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Cpnselhos para gestores on-line

Gestão estratégica de Empresas!


Consultoria on-line para empresas de Pequeno e Médio porte!

656-04-2022

A Gestão de empresas não é das tarefas mais fáceis, o dia a dia, o volume de informações e um mercado cada vez mais competitivo, geram demandas muitas vezes desconhecidas pelos empresários e gestores, fazendo com que ações sejam procrastinadas ou mesmo realizadas de forma incorreta.

Vamos entender!

  • Conhecimentos técnicos operacionais

De forma geral empresários iniciam suas empresas “colocando a mão na massa”, e o crescimento vai acontecendo naturalmente, respeitando as particularidades de cada empresa.

Como se diz no mercado a medida que a empresa cresce “faltam braços” aos administradores para fazer com que a empresa opere sob a devida Gestão, e essa Gestão tem um custo relativamente alto, porém, em muitos casos, além dos custos ainda pé comum presenciarmos empresas que não são administradas de forma correta, ou seja, tem sistema e as informações não são extraídas ou mesmo não são alimentadas de forma organizada para serem extraídas.

  • A Gestão Empresarial

O termo Gestão Empresarial resume um volume de procedimentos e técnicas para se obter o controle da empresa.

Muitos empresários não a colocam em pratica por estarem “mergulhados” na operação e estão focados em fazer a empresa funcionar.

Mas será que somente isso é importante?

  • Relatórios e Demonstrativos para acompanhamento e tomada de decisões.

Qualquer empresa, independente do porte (pequena, média ou grande) necessita ter Relatórios Gerenciais, informações consistentes e acompanhadas periodicamente para que correções possam ser colocadas em pratica caso necessário.

Não basta simplesmente atentar-se ao faturamento (vendas).

É muito comum empresas focarem em vender cada vez mais e ganhar cada vez menos, infelizmente isso é resultado de “administração” sem instrumentos de Gestão, é como um avião realizar uma viagem sem seus instrumentos, está voando, mas não se sabe:

  • Qual a altura?
  • Quanto há de combustível?
  • Qual a distancia ao destino e quanto tempo será necessário para se chegar?
  • Qual a temperatura dos motores? Será necessário uma parada técnica?
  • Entre outras questões.

Sem informações o risco de eventualidades é muito grande.

  • O Ponto de Equilíbrio – Break Even Point

Essa deveria ser uma informação que todos os empresários deveriam ter, mas muitos acabam por desconhecer mesmo o termo técnico.

Ponto de Equilíbrio é o numero de vendas que uma empresa deve realizar num período de tempo (mês) para que possa ter resultado zero, ou seja, nem lucro nem prejuízo, entretanto, essa é apenas uma referencia pois o foco deve ser em ter lucro.

Uma vez conhecendo o conceito, é fundamental que empresários possam estruturar as informações de sua empresa para que possa mensalmente acompanhar se a empresa esta acima ou abaixo do ponto de equilíbrio.

  • O impacto do Fluxo de Caixa x Resultados

Há nessa comparação uma grande confusão por grande parte dos empresários, muitos sequer conhecem essas duas analises e acabam muitas vezes por confundir ter caixa com ter lucro.

Na realidade são coisas diferentes. Totalmente diferentes.

Acaba sendo de certa forma comum, vermos empresas com saldos em caixa resultantes de antecipações de recebíveis ou mesmo com empréstimos (capital de Giro0 entre outras linhas de credito, sem se quer saber se a empresa esta gerando resultados suficientes para superar esse custo financeiro ou mesmo se vai gerar caixa para cumprir os compromissos futuros.

Resultado Positivo é a capacidade de gerar lucro periodicamente, independente de estar com dinheiro em caixa ou não, entretanto, se a empresa não gerar lucro, o caixa estará comprometido ou comprometerá o futuro da empresa em breve.

  • Lucros ou Prejuízos – essas informações são fundamentais pata a continuidade da empresa!

Ter de forma clara, mesmo que gerencialmente com base em informações financeiras, estruturando uma DRE com base em sistemas financeiros e não contábeis, é de grade valia a gestão, é possível dar um norte a Gestão.

  • Gestão Estratégica – produtos e serviços, mercado de atuação, público!

Entender o conjunto de informações sobre quais produtos e serviços focar para vender, se as margens são atrativas ou não, se o custos fixos estão sendo absorvidos na operação e também se o foco do público está correto, ou haverá necessidade de pivotar com estratégias diferenciadas, são pontos que podem e devem ser colocados para a discussão!

  • Os preços estão sendo compostos de forma correta? Está valendo a pena vender?

Muitos empresários acabam definindo seus preços com base em Markup, ou seja, agregam um fator sobre o custo do produto, e acabam confundindo esse markup com margem bruta.

A formação dos preços a cada cliente que trabalhamos nos surpreendemos com os “conceitos” utilizados, a falta de informação com certeza acaba comprometer o futuro da maioria das empresas.

Mas isso pode ser resolvido, basta inicialmente ter a consciência de buscar ajuda em assuntos que não tem o domínio e identificar profissionais qualificados para ajudar a solucionar.

  • Algumas horas semanais podem fazer toda a diferença e definições de estratégias!

A consultoria On-Line pode com certeza ser uma ação favorável a empresas, pois, ná requer grandes investimentos e pode “clarear” duvidas e definir estratégias internas e também mercadológicas, visando que empresas busquem aumentar sua lucratividade.

 

Vamos conversar a respeito?

Walber Almeida Xavier de Sousa

contato@axsconsultoria.com.br

www.axsconsultoria.com.br

Wats: (15) 991051487 ou (15) 988151487

 



Data: 24/04/2022




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