Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Balanço Patrimonial e o CPC01 (Avaliação de Ativos)

A importância do CPC01 nos Demonstrativos Contábeis


CPC01 – Avaliação Patrimonial – evite publicar o Balanço Patrimonial sem esse procedimento!

634-01-2021

A realidade para Contadores e Administradores é cada vez mais ter informações realistas e suportadas para aumentar a credibilidade.

  • Contadores agregando credibilidade aos Demonstrativos Contábeis

Manter de forma constante atualizados os saldos das contas, faz parte da rotina de contadores comprometidos com a Gestão Empresarial, entretanto, não basta apenas mantê-los conciliados, é importante que diante das exigências legais e muito cobradas em processos de auditorias, a realização de testes e inventários para validar as consistências apresentadas.

  • A importância do Controle Patrimonial para o Balanço Patrimonial

O Controle Patrimonial para quem não é da área, é a ferramenta de Gestão do Ativo Imobilizado. O Ativo Imobilizado é o conjunto de bens que tem por finalidade o funcionamento da empresa, entre os Ativos Imobilizados de uma empresa, classificamos diversos bens, distribuídos entre as contas patrimoniais como: Móveis, máquinas, veículos, edifícios, terrenos, obras em andamento, entre outras.

Para que esse controle tenha como ser utilizado de forma eficaz, todo um planejamento deve ser colocado em pratica, para sua alimentação (estruturação) e também sua manutenção.

  • Gestão Patrimonial atualizada é fundamental

De forma objetiva, ter o Controle Patrimonial em funcionamento pouco representa, a empresa necessita tê-lo devidamente atualizado, por meio de procedimentos revisados sempre que necessário e também com a realização de Inventários Cíclicos (rotativos) ou Inventários Geral realizados anualmente ou bianualmente.

Importante que a realização de Inventários deve ser feita após o planejamento, pois do contrário é comum ver projetos serem descartados, por não apresentarem segurança em seus resultados.

  • O CPC-01 Avaliação de Ativos e o Teste de Impairment

Entre outras exigências da legislação visando dar maior credibilidade aos informes contábeis é a realização de Avaliação Patrimonial.

Esse procedimento tem primeiramente o objetivo de que a Contabilidade tenha o controle físico e simultaneamente também o controle monetário dos bens que compõem seu parque Patrimonial (Ativo Fixo); na sequencia validar se os ativos não estão superestimados, por meio do Teste de Impairment ou também conhecido como Recuperabilidade dos Ativos.

O Teste de Impairment tem por finalidade comparar o Valor Contabil Líquido (Valor Residual dos Ativos) aos Valores Recuperáveis (obtidos por meio de Avaliação Patrimonial).

O Valor Recuperável de um Ativo é obtido por meio de avaliações, onde são levantadas informações da capacidade de gerar caixa de cada bem ou pela avaliação por similaridade, o maior resultado entre as duas opções deve ser comparado ao Valor Contábil Líquido.

Caso o Valor Residual seja superior ao Valor Recuperável, a empresa (Contador) deverá efetivar um ajuste de Impairment em sua base Contábil, com isso evitar que informações sejam relatadas nos demonstrativos Contábeis superiores ao que o “mercado paga”.

Muita atenção com esse procedimento, pois sua falta resulta em ressalvas de auditoria, muitas vezes relatadas em Notas Explicativas.

  • Ressalvas e Não Conformidades de Auditoria – como evitar

Esse problema pode ser facilmente evitado, quando a empresa define em suas atividades a programação de Inventários e Avaliação dos Ativos periodicamente e apresentando-os de forma espontânea as Auditorias.

Esse procedimento demonstra o compromisso da Gestão com a transparência de seus informes e também seu Resultado.

  • Empresa especializada em levantamento de bens e avaliação de ativos

Para que todo esse processo ocorra e resulte nas melhores informações, visando atender a transparência e credibilidade das informações é fundamental que empresas provisionem em seus budget´s (orçamentos anuais) a realização desse procedimento com empresas especializadas.

  • Inventário Geral do Ativo Imobilizado (CPC-27)
  • Avaliação Patrimonial (CPC-01)

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, realiza projetos em todo território nacional, temos em nosso quadro de colaboradores profissionais com grande vivência e muitos projetos realizados nos principais grupos empresariais do Brasil.

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!

  • São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, São José dos Campos, Osasco, Ribeirão Preto, Sorocaba, Mauá, São José do Rio Preto, Santos, Mogi das Cruzes, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Franca, Guarujá, Praia Grande, Taubaté, Limeira, Suzano, Taboão da Serra, Sumaré, Barueri, Embu das Artes, São Carlos, Indaiatuba, Cotia, Marília, Americana, Araraquara, Jacareí, Itapevi, Presidente Prudente, Hortolândia, Rio Claro, Araçatuba, Santa Bárbara d'Oeste, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Itapecerica da Serra, Itu, Bragança Paulista, Pindamonhangaba, Itapetininga, São Caetano do Sul, Franco da Rocha, Mogi Guaçu, Jaú, Botucatu, Atibaia, Santana de Parnaíba, Araras, Cubatão, Valinhos, Sertãozinho, Ribeirão Pires, Jandira, Birigui, Catanduva, Barretos



Data: 28/04/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: