Avaliação de Maquinas e Equipamentos, a complexidade requer profissionais qualificados!
674-01-2024
- A busca por Consultoria Especializada em Avaliação de Ativos
O mercado de forma geral oferece empresas e profissionais dos mais diversos níveis de conhecimento e capacidade técnica, no segmento de inventário e avaliação patrimonial não é diferente.
A triagem para a definição num processo de avaliação deve ser pautada não apenas em preço do serviço, isso porque, torna-se comum para quem esta no mercado ouvir relatos de clientes que tiveram que refazer, ou contratar outra empresa, para corrigir falhas identificadas em alguns projetos, diante disso, a necessidade de atentar-se.
- O processo de Avaliação não é simplesmente cotar valores/preços
A base para um processo de Avaliação de Ativos de forma geral é a busca por valores de itens similares, é óbvio que em alguns casos a dificuldade em se obter é grandiosa, isso em razão de alguns pontos como os citados abaixo:
- Bens não mais fabricados no mercado
- Itens importados
- Ativos desenvolvidos pela própria empresa
- Entre outros fatores
- Pontos importantes no quesito avaliação
A Avaliação de forma geral prende-se a comparabilidade entre itens semelhantes, ou seja, a similaridade; esse fator é muito utilizado quando a avaliação é para itens de baixa relevância financeira, os móveis e utensílios é um exemplo.
Quando tratamos a Avaliação de Máquinas e Equipamentos, ou mesmo linhas de produção, a complexidade aumenta, em alguns casos o Ativo deverá ser “fatiado” para então ser avaliado, alguns pontos que diferenciam um processo de Avaliação pode ser:
- Valor de Mercado
- Valor do Novo
- Apuração da Depreciação Técnica
- Estado de Conservação
- Relatório do Plano de Manutenção
- Entre outros fatores
Tudo isso diferencia o processo de Avaliação!
- Referencia de projetos realizados pode fazer a diferença
Ainda na seleção de especialistas para o processo de Avaliação ou mesmo de um Inventário Geral, é fundamental alguns pontos para definir a escolha, tais como:
- Referencias comerciais
- Declaração de Capacitação Técnica
- Recorrência de trabalhos em clientes
- Pesquisa Financeira e de Processos Judiciais
Tudo isso se faz necessário, pois em alguns projetos, pode-se levar um tempo estendido para ser concluído, e a empresa deverá dispor de recursos financeiros, e saber com quem esta conduzindo o projeto ajuda muito para o êxito como um todo.
- A Avaliação para ajustes contábeis.
O processo de Avaliação Patrimonial pode ser definido pela empresa contratante para diversos fins, cada necessidade requer uma tratativa diferenciada, o mais comum que acaba sendo solicitado é a Avaliação de Ativos (Avaliação Patrimonial) para fins contábeis, nesse tipo de serviços, é comum empresas solicitarem:
- Inventario geral
- Inventário geral e avaliação de todos os bens
- Vistoria técnica e avaliação parcial dos ativos
- Avaliação dos itens de maior relevância e principalmente imóveis
- Inventário, conciliação, avaliação e orientação a auditoria
- Entre outras particularidades.
- A importância dos Laudos de Avaliação
Os Laudos de Inventário e Avaliação, são de grande importância nesse processo, pois a confecção dos mesmos, traduz toda a complexidade com que o projeto foi desenvolvido, com orientações de politicas de melhorias, entre outras.
É importante que nos Laudos sejam reportadas informações como:
- O período dos projetos
- Localização
- Inconsistências identificadas
- Conceitos utilizados para Avaliação
- Biografias
- Os objetivos para quais foram contratados os serviços
- Valores e Vida Útil
- O Impairment Test uma obrigação legal que tem origem na Avaliação Patrimonial
O Impairment Test, também conhecido como Teste de Recuperabilidade de Ativos, além de ser uma ferramenta de Governança Empresarial é exigido pela Legislação 6404/76, o mesmo deve ser realizado sempre que houver efeitos ou alterações relevantes na economia, cambio, descontinuidade de segmentos, efeitos do mercado e concorrência, entre outros.
O Impairment Teste tem por objetivo comparar o Valor Recuperável do ativo ao Valor Líquido Contábil do Ativo, e o mesmo deve ser realizado individualmente para cada bem.
O Valor Recuperável de um Ativo é obtido por meio de 02 critérios de avaliação, são eles:
- Valor Justo de Mercado (Similaridade)
- Valor em Uso (capacidade de gerar riqueza de um bem)
O maior dos 02, é tratado como Valor Recuperável, entretanto é importante ressaltar que é muito difícil empresas terem informações suficientes para se apurar a avaliação do valor em uso, exceto quando tratamos de linhas de produção.
O valor Contábil Líquido, é obtido na soma do Custo de Aquisição do bem, deduzido da Depreciação Acumulada, somado a Reavaliações anteriores e também deduzido de Ajustes de Impairment anteriores.
De posse desses 2 valores (Vl. Recuperável versus Vl. Contábil Líquido) ao compararmos, caso o Vl. Contábil Líquido esteja superior ao Valor Recuperável, a empresa deverá registrar o Ajuste de Impairment no Balanço Patrimonial e na DRE.
Todo esse processo geralmente é acompanhado após sua realização por auditorias, diante disso, deverá ser respaldado e esclarecidos os procedimentos utilizados.
- Somos a AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos
A AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos, esta no mercado de Gestão Patrimonial a mais de 10 anos, temos equipes qualificadas que realizam projetos em empresas em todo território nacional, sempre atendendo normas técnicas ABNT e IBAPE e também a Legislação Contábil 6404/76 e 11638/07, além dos CPC’s: CPC01 e CPC27.
Solicite um orçamento e esclarecimentos para a realização de um projeto para sua empresa.
Data: 06/01/2024