Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Gestão Patrimonial de Ativos em Poder de Terceiros

Inventario de Ativos em Poder de Terceiros


Bens em Poder de Terceiros – sua empresa administra?

708-11-2024

O inventário de bens em poder de terceiros é primordial para uma boa gestão dos ativos e a manutenção do controle patrimonial, ainda mais se os bens estiverem a tempos fora das instalações da empresa. É importante realizar o inventário destes bens para manter o controle e segurança dos ativos, por estarem em posse de terceiros os ativos estão mais suscetíveis a perdas e danos, e realizar o inventário permite a garantia que os ativos estão seguros, em boas condições e principalmente sob Gestão. Além disso, é importante manter a transparência e responsabilidade com seus parceiros e reforçar o papel de ambas as partes na gestão dos bens.

Com o inventário dos bens em poder de terceiros em dia, é possível manter as informações contábeis precisas, já que estas impactam no balanço patrimonial e refletem corretamente no valor total do ativo imobilizado. Como também, o inventário permite aperfeiçoar o planejamento de rastreabilidade e manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas, evitando a deterioração dos bens, o que pode acarretar negativamente a operação ou produção, além de impactar na desvalorização do ativo e na possibilidade da realização do Ajuste de Impairment dependendo da relevância do bem. Além disso, ter o registro atualizado permite uma melhor tomada de decisões estratégicas, como a venda, ou retorno desses ativos para a empresa, com a possibilidade de realoca-los em outra demanda.

Por outro lado, para a realização é necessário tomar algumas medidas, como: iniciar identificando todos os bens que estarão sob posse de terceiros, esse mapeamento administrativo pode e deve ser realizado por meio de relatórios patrimoniais, e-mails, relatórios fiscais com a saída de ativos, entre outras informações, detalhar suas características, número de série, localização e informações especificas de cada ativo. Então, é imprescindível que o relacionamento com terceiros esteja documentado via contrato e documentos fiscais, onde estará claro as responsabilidades de cada parte em relação ao uso, conservação, manutenção e devolução do ativo, além de questões tributárias quando for o caso.

É importante que durante o tempo previsto de utilização do bem sejam realizadas auditorias periódicas agendadas previamente e aleatórias com o alinhamento entre as partes, para verificar as condições de uso, se os bens estão sendo utilizados corretamente, se mantem sua funcionalidade e se estão sendo cumpridas as exigências postas em contratos assinados previamente. Para que se mantenha atualizado o registro dos bens é fundamental que a comunicação entre as partes seja efetiva, qualquer movimentação, manutenção necessária ou mudança de local do bem deve ser comunicada para que possa ser registrada no controle patrimonial imediatamente e evitar assim inconsistências na gestão patrimonial.

O inventário periódico dos bens é uma boa prática que deve ser mantida mesmo com todo o passo a passo anterior sendo seguido. A periodicidade do mesmo deve ser definida de acordo com a importância estratégica do bem em questão, o processo pode ser anual, semestral ou até mesmo trimestral, variando de acordo com a possibilidade e necessidade de cada ativo.

Estas etapas irão garantir um registro confiável e seguro, preservar o valor e a funcionalidade dos ativos e assegurar a transparência nos registros contábeis da empresa.

Para que todo esse processo seja validado e realizado de forma profissionalizada e sem qualquer tendência que possa colocar em questão a sua realização, é importante que o mesmo seja conduzido por consultorias independentes, contratadas para a realização do levantamento físico de bens em poder de terceiros, isso com procedimentos de evidenciação in loco quando tratar se de ativos com grande relevância monetária, e também em alguns casos, por meio do processo de circularização com a validação por meio de registros fotográficos ,documentados por meios magnéticos.

A AXS Consultoria Empresarial é especializada em gestão do ativo imobilizado, realizando projetos de levantamento de campo, in loco, inclusive com a realização de inventários de bens em poder de terceiros em todo o Brasil, para isso contamos com um time de profissionais qualificados e equipes distribuídas nos principais centros empresariais do Brasil, para a sua efetiva realização, não corra riscos com o patrimônio de sua empresa, entre em contato, vamos discutir e planejar a realização do melhor inventário patrimonial dos ativos em poder de terceiros.

Aguardamos você!

www.axsconsultoria.com.br

www.testedeimpairment.com.br

www.placadeativofixo.com.br

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor Executivo

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • MBA em Marketing Estratégico – (Athon)

Leonardo Moreira Xavier de Sousa – Diretor Operacional

  • Graduado em Engenharia Mecânica (Facens)
  • MBA em Gestão de Negócios (UNISO)

Lucas Moreira Xavier de Sousa – Diretor Operacional

  • Graduado em Engenharia Mecatrônica (Facens)

Soluções Patrimoniais

  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Laudos Conclusivos
  • Gestão do Ativo Imobilizado

Organizamos o Ativo Imobilizado de Empresas em todo Brasil!

 



Data: 10/11/2024





Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: