Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Ativo Imobilizado

Gestão Patrimonial


Transparência com o Controle Patrimonial

492-06-2020

Transparência e precisão, são valores que gestores e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Contabilidade e Controladoria buscam manter com seus serviços.

Números validados nos demonstrativos.

Quem conhece a rotina dos profissionais das áreas de Gestão Empresarial, em companhias que tem por cultura a validação das informações para tomada de decisão, sabem o quanto é desgastante estruturar tais informações e também mantê-las sob Gestão.

Amarrações contábeis, cruzamento de informações, sejam por meio de contas Patrimoniais ou mesmo de Resultados, fazem com que as verificações das empresas de auditoria tornem-se apenas um procedimento de validação dos “procedimentos de Contabilidade geralmente aceitos”.

A Gestão do Ativo Imobilizado

Empresas de uma forma geral concentram grande parte de seus Ativos no grupo de Contas Ativo Não Circulante, mais especificamente no Ativo Imobilizado.

Esse grupo de uma forma geral é formado pelo conjunto de contas contemplado por:

  • Edifícios e Construções
  • Terrenos
  • Maquinas e Equipamentos
  • Móveis e Utensílios
  • Veículos
  • Equipamentos de Informática
  • Obras em Andamentos
  • Entre outras

Além também a conta de Depreciação Acumulada das contas acima, exceto Terrenos e Obras em Andamento.

Quando na empresa há o devido Controle Patrimonial que tem por objetivo ser uma espécie de Razão Auxiliar do grupo de contas do Ativo Imobilizado, todas as contas contábeis tem seus saldos devidamente iguais aos mesmos grupos no Controle Patrimonial, para que isso ocorra, deve haver mensalmente um acompanhamento dos saldo e também no registro das movimentações que ocorrem mensalmente, entre elas:

  • Depreciação mensal
  • Aquisições (Compras)
  • Baixas
  • Transferências

O acompanhamento dos Saldos

Costuma variar de empresa para empresa, entretanto, a movimentação do Ativo Imobilizado, desde que os procedimentos estejam devidamente validados, devem ocorrer baseados em duas frentes:

  • Geração de informações da Contabilidade para o Controle Patrimonial: esse tipo de movimentação resume-se unicamente as aquisições, ou seja, as  compras de bens registrados nas contas contábeis, quando não alimentados automaticamente no Controle Patrimonial, devem ser identificados analiticamente para que então sejam alimentados no |Controle do Ativo, com isso sendo feito periodicamente (mensal), os saldos estarão devidamente “batidos”.
  • Geração de Informações do Controle Patrimonial para a Contabilidade: essas movimentações ocorrem em sentido oposto, ou seja, as informações das movimentações são inicialmente alimentadas no Controle Patrimonial para então serem contabilizadas na Contabilidade, entretanto, devem ser devidamente analisadas, pois, é comum que haja inconsistências em sistemas de Contabilização e com isso podem comprometer toda a amarração dos Saldos.

Depreciação: o calculo é gerado pelo Controle Patrimonial e deve ser registrado na Contabilidade, geralmente em contas distintas da depreciação Acumulada e também no Resultado por meio de Centros de Custos (quando utilizado esse controle).

Baixas de Bens: é comum que as solicitações de baixas sejam incialmente enviadas ao departamento de Controle Patrimonial, para que a devida baixa seja apurada e registrada e por consequência gerada a devida contabilização.

Transferências: esse tipo de movimentação ocorre em função de validações dos responsáveis pelos ativos que em analises podem identificar bens classificados em contas incorretas e também costumam registrar a transferência de itens dos Ativos quando transferidos entre Centros de Custo ou mesmo Unidades, quando não empresa varas unidades (mais de uma).

Toda a movimentação acima detalhada, contabilizada e validada pela equipe de Gestão Patrimonial, fara com que os devidos controles relatem devidamente as informações contábeis.

Validação dos procedimentos pelas Auditorias e Certificadoras

A seriedade com que essas movimentações devem ser realizadas, faz com que em processos de Auditoria, mesmo em empresas com o Capital Fechado, ocorram sem qualquer ressalva.

Os cruzamentos de informações, são meios que as Auditorias validam as informações do Ativo Não Circulante. É muito comum algumas empresas solicitar que tais controles ocorram por meio de Mutações, ou sejam movimentações anuais pré-definidas em padrões validados que facilitam e de forma objetiva é possível identificar cada “amarração de grupos de contas por colunas de informações controladas”.

Os ajustes dos Testes de Impairment

Uma exigência que foi fortalecida por meio da lei 11638/07, focando uma maior transparência, foi a questão de se realizar o Impairment Teste, ou a Recuperabilidade.

Esse procedimento deve ser realizado, quando o valor dos Ativos Contábeis apresentarem valores maiores que os de mercado, para isso, é necessário que uma analise individualizada seja realizada nos Ativos de maior relevância monetária e se realize a Avaliação de cada um desses Ativos por meio de 02 critérios: Geração de Fluxo de Caixa do item, ou a Avalição Por Similaridade, a de maior valor, deverá ser comprada ao Valor Contábil, caso o Valor Contábil esteja maior, deverá então ser realizado o Ajuste de Impairment, como uma conta redutora do Ativo Imobilizado, caso o Valor Contábil esteja menor, nada deverá ser registrado.

Importante ressaltar que o Test de Impairment é apenas um ajuste para que o Balanço Patrimonial relate informações dos Ativos o mais próximo possível da realidade, uma vez os valores se revertendo em exercícios futuros, as provisões podem ser estornadas.

AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial

A AXS Consultoria Empresarial, atua desde 2008 no segmento de Consultoria e Assessoria Empresarial, e conta com equipe de profissionais altamente qualificados, com grande expertise na realização de Inventários e Avaliações Patrimoniais em empresas de Grande Porte em todo território nacional.

Nossos projetos são realizados para a implantação ou mesmo atualização do Controle Patrimonial, e executamos todas as etapas, do planejamento inicial, a confecção das placas de identificação em alumínio ou RFID, ate a confecção dos Laudos de Avaliação Patrimonial.

Vamos conversar sobre o Patrimônio de sua empresa!!!

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

 

 



Data: 29/06/2020




Compartilhar: