O Controle de Patrimonio, requer procedimentos validados e acompanhamento periódico.
Anos atrás, parte das empresas despertaram o interesse em realizar a Gestão do Controle Patrimonial, ou seja, controlar suas riquezas, seus Ativos Imobilizados também chamados Ativos Fixos, com isso, procedimentos foram definidos e colocados em pratica, entretanto, a Gestão Empresarial por meio de técnicas e praticas vem constantemente atualizando seus padrões.
A Gestão Patrimonial requer uma série de práticas e procedimentos para que empresas possam ser consideradas seguras, com informações atualizadas e transparentes.
A realização de Inventario Patrimonial periodicamente é uma ferramenta de grande importância, inicialmente deve ser realizado por empresa ou profissionais independentes (Consultoria Especializada) para que o levantamento ocorra de forma não tendenciosa, ou seja, sem qualquer vício.
Após alguns meses essa pratica pode ocorrer (Inventário Rotativo) pela equipe interna da empresa, para validar o conteúdo, entretanto, deve ser analisado pela equipe contábil ou de controladoria quando a empresa possui.
O levantamento quando realizado de forma profissional, atende algumas regras que com certeza darão maior credibilidade a Gestão, além de enriquecer o trabalho, podemos citar alguns itens que são parte fundamentais:
- Inventário físico geral
- Confecção e colocação de placas de identificação em alumínio flexível, com numeração sequencial, código de barras e logotipo da empresa contratante.
- Catalogação detalhada dos bens inventariados (fornecedores, numero de serie, dimensões, unidade de localização, centro de custos, TAG, entre outras)
- Foto digitalizada dos itens
- Laudos atendendo a legislação – lei 11638/07, além dos respectivos CPC´s e normas ABNT e IBAPE.
- Teste de Impairment, Valor Justo, Vida Útil Econômica, Valor Residual, entre outros.
- Conciliação com sistema em uso ou com dados contábeis.
Essas praticas farão com que os serviços uma vez implantados, possam ser revalidados pela empresa contratante ou mesmo por profissionais independentes.
A AXS Consultoria Empresarial, esta situada na cidade de Sorocaba-SP e tem equipes especializadas nos serviços de Inventário e Avaliação Patrimonial, e atende todo o território Nacional.
Nossos serviços são realizados por meio de software e ao final disponibilizamos aos clientes relatórios com o layout necessário para a importação em seus ERP´s.
Alguns clientes que realizamos os serviços: Grupo Goop, IDS Laboratórios e Analises, Catarina Outlet, Esporte Clube Vitoria, Sicob, entre outros.
Vale ficar atento!!!
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ
E-mail: contato@axsconsultoria.com.br
+55 (15) 991051487 – (15) 988151487
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.
Formação Acadêmica:
- Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
- Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
- MBA em Gestão Empresarial (FGV)
Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.
- Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
- Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
- Gestão Estratégica de Custos
- Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
- Software de Gestão Patrimonial
- RFID – Identificação por Rádio Frequência
- Business Valuation
- M&A – Fusões e Aquisições
- Teste de Impairment (Recuperabilidade)
Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!