Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Especialistas em Avaliação Patrimonial para seguros!

Laudos de Avaliação - segurança para sua empresa!


Seguro Patrimonial sem o Laudo de Avaliação, fique atento aos sinistros!

595-02-2021

De forma geral empresas de todos os segmentos realizam o Seguro Patrimonial, a grande maioria, acabam por cometer um erro que pode ser vital!

  • O que estamos segurando?

Quando se discute a apólice de Seguro Patrimonial, de forma geral é comum inserir itens como:

  • Estoque
  • Lucro cessantes
  • Ativo Imobilizado

Nosso foco nesse artigo será exclusivamente com relação ao Ativo Imobilizado, os bens patrimoniais da empresa, formados por:

  • Edifícios
  • Máquinas
  • Móveis e utensílios
  • Equipamentos de informática
  • Entre outros.
  • Qual o valor do Patrimonio a ser segurado?

Toda atenção deve ser dada a esse fator, qualquer cálculo indevido, pode encarecer a apólice de seguro ou deixar parte dos bens desprotegidos e com isso colocar em risco a continuidade da empresa num possível sinistro.

É fundamental estar respaldado com material consistente nessa definição, até mesmo para possíveis auditorias que possam vir a ser realizadas.

  • Qual a base devemos utilizar para definir esse valor?

Algumas empresas quando não dispõem do Controle Patrimonial (controle dos bens do Ativo Imobilizado / Ativo fixo) acabam definindo o Valor do Seguro baseado nos saldos contábeis.

Esse é um grande “erro”!

Após a lei 11638/07, as empresas foram impossibilitadas de realizar a Reavaliação de seus Ativos, com isso, os bens passaram a ser depreciados mensalmente sem poder ter seus valores de mercado inseridos ou atualizados na Contabilidade.

Diante disso é muito comum vermos Balanços Patrimoniais relatando Ativo Imobilizado com valores muito abaixo do que realmente representam.

Os números da Contabilidade não são mais parâmetros para esse processo.

  • É vantagem definir um valor menor para ter um custo menor na apólice?

Nessa definição dos valores, não cabe qualquer valor, pois superestimar o Patrimônio, sua empresa estará pagando um custo maior pelo seguro, além de não garantir que receberá (em caso de sinistro) o valor segurado, pois os ressarcimentos ocorrem baseados nos bens sinistrados, por outro lado, utilizar-se de valores abaixo do real valor dos bens, poderá gerar sim uma economia no fechamento da apólice, entretanto, sua empresa ficará parcialmente protegida, seja num sinistro total ou mesmo parcial.

Cuidado com essa definição!

  • O que acontece quando um sinistro ocorre?

Quando um sinistro ocorre, imediatamente as seguradoras realizam todo o levantamento físico e documental para iniciar os procedimentos da possível cobertura, e com certeza focam em minimizar os valores a serem reembolsados aos clientes (segurados).

O rateio é um dos critérios que são colocados em pratica após todo o levantamento dos bens sinistrados, por meio dessa técnica, empresas que imaginavam estar totalmente protegidas num sinistro parcial, podem perder alguns milhões de seu patrimônio, em função de definições incorretas e simultaneamente um custo menor em suas apólices de seguro.

  • Será que estamos cobertos de fato?

Sua empresa somente estará segurada por completo, caso tenha um analítico de todos os bens e esses bens estiverem devidamente avaliados, com base em normas da ABNT (14653) e também procedimentos do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), para isso é fundamental ter tudo isso devidamente documentado.

  • A importância do Laudo de Avaliação Patrimonial

Quando se tem em mãos um Laudo de Avaliação Patrimonial realizado especificamente para fins de seguro, a situação por completo se modifica, ou seja, sua empresa estará embasada em Avaliações de mercado, documentada com fotos e preço pesquisados baseados nas características dos bens e o mais importante tudo realizado por peritos em Avaliação.

  • Especialistas de Inventário e Avaliação Patrimonial

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial atua no segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento de bens do Ativo imobilizado) em empresas de todo território nacional.

Nossos serviços visam atender normas técnicas ABNT e IBAPE e também a legislação contábil, e sempre são validados por empresas de auditoria e certificadoras.

Temos diversos “cases” de projetos realizados para empresas dos mais diversos segmento e porte.

  • Em alguns casos a discussão se estende em ações judiciais!

Sabemos que os pagamentos de alguns sinistros quando há impasse na definição de valores, são discutidos no judiciário, entretanto, é importante nos atentarmos que levar uma discussão ao judiciário, sem estar provido de laudos, documentos fiscais e outras provas, pode fortalecer muito a seguradora.

Sua empresa não pode correr esse risco!

 

Vamos conversar sem compromisso!



Data: 18/02/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: