Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Teste de Recuperabilidade

Os ajustes que enriquecem os Balanço Patrimoniais - Teste de Impairment


https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

447-03-2020

O Controle Patrimonial se consolida como uma ferramenta de Gestão, cada vez mais empresas implantam ou atualizam seus controles para terem informações reais.

O Cruzamento das informações Físicas x Contábeis

Ainda existem, porém, cada vez menos, empresas que detém o Controle Patrimonial sem estar com os saldos devidamente iguais aos da Contabilidade.

Essa prática, vem sendo combatida, por grande parte dos gestores, empresas de auditoria e também empresas certificadoras.

Ter o Controle Patrimonial sem que o mesmo esteja “amarrado” com a Contabilidade é o mesmo que ter um relógio que está atrasado ou parado. Não serve para nada.

É fundamental que mensalmente após cada fechamento contábil após as trocas de informações da Contabilidade com o Controle Patrimonial, os saldos sejam devidamente cruzados e ajustados quando necessário.

Quando as diferenças são grandes!!!

Quando se tem o Controle Patrimonial e o mesmo apresenta defasagem nos controles, ou seja, os saldos estão muito diferentes dos saldos contábeis, com isso não há outra alternativa, deve ser realizado um Inventário Patrimonial Geral.

Esse Inventário Patrimonial preferencialmente deve ser realizado por empresas independentes e especializada nesse quesito.

Todo um planejamento deve ser colocado em pratica para o sucesso do projeto, tais como:

  • Mapeamento das áreas e itens a serem levantados
  • Fixação das placas de identificação
  • Confecção das placas de identificação
  • Catalogação detalhada de cada item
  • Elaboração do relatório analítico dos itens

Ajustando as diferenças entre o físico e o contábil!

Com certeza diferenças serão apuradas, entretanto, nesse momento pós inventário devem ser devidamente ajustados para que possa ser mantido sob controle.

Nesse momento deve ser realizada a Conciliação Físico x Contábil e os itens (sobras) uma vez identificados devem ser ajustados provavelmente para resultado.

Após todos os ajustes, os saldos estarão devidamente “batidos”, agora é somente manter a Gestão, adicionar mensalmente as informações que o Controle Patrimonial gera para a Contabilidade (Depreciação e Baixas) e os que a Contabilidade geram (Aquisições).

A necessidade do Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Uma vez que os saldos contábeis estão de acordo com os valores apurados no Controle do Ativo Imobilizado (Controle Patrimonial), é muito importante para a Gestão ter os valores contábeis devidamente valorizados com o mercado e ajustando-os conforme a legislação 11638/07 permite, no caso o Teste de Impairment, também chamado de Teste de Recuperabilidade, é possível que ajustes sejam realizados contabilmente em contas próprias (específicas).

Nesse caso, o Teste de Impairment é aplicado e apurado nos itens de maior relevância monetária.

Geralmente em grandes veículos, máquinas, edifícios, entre outros; seus valores são devidamente apurados em comparação ao mercado, também são apurados baseado na capacidade de gerar riqueza a empresa, das 02 opções a que resultar maior valor será a que deverá ser utilizada para ajustar a Contabilidade.

Caso o saldo contábil esteja maior que o valor apurado no conceito de avaliação, esse deverá sofrer um ajuste de provisão para Teste de Impairment, reduzindo seu valor, do contrário permanece o saldo contábil sem ajuste.

E porque utilizar o teste de Recuperabilidade?

Essa técnica entre outros benefícios, é utilizada para que a Contabilidade por meio do Balanço Patrimonial não relate aos acionistas ou ao Corpo Diretor, uma falsa expectativa de alto valor Patrimonial de seus Ativos, por isso a comparabilidade com o mercado e com a riqueza a gerar, e baseado na lei 11638/07 e nos conceitos internacionais ajusta-se caso necessário.

Nossa empresa e time de profissionais.

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, está no mercado de consultoria desde 2008, atua com Inventário e Avaliação Patrimonial em todo o território nacional, realizando todas as etapas para a implantação ou atualização do Controle Patrimonial.

Nossos profissionais, são altamente qualificados, com vasta experiência, com projetos realizados em diversas empresas de pequeno, médio e grande porte.

Vamos discutir o projeto Patrimonial de sua empresa?

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições

Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!

 



Data: 22/03/2020




Compartilhar: