Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação de Ativos e sua importância em Laudos!

Especialistas em Avaliação Patrimonial!


A apuração da Mais Valia do Ativo Imobilizado!

669-06-2021

Assim como em outros grupos de contas, o Ativo Imobilizado concentra parte representativa da Mais Valia com maior complexidade em sua apuração.

  • O Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado é o conjunto de bens que tem por objetivo a operação da empresa, sua Gestão se dá por meio do Controle Patrimonial, onde todos os bens distribuídos em contas especificas de acordo com a classificação contábil determinada, entre elas: Edifícios, Terrenos, Móveis, Máquinas, Veículos, Obras em Andamento, Equipamento de Informática, entre outras.

A Administração dos bens do Ativo Imobilizado deve ser realizada de forma individualizada, ou seja, bem a bem, para que o controle de valores como: Custo de Aquisição, Depreciação Mensal e Acumulada, sejam devidamente controlados e apresentados quando questionados, seja pela Gestão ou Fisco.

  • O efeito da Depreciação no Ativo Imobilizado

A Aquisição do Ativo Imobilizado deve ser registrada contabilmente em conta especifica no grupo do Ativo Não Circulante no Balanço Patrimonial, e sua Depreciação Mensal é despesada, gerando benefícios Fiscais à empresas tributadas pelo Lucro Real, além dos benefícios com informações para tomada de decisão; a Depreciação Mensal deve ser Acumulada em conta específica redutora no Ativo Não Circulante, que chamamos de Contas de Depreciação Acumulada.

Importante atentar-se aos limites impostos por meio de Instrução Normativa da Receita Federal para a Depreciação Anual, com taxas específicas por grupo de Ativos.

Outro fator importante é que a Depreciação utilizada fiscalmente, de forma geral em nada corresponde com a Vida Útil do bem, para que a empresa tenha a Depreciação Real é importante que uma analise geral de seus Ativos seja realizada e essa análise chamamos de Avaliação Patrimonial, onde todos os bens terão sua Vida Útil definida ou redefinida.

  • O Conceito de Mais Valia

Entende-se por Mais Valia o valor adicional (quando falamos em Ativo Imobilizado) superior aos números registrados na Contabilidade.

Para se apurar esse valor, deve-se realizar a Avaliação Patrimonial Total ou Parcial dos bens do Ativo Imobilizado e por meio da apuração do Valor Justo de Mercado, definir o valor de cada Ativo.

A Mais Valia nesse caso, é a diferença entre o Valor Justo de Mercado deduzido do Valor Contábil Líquido ou Valor Residual dos bens.

  • Valor Contábil Líquido x Mais Valia x Goodwill (Ágio ou Deságio)

Na sequência vamos esclarecer de forma objetiva algumas nomenclaturas utilizadas no meio Contábil principalmente quando analisamos Laudos de Avaliação.

  • Valor Contábil Líquido ou Valor Residual:- é o valor que o bem está registrado na Contabilidade, é formado pela diferença entre o Valor de Aquisição deduzido da Depreciação Acumulada.
  • Valor Justo de Mercado:- é o valor apurado em Avaliações Patrimoniais por meio da similaridade, respeitando e obedecendo normas técnicas, com base na semelhança das características e capacidades dos Ativos.
  • Mais Valia:- é a diferença entre o Valor Justo de Mercado e o Valor Contábil Líquido, esse valor deve ser sempre destacado isoladamente quando ocorrer avaliação de Ativos para Laudos de PPA (Alocação do Preço de Compra).
  • Impairment Test:- é a apuração do Valor Recuperável e comparado ao Valor Contabil Líquido, e caso o Vl. Contábil Líquido esteja superior ao Vl. Recuperável, haverá então o Ajuste de Impairment.
  • Goodwil:- é a diferença entre o Valor de Venda ou Comora (Valor Realizado) de uma empresa comparado ao Valor Justo de Mercado.

Esse valor pode ser positivo ou negativo e também é chamado de Ágio ou Deságio, dependendo da situação; também deve ser apurado isoladamente quando utilizados em laudos de PPA.

  • A Avaliação Patrimonial (CPC01)

O CPC01 Avaliação de Ativos, é claro quando determina a realização da Avaliação do Ativo Imobilizado anualmente, essa Avaliação tem por objetivo evitar distorções nas Demonstrações Contábeis, como valores superestimados de Ativos que encontram-se obsoletos ou que diante de atualizações tecnológicas ou de mercado, tem seus itens produzidos descontinuados e não mais representam ou vão gerar a riqueza inicialmente para que foram adquiridos, com isso, deve -se apurar o Valor Recuperável do Ativo e caso necessário realizar o Ajuste de Impairment.

  • Apuração do Valor Justo de Mercado

A definição do Valor Justo de Mercado é uma das mais comuns dentre as Avaliações do Ativo Imobilizado, a mesma é obtida, por meio da comparabilidade de bens com as mesmas características, ou seja, similaridade.

Mesmo que o Ativo tenha saído de linha, ou esteja totalmente depreciado, após anos de utilização, é possível realizar sua Avaliação, entretanto, um check-list, com informações e características do bem, deve ser colocado em pratica, visando enriquecer a base para então iniciar o processo de Avaliação.

  • Informações para serem utilizadas em Laudos

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos, é especializada em Levantamentos Patrimoniais (Inventários e Avaliações) em empresas de todo território nacional independente do segmento de atuação ou porte da empresa.

Nossos projetos tem por objetivo atender especificações técnicas e também a legislação e são sempre realizados por peritos (Coordenadores e gerentes de projetos) com a utilização de aplicativos e softwares o que nos garante agilidade e precisão as informações.

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!

  • Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Maceió, Arapiraca, Manaus, Parintins, Macapá, Santana, Salvador, Feira de Santana, Fortaleza, Caucaia, Brasília, Vila Velha, Serra, Goiânia, Aparecida de Goiânia, São Luís, Imperatriz, Belo Horizonte, Contagem, Campo Grande, Dourados, Cuiabá, Várzea Grande, Belém, Ananindeua, João Pessoa, Campina Grande, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Teresina, Parnaíba, Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Natal, Mossoró, Porto Velho, Ji-Paraná, Boa Vista, Rorainópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Joinville, Florianópolis, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Paulo, Guarulhos, Palmas, Araguaína



Data: 02/07/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: