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Informações importantes

Dicas de especialistas em Gestão Patrimonial


Como implantar o Controle do Ativo Imobilizado?

482-05-2020

A ferramenta Controle Patrimonial vem ganhando espaço na Gestão Empresarial fortemente, principalmente entre empresas que tem a cultura ou estão estruturando-se para implantar a cultura organizacional.

O que é o Ativo Imobilizado?

O Ativo Imobilizado é o conjunto de bens patrimoniais (tangíveis) que tem por objetivo principal a realização das atividades da empresa.

O Ativo Imobilizado é sub-dividido em diversas contas, entre elas:

  • Edifícios e Construções
  • Terrenos
  • Máquinas e Equipamentos
  • Móveis e Utensílios
  • Veículos
  • Equipamentos de Informática
  • Obras em Andamento
  • entre outras

Cada Patrimônio da empresa deve ser classificado em uma das contas acima para que então seja administrado no Controle Patrimonial.

A Implantação do Controle Patrimonial

É fundamental para que o Controle Patrimonial tenha eficácia em seu funcionamento, que a empresa tenha de forma clara quais são as finalidades e os objetivos dessa implantação.

  • Deseja ter somente o controle somente físico?
  • Deseja ter o controle físico e monetário?
  • Necessita atender exigências de Auditorias ou de Conselhos?
  • Quais as informações que deseja controlar especificamente?

De forma geral, há informações que naturalmente são inseridas na implantação do Controle do Ativo Patrimonial, entretanto, diante de necessidades específicas, a implantação pode ser “enriquecida” ou acrescida de outras mais, porém, é fundamental que tais informações catalogadas sejam devidamente alimentadas e administradas no sistema de Controle Patrimonial da empresa, para que não sejam consideradas apenas mera formalidade.

A seguir vamos relatar as etapas fundamentais para que a implantação possa ser realizada com êxito.

O Planejamento e Mapeamento

Uma vez definido as necessidades do Controle Patrimonial (Controle do Ativo Imobilizado ou Ativo Fixo), os objetivos da empresa devem ser explanados para então serem traçadas as ações.

  • A realização contemplará todos os bens patrimoniais ou apenas os bens que atendam as exigências dos CPC´s com valores superiores a R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais)?
  • Todas as plantas (unidades) farão parte desse projeto?
  • A realização será conduzida por empresa especializada e acompanhada pela equipe interna, ou o projeto será executado integralmente pela equipe interna?
  • Qual a data de início do projeto, tempo de execução e data prevista da finalização do projeto?
  • Caso a realização seja por meio da equipe interna, qual será a formação da equipe?
  • Os membros da equipe, tem conhecimentos técnicos básicos para a realização do projeto?
  • Qual o volume de itens estimados a serem inventariados?

Com as informações acima definidas, as próximas etapas podem ser então colocadas em pratica.

Confecção das Placas de Identificação

Uma vez definido o volume estimado de itens a serem inventariados é importante dar início ao processo de produção das placas de identificação.

Essas placas devem ser produzidas por indústrias especializadas e a definição de quais produtos (tipos de placas) utilizar é fundamental para que atendam cada tipo de bem e ambiente.

Placas em alumínio, poliéster, R.F.I.D (Informações por Rádio Frequência), auto-adesivadas ou não, entre outras informações.

Importante também atentar-se ao volume de placas a serem produzidas, visto que uma vez que, quando não há de fato a precisão no volume de itens, é imprescindível que a fabricação das placas seja definida com certa margem de erro, ou seja, um volume maior que o estimado seja produzido, para que não ocorra a falta de placas no processo do inventário.

O Inventário Patrimonial e a Catalogação

A realização do Inventário Físico somente pode ser iniciada mediante a posse das placas de identificação.

