Artigos e Novidades Artigos Renegociação de Dívidas

Duvidas – Como Renegociar com Bancos

Dúvidas para Renegociar com os Bancos
Artigo – 023-3-2015
Essa é uma dúvida que tira o sono de muitos empresários que tem por principio cumprir seus compromissos.As questões a seguir são as mais frequentes numa tomada de decisão de tamanha importância como essa, diante disso, vamos pontuar cada caso:
• Como iniciar esse processo?
A decisão deve ser discutida entre os gestores da empresa, dúvidas devem ser levantadas, para que possam ser esclarecidas quando a contratação dos profissionais que vão conduzir os trabalhos sejam sanadas.
• Quem deverá conduzir essa negociação ou renegociação?
De imediato, podemos responder com toda convicção que: gestores, diretores e membros da empresa devedora devem ficar fora desse processo; geralmente a negociação em determinado momento tende a focar o lado emocional, buscando o caminho que mais interessa ao credor (Bancos)e com certeza vai pesar para os membros da empresa, a negociação realizada por profissionais, tende a ser mais fria e objetiva, buscando equalizar o equilíbrio para as partes, principalmente à empresa.
• Qual esfera Judicial ou Administrativa?
Todos sabemos que mais vale um acordo do que uma briga judicial, porem não podemos descartar a possibilidade da ação judicial. Nossos trabalhos visam soluções na esfera administrativa.
• Quais as chances de Sucesso?
Afirmo que todos os casos que vi serem conduzidos, o êxito foi 100% , a relação da negociação é muito profissional, respeitando as partes e com foco em solucionar o impasse o quanto antes.
• Em que momento iniciar a renegociação?
Essa resposta faz parte do projeto e planejamento que deverá ser desenvolvido; não há uma regra, para cada empresa, cada caso, uma estratégia, O montante da dívida, os bancos, em que estágio a dívida se encontra, as garantias envolvidas, tudo isso deverá ser detalhado para então definir o inicio e as estratégias.
• Quais os riscos e penalidades?
É importante ter ciência, que essa negociação é um “jogo de braços”, cada uma das partes vai ter que utilizar os mecanismos que lhe darão forças nesse processo, os bancos utilizarão toda sua estrutura (gigantesca) e a empresa utilizará da experiência dos consultores contratados; é importante deixar claro na negociação que a empresa dará continuidade a suas atividades e precisa superar esse momento, para num futuro próximo voltar a operar inclusive com o banco em negociação. O risco de restrição é quase certo, porém com tempo médio desse processo na esfera administrativa em torno de 04 meses, ao assinar os contratos, a empresa volta a ter sua “ficha limpa”.

Renegociação de Dívidas


e-mail: contato@axsconsultoria.com.br
Telefone: (15) 3013.0868 – (11) 99699.1487 – (15) 99105.1487.
Sorocaba, Votorantim, Piedade, Iperó, Boituva, Porto Feliz, Tatuí, Itapetininga, Araçoiaba da Serra, Itu, Salto, Indaiatuba, São Roque, Mairinque, Alumínio, Ibiúna, Capela do Alto, Sarapui, Cerquilho, Tiete, Cotia, Vargem Grande Paulista, Angatuba, Araçariguama, Alambari, Cesário Lange, Jumirim, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Capivari, Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Laranjal Paulista.
19/04/2015

About the author

Walber

WhatsApp chat