorra de forma assertiva, é essencial a contratação de empresas especializadas na Gestão Patrimonial, mais precisamente na realização de Inventário Patrimonial (Levantamento Físico de bens).
A AXS Consultoria Empresarial - Divisão Patrimonial, realiza Inventários de Ativo Imobilizado em empresas em todo território nacional, empresas dos mais diversos segmentos e portes.
Nossos projetos são realizados com a utilização de ferramentas tecnológicas (APP e Softwares) e nosso quadro de colaboradores é formado por profissionais com qualificações das mais diversas, entre elas, podemos citar: Engenheiros, Peritos em Avaliação, Gerentes de Projetos, Assistentes de Inventário, entre outros.
Tudo isso nos garante precisão e agilidade na realização dos projetos, e sempre visamos atender normas técnicas e também a legislação contábil.
Vamos conversar sobre o projeto de sua empresa!
Data: 10/04/2021