Com as placas em poder da equipe, deverá ser definido onde quais membros da equipe iniciarão seus trabalhos, e também serem orientados para que colocação das placas seja realizada de forma que não atrapalhe o funcionamento do bem e também não o danifique esteticamente, geralmente as placas são fixadas em locais de pouco acesso para que não sejam facilmente retiradas indevidamente.

Com as informações a serem catalogadas definidas, é fundamental que a equipe se atente a esses parâmetros, para que a base patrimonial seja alimentada com uniformidade.

Informações que geralmente são catalogadas são:

  • Número do bem
  • Data de aquisição
  • Valor
  • Unidade (fabrica ou loja)
  • Andar
  • Centro de custos
  • Unidade de negócio
  • Responsável
  • Descrição completa
  • Fornecedor
  • Número de serie
  • Tag
  • Dimensões
  • Observações
  • Cor
  • Ano de fabricação
  • Modelo
  • Entre outras

Um Inventário conduzido de forma profissionalizada é fundamental que cada patrimônio tenha ao menos uma foto digitalizada para documentar de fato o Ativo Imobilizado.

Revisão e Padronização das informações

Finalizado todo o levantamento físico, é fundamental que seja feito um trabalho na base de consolidação, ou seja, na planilha onde todas as informações foram alimentadas, para que correções sejam realizadas e também informações faltantes identificadas sejam revisadas.

Erros de ortografia, digitações de valores inconsistentes, entre outros é muito comum serem identificados.

Conciliação, Saneamento e Cotejamento

Quando a empresa dispõem de algum tipo de Controle dos Ativos mesmo que paralelo, informal, ou mesmo desatualizado, é de grande importância que essa base seja disponibilizada a equipe que faz a Gestão do Inventário, para que haja um cruzamento das bases, também chamada de Conciliação Físico x Contábil, onde inconsistências são identificadas e possíveis sobras ou falta de bens, sejam devidamente analisadas, para serem “re-inventariadas” ou registradas como um “Ajuste de Inventário”.

Após todos os ajustes serem finalizados, a base de Inventário está enfim concretizada.

Relatórios Finais de Inventário Patrimonial

Diante da posse dos relatórios finais, é de grade importância que essas informações sejam inseridas num sistema ERP (Sistema de Gestão Patrimonial), para que essas informações não se percam ou sejam alimentadas e administradas em planilhas Excel.

Geralmente as informações de Inventários podem ser integradas no Sistema de Gestão por meio de importação de informações, diante do layout de cada sistema.

Quando o sistema não permite tal importação, é fundamental que a digitação de item a item seja efetivada para que a Gestão Patrimonial ocorra por meio de um sistema.

Validação ou revalidação de Procedimentos e Treinamentos

Todo o trabalho de Inventário pode ser perdido, ou danificado aos poucos, caso a empresa não disponha de procedimentos devidamente validados e definidos personalizados a sua realidade.

É fundamental que um passo a passo, seja devidamente descrito e discutido com a equipe que fará a Gestão Patrimonial e a Equipe de Inventário, e que um treinamento possa ser colocado em prática antes e após todo o processo.

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial

A AXS Consultoria Empresarial, é especializada na realização de Implantação e Atualização do Controle Patrimonial, realizamos todas as etapas desde o Planejamento até a entrega de Laudos de Avaliação Patrimonial atendendo normas técnicas e legislação.

Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados, com experiência em projetos de grande porte em empresas com plantas distribuídas em todo território nacional.

Todo o processo de Inventário e Avaliação Patrimonial tende a ser melhor estruturado quando realizado por especialistas, entretanto, ainda é comum, empresas optarem pela realização do projeto com a equipe própria e aborta-los, seja em função da falta de conhecimentos técnicos, ou mesmo em razão da divisão da equipe responsável com tarefas do Inventário e de suas atividades anteriores ao Inventário.

Sua empresa não pode correr esse risco!

Vamos conversar a respeito do Controle do Ativo Imobilizado de sua empresa.

 

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
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  • Business Valuation
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  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!



Data: 18/05/2020




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