Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
gestao patrimonial

perdas com ativo imobilizado



controle patrimonial



controle do ativo imobilizado



controle do ativo fixo



bens do ativo imobilizado

A importância do Controle Patrimonial


Gestão Patrimonial - Perdas Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo
Gestão Patrimonial - Perdas
  Entre em contato via WhatsApp   Entre em contato via WhatsApp

O registro das Perdas com Ativo Imobilizado

Gestão Empresarial entre outras atividades é buscar otimizar Resultados!

A importância do Controle do Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado é um item integrante em todas empresas, entretanto, a medida que a empresa cresce, é fundamental que o controle de seus bens seja colocado em pratica, mas ainda é comum esse controle ser postergado.

A medida que valores são investidos na aquisição de bens para produção, comercialização, ou desenvolvimento de serviços dos mais diversos realizados pela empresa, é importante entendermos que, parte da riqueza da empresa esta sendo direcionada ao Imobilizado, ao Ativo Patrimonial da empresa.

E porque não controlar?

A Falta de controle expõe o Patrimônio da empresa.

É comum ouvirmos a frase “quem não controla não faz Gestão”, essa frase também aplica-se ao Ativo Imobilizado.

Esse conjunto de bens tem representatividade monetária na maioria das empresas, e qualquer perda, com certeza causará impacto no Resultado.

Uma empresa que tem a Gestão do Caixa ou mesmo do Contas a Receber, com certeza se não administrá-los terá prejuízos, com o Ativo Imobilizado também.

Importante ressaltar que há uma grande diferença nesses controles, o controle do Ativo Imobilizado é trabalhoso em sua implantação, após esse processo, a Gestão é facilmente conduzida pela maioria das empresas, apenas seguindo procedimentos redigidos especificamente a empresa.

Prejuízos apontados servem para melhorar a Gestão!

Muitos gestores ainda se recusam ou postergam a implantação do controle patrimonial para evitar o apontamento de perdas, prejuízos, entre outros, mas importante saber, que assim que números negativos são apontados em resultados, um plano de ação deve ser colocado em pratica, com foco de otimizar a Gestão Empresarial e isso também ocorre com a Gestão do Ativo Fixo.

A partir do momento que empresas passam a ter o Controle Patrimonial e esse controle estiver devidamente conciliado com a Contabilidade, qualquer movimentação de aquisição, baixa ou depreciação deverá alimentar essas duas bases: Controle Patrimonial e a Contabilidade, para que se mantenham iguais.

Inventários Cíclicos

É fundamental que Gestores periodicamente definam de forma aleatória a realização de Inventários Cíclicos (Inventários Rotativos), sejam em departamentos, unidades, áreas, ou mesmo em Ativos de forma avulsa, para que a verificação e validação da existência do bem seja comprovada e registrada no sistema.

A inexistência de um ou mais bens, deve ser registrada em relatórios para documentar, e a cobrança do posicionamento por parte dos gestores passe a fazer parte dos documentos/procedimentos da empresa, para enfim ser implantado a Gestão Patrimonial.

O comprometimento dos colaboradores com o Patrimônio da empresa é fundamental para Gestão com foco em Resultados.

Os Ajustes de Baixas e Perdas

De forma geral para cada Receita há uma Despesa, com o Ativo Imobilizado também é assim.

Todos os bens do Ativo Imobilizado quando são vendidos devem ter suas vendas registradas contabilmente e em contra-partida também seus custos (Custo de Venda de Ativos).

Quando a empresa passa a ter o Controle Patrimonial devidamente sob controle, deve alinhar com a Contabilidade a criação de Contas Contábeis de Resultado referente as baixas de Ativos Imobilizados, entre elas, podemos citar ao menos 02 grupos:

  • Baixa do Custo do Ativo Imobilizado - Vendido
  • Baixa da Depreciação Acumulada – Vendido

Também como forma de transparência é importante criar:

  • Baixa do Custo do Ativo Imobilizado – Perdas
  • Baixa da Depreciação Acumulada – Perdas

Apesar de ter forte rejeição para esse detalhamento, esses registros distintos tornam a Gestão mais objetiva e dá ferramentas aos profissionais das áreas, a buscarem corrigir falhas com a perda dos bens, sejam essas perdas oriundas de: quebras, danos, furtos ou mesmo roubos.

Somos especialistas na Gestão Patrimonial

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, é especializada na Gestão do Ativo Imobilizado, realizamos Inventário e Avaliação Patrimonial para empresas dos mais diversos segmentos em todo território nacional.

Nossos serviços contemplam todas as etapas seja para a implantação ou para a atualização do Controle do Ativo Imobilizado:

  • Planejamento
  • Mapeamento
  • Confecção das placas de identificação em aluminio ou rfid
  • Catalogação detalhada dos bens
  • Levantamentos físicos
  • Colocação das placas
  • Conciliação físico x contábil
  • Saneamento das sobras físicas e contábeis
  • Avaliação patrimonial (total ou parcial dos bem)
  • Teste de Impairment
  • Confecção de Laudos de Avaliação com fé publica atendendo normas técnicas e legislação contábil
  • Definição de procedimentos para o controle patrimonial
  • Treinamento a equipe que fará a Gestão Patrimonial

Vamos discutir o Controle Patrimonial dos Ativos de sua empresa!



Data: 20/08/2020


Mais Informações








Compartilhar: