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Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



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Administração do Ativo Imobilizado

Gestão e Manutenção do Controle Patrimonial


Avaliação e Controle de Ativos – entenda os benefícios – dicas de especialistas!

646-02-2022

O Controle Patrimonial mais que uma obrigação legal, traz também benefícios a Gestão com a manutenção do Patrimonio Empresarial, além de otimização na tomada de decisões.

  • O que é o Controle Patrimonial?

O Controle Patrimonial é o processo de se administrar o Ativo Imobilizado de uma empresa, seja esse controle por meio de Software (ERP) ou mesmo planilhas eletrônicas (EXCEL).

O Controle Patrimonial, também conhecido como Controle de Ativos, tem por objetivo, de forma individualizada controlar todos os bens do Ativo Imobilizado.

Ativo Imobilizado são os bens que tem por objetivo a operação de empresas, e os mesmos são tratados contabilmente em contas como:

  • Edifícios e Construções
  • Terrenos
  • Máquinas e Equipamentos
  • Móveis e Utensílios
  • Veículos
  • Obras em Andamento
  • Bens em Poder de Terceiros
  • Entre outras...
  • Como estruturar o Controle do Ativo Imobilizado?

Para uma eficiente Gestão do Controle do Ativo Imobilizado, é fundamental ter claro quais são os objetivos da empresa.

Controle total físico e monetário, apenas controle físico, controle físico atendendo determinação do CPC27 (bens com valores superiores a R$ 1.200,00), entre outros.

É de grande importância que a empresa utilize um software de Gestão de Ativos ou um módulo em seu ERP de Gestão Patrimonial e mantenha sob Gestão toda a movimentação em seu patrimônio por meio de procedimentos.

  • Qual a periodicidade de controles para a Gestão eficiente.

Uma vez definido um procedimento padrão para a gestão dos bens do Ativo Imobilizado, é muito importante uma analise para definir se o mesmo atende as particularidades da empresa, caso positivo, a cultura de Gestão Patrimonial deve ser implementada na empresa, com a divulgação de informações a área responsável, sempre que movimentações ocorram, entre elas:

  • Aquisições
  • Baixas
  • Transferência entre centros de custos, unidades ou contas

Outro fator importante também e está sob total Gestão do Controle Patrimonial é a definição da Depreciação Fiscal e Societária mensalmente, para a tomada de decisão e também para o benefício fiscal.

  • Os benefícios do Controle Patrimonial aos Demonstrativos Contábeis

Acaba sendo comum profissionais das áreas de Contabilidade e Administração de forma geral se depararem com Balanços Patrimoniais e DRE’s (Demonstrativos de Resultados do Exercício), que reportam informações do Ativo Imobilizado que não representam a realidade, ou seja, valores totalmente desatualizados, ou mesmo, números reportados que sequer estão conciliados, ou seja, não contemplam de forma correta todos os bens existentes na empresa.

Ao iniciar uma análise e identificar a situação acima, com certeza a credibilidade desse processo (análise) estará comprometida, pois o Ativo Imobilizado de forma geral tem grande representatividade monetária em empresas e requer todo um cuidado em sua Gestão.

É de grande importância manter os números do Ativo Imobilizado sob controle, com a manutenção das informações e também a realização periódica de Inventários para dar consistência aos números contábeis.

  • O Seguro de empresas sem informações consistentes do patrimônio segurado

Empresas costumam anualmente renovar o Seguro Patrimonial, evitando com isso, possíveis perdas com sinistros, seja em seus estoques ou mesmo em seu patrimônio.

Os estoques de forma geral, tem uma circulação relativamente rápida, com isso, mantem seus valores atualizados, quando há um acompanhamento.

Quando falamos do Ativo Imobilizado, muitas empresas, acabam efetivando o Seguro Patrimonial, com base nos números da Contabilidade, sem que o Controle Patrimonial seja consultado.

É uma grande falha da Gestão.

Os números contábeis de forma geral se não são atualizados anualmente por meio do Ajuste de Avaliação Patrimonial, não reportam a realidade e dessa forma a empresa estará efetivando um seguro menor que o patrimônio exige, ou mesmo adicionando uma “gordura” buscando evitar qualquer surpresa indesejada.

É um erro, o seguro patrimonial deve ser definido com base o analítico do Ativo Imobilizado devidamente atualizado anualmente, se não em sua totalidade, mas nos itens que compõe o 80/20, itens de maior representatividade monetária.

  • A Recuperação Judicial exige o controle analítico dos bens do Ativo Imobilizado

A Recuperação Judicial é um processo indesejado por empresários, entretanto, não deixa de ser uma alternativa jurídica quando empresas passam por dificuldades tornando a empresa quase que insolvente.

Nesse momento onde os recursos financeiros tornam-se praticamente escassos, uma série de exigências serão colocadas como obrigatórias para a aceitação do processo de RJ, gestores caso não tenham o Controle Patrimonial sob gestão, irão se deparar com essa exigência.

Muitas vezes um custo em momento inoportuno, pela falta de existência e manutenção de um Controle que poderia ter sido implantado em exercícios anteriores.

O Inventário e a Avaliação dos Ativos é um dos itens exigidos em processos de Recuperação Judicial.

  • Valuation – Avaliação Empresarial, requer o controle de Ativos e sua Avaliação atualizada.

Empresários que nunca vivenciaram um processo de aquisição ou venda de uma empresa, devem estar buscando informar-se, pois, acaba sendo uma tendência esse processo vir a acontecer em empresas “promissoras” ou seja, lucrativas ou não, mas com longevidade (anos de existência).

Apresentar todo um estudo de uma empresa, com projeções de Resultados, valores atualizados a Valor Presente e ter o Caixa, o Endividamento e o Ativo Imobilizado, são fatores fundamentais num processo de negociação empresarial.

  • Levantamentos detalhados anualmente para Laudos de Incorporação

Empresas que vivenciam no presente ou futuramente o processo de Fusão ou Incorporação, com certeza deverão estar devidamente documentadas e atualizadas com as informações contábeis, visto que um laudo deverá ser estruturado para esse processo, óbvio que o laudo somente será apresentado diante de um processo de Due Deligence (Auditoria), e é parte integrante de todo esse processo o Inventário e Avaliação Patrimonial acompanhado também de um Laudo específico referente ao Ativo Imobilizado.

  • AXS Consultora Empresarial mais de 10 anos atuando com Inventários e Avaliações de Ativos

Somos especialistas em Gestão Patrimonial, realizamos todas as etapas para a implantação ou atualização do Controle Patrimonial, entre elas:

  • Planejamento do projeto
  • Definição de equipes internas e externa
  • Mapeamento das áreas (unidades) e itens
  • Confeccionamos as placas de identificação
  • Catalogamos detalhadamente todos os Ativos
  • Conciliação físico x contábil
  • Saneamento das sobras
  • Auditoria no projeto
  • Relatórios analíticos dos Ativos
  • Avaliação Patrimonial – Vida Útil, Valor Justo de Mercado, Valor para Seguro, Avaliação para Financiamentos, entre outras.
  • Teste de Impairment – Recuperabilidade de Ativos – Apuração do Valor Recuperável.
  • Laudos de Avaliação Patrimonial – atendendo Normas Técnicas e a Legislação Contábil.

Nossos projetos são realizados em todo território nacional e contamos com profissionais com grande vivencia de mercado, sempre buscando uma atualização de forma continuada, seja de forma teórica como também pratica.

Vamos discutir o projeto Patrimonial de sua empresa.

https://youtu.be/fDxOW146IuU

https://youtu.be/pM1swNut7O0

https://youtu.be/NcE9yheVsMc

https://youtu.be/-6PACeAp2X4

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!

  • São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Vitoria, Salvador, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luiz, Fortaleza, Belém, Natal, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia, Palmas, Manaus, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, BSB, Maceió, Piripiri, Ipirá, Uruará (por decisão judicial), Escada, Itaberaba, São Félix do Xingu, Penedo, Camocim, Santo Amaro, Viana, Palmares, Bezerros, Euclides da Salvador, Brasília, Fortaleza, Recife, Belém, Goiânia, São Luís, Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, João Pessoa, Jaboatão dos Guararapes, Feira de Santana, Cuiabá, Aracaju, Ananindeua, Aparecida de Goiânia, Vila Velha, Olinda, Serra, Campina Grande, Cariacica, Anápolis, Caucaia, Vitória, Vitória da Conquista, Paulista, Caruaru, Santarém, Petrolina, Juazeiro do Norte, Mossoró, Juazeiro, Várzea Grande, Imperatriz, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Arapiraca, Maracanaú, Marabá, Luziânia, Cachoeiro de Itapemirim, Dourados, Palmas, Sobral, Rondonópolis, Parnamirim, Cabo de Santo Agostinho, Castanhal, Rio Verde, Nossa Senhora do Socorro, Jequié, Lauro de Freitas, Timon, Caxias, Parnaíba, Camaragibe, Parauapebas, Alagoinhas, Abaetetuba,



Data: 27/02/2022




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