Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Entendendo o CPC27

Inventario Patrimonial e a Administração do Ativo Imobilizado


CPC27 – Ativo Imobilizado – como administrar o Ativo Imobilizado!

625-04-2021

Com a alteração na legislação contábil. lei 11638/07, alguns pontos foram trabalhados e discutidos por meio de CPC´s (pronunciamentos contábeis), no caso o CPC-27, entre eles:

  • Conceito do Ativo Imobilizado

Classifica-se como Ativo Imobilizado (Ativo Fixo) bens que tem a finalidade da operação da empresa (produtiva), bens da administração e também bens com finalidade de locação.

Ativo imobilizado deve ser apenas bens tangíveis, ou seja, físico; ter vida útil superior a 12 meses.

Com relação a valores, há uma dualidade na interpretação, contudo, a lei deixa clara que bens com valores superiores a R$ 1.200,00 devem ser imobilizados, entretanto, bens com valores inferiores, podem ser tratados como Ativo Imobilizado, ficando a critério da empresa. Quando a empresa tem por objetivo o controle físico dos bens, é natural que desconsidere o valor de corte (R$ 1.200,00) para a ativação.

Entende-se como Ativo Imobilizado, todos os custos inerentes e não recuperáveis para colocar em funcionamento o bem, exemplificando:

Uma empresa adquire uma máquina de grande porte, e compõe o valor desse ativo: o valor de aquisição dessa máquina, o imposto de importação, o frete (custo de transporte) do fornecedor até o local de instalação, a preparação do local onde a máquina será instalada, os materiais e itens necessários para a instalação do bens, a mão de obra para a instalação.

Todo o processo acima descrito, deve ser administrado no Controle Patrimonial, entretanto, essa complexidade de investimentos deve ser devidamente contabilizada como Ativo Imobilizado.

  • Custo do Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado deve ser administrado por meio do Custo de Aquisição, além de outros investimentos complementares inerentes a implantação.

Uma informação importante que ainda é levada a discussões, entretanto, não mais pode ser realizada é a Reavaliação Patrimonial, esse procedimento permitia que empresas realizassem a Avaliação Patrimonial de seus Ativos e por fim registravam agregado valores aos bens.

A partir da lei 11638/07 esse procedimento foi vetado.

O que vale é o valor de aquisição.

  • Valor Residual e Vida Útil

As normatizações da Receita Federal do Brasil quanto as taxas de Depreciação, são claras e limitam empresas com os valores a serem depreciados de seus Ativos, entretanto, por meio das Avaliações Patrimoniais e também de ferramentas da Contabilidade Gerencial, é muito utilizado em empresas a definição por meio de laudos técnicos da Vida Útil de um Ativo, e também a determinação de seu Valor Residual (Valor Residual é a diferença entre o Custo de aquisição deduzido da Depreciação Acumulada), com base nessas informações, determina-se o valor a ser depreciado mensalmente, reportando números mais próximos da realidade, com base nas características de cada Ativo.

  • A necessidade do Inventário Patrimonial

Para que todo o Controle Patrimonial seja passível de ser operado, ou seja, administrado, é fundamental que um Inventário Geral do Ativo Imobilizado seja devidamente realizado, visando consolidar informações, eliminar Ativos obsoletos, ajustar os números dos Ativos identificados na(s) planta(s), com os números contábeis.

E para que essa atualização ocorra de forma assertiva, é essencial a contratação de empresas especializadas na Gestão Patrimonial, mais precisamente na realização de Inventário Patrimonial (Levantamento Físico de bens).

A AXS Consultoria Empresarial - Divisão Patrimonial, realiza Inventários de Ativo Imobilizado em empresas em todo território nacional, empresas dos mais diversos segmentos e portes.

Nossos projetos são realizados com a utilização de ferramentas tecnológicas (APP e Softwares) e nosso quadro de colaboradores é formado por profissionais com qualificações das mais diversas, entre elas, podemos citar: Engenheiros, Peritos em Avaliação, Gerentes de Projetos, Assistentes de Inventário, entre outros.

Tudo isso nos garante precisão e agilidade na realização dos projetos, e sempre visamos atender normas técnicas e também a legislação contábil.

Vamos conversar sobre o projeto de sua empresa!

 



Data: 10/04/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: