Controle Patrimonial

Ativo Imobilizado



Avaliação Patrimonial



Inventário Patrimonial



Avaliação de Ativos



Impairment Test - Ribamar Fiquene

Recuperabilidade de Ativos


  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp Ribamar Fiquene

A determinação legal da Avaliação de Ativos O CPC01 (pronunciamento contábil) determina a realização anualmente da verificação da Recuperabilidade dos Ativos, isso se deve para evitar que Balanços Patrimoniais sejam divulgados com distorções, principalmente super avaliados, ou seja, indicando uma falsa realidade Patrimonial, elevando o Ativo de empresas, com bens que sequer foram devidamente testados.

• Para que serve o Teste de Impairment? O Teste de Impairment, tem por objetivo a comparação do Valor dos bens registrados na Contabilidade com o Valor Recuperável, importante que todo o processo de Impairment Test, deve ser realizado individualmente por bem, ou pelo conjunto em casos específicos.

• O que é o Valor Líquido Contábil? A Contabilidade para cada Ativo de forma geral registra em suas contas o Custo de Aquisição e também a Depreciação Acumulada, a diferença entre esses dois valores chamamos de Valor Residual Contábil ou Valor Contábil Líquido. Importante ressaltar que os números dos Ativos registrados na Contabilidade são mensalmente depreciados conforme determinação da Instrumentação Normativa da Receita Federal, com taxas específicas por grupos de contas.

• Valor Recuperável como é apurado? Valor Recuperável é definido como o maior valor apurado em Avaliação, para isso, o ideal é que seja realizado 02 tipos de Avaliação do bem. 1) Avaliação do Valor Justo de Mercado:- essa Avaliação se dá por meio da definição do estado de conservação do Ativo, além do levantamento de suas características técnicas e busca-se referências de mercado baseado na similaridade, ou seja, Ativos em situações semelhantes de estados e funcionalidade. 2) Avaliação por meio da Geração de Fluxo de Caixa do Bem:- esse levantamento, é bem mais complexo e muitas vezes difícil de ser colocado em pratica, diante de particularidades, e tem por objetivo, apurar o ciclo operacional do bem, sua capacidade produtiva e o retorno (Financeiro e Resultado) que o Ativo tem condições de gerar. A maior das Avaliações entre Valor Justo de Mercado e Geração de Fluxo de Caixa é definido como Valor Recuperável do Ativo.

• Quando se faz necessário e Ajuste de Impairment De forma geral todos os bens com valor agregado, que tenham representatividade monetária, deverão ser testados individualmente, entretanto, somente os bens que apresentarem o Valor Contabil Líquido superior ao Valor Recuperável, deverão sofrer o Ajuste de Impairment. O Ajuste de Impairment é realizado baseado na diferença a maior que o Valor Contabil tem em relação ao Valor Recuperável, essa diferença é contabilizada de forma a reduzir o valor do bem, importante que esse ajuste seja registrado em contas especificas no Ativo Não Circulante em contra-partida de contas do Resultado em casos específicos do Patrimonio Líquido.

• Ações corretivas pós ajustes de Impairment O Ajuste de Impairment deve ser entendido como uma determinação legal, entretanto, gestores podem e devem definir ações buscando reverter tal situação, como estratégias das mais diversas, visando ao menos incrementar a capacidade de Geração de Caixa do Bem (expansão de novos mercados), entre outras ações. Importante também, atentar-se que na apuração do exercício seguinte, geralmente após 12 meses, o Ativo sofrerá ao menos 10% de aumento na Depreciação Acumulada e isso também impactará fortemente na redução do Ajuste de Impairment é lógico condicionado as condições de mercado na apuração do Valor Recuperável.

• Avaliações conduzidas por especialistas Todo o processo para apuração dos valores tanto contábil quando da Avaliação do bem, deve ser realizado por profissionais independentes, sem qualquer vínculo com a empresa, evitando com isso, apurações tendenciosas, que podem vir a ser desconsideradas pelas empresas de auditoria.

• Laudos de Avaliações validados por auditorias A AXS Consultoria Empresarial - Divisão Patrimonial conta com peritos em Avaliação de Ativos, e realizamos todo o processo de Avaliação Patrimonial, inclusive o Teste de Impairment. Levantamentos de: o Vida Útil o Taxa de Depreciação o Valor Residual o Valor Justo de Mercado o Avaliação para Seguros o Avaliação para Financiamentos o Entre outras. Nossos projetos são realizados em todo o Brasil, baseados em Inventário Geral do Ativo Imobilizado, ou vistoria física em bens específicos. Nossos laudos são estruturados com definições técnicas, além de fotos digitalizadas e conceitos das principais praticas aplicadas no processo de Avaliação. Vamos discutir o projeto de Avaliação dos Ativos de sua empresa, seja baseado em Inventário Geral ou mesmo Vistoria para Avaliação parcial dos Ativos.



Data: 26/05/2022


Mais Informações








Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: