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Gestão de Negócios para PME

Consultoria e Assessoria para Pequenas e Médias Empresas!


 

Será que sua empresa necessita de Serviços de Consultoria?

620-03-2021

O dia a adia da Gestão de Empresas de Pequeno e Médio porte são desafiadores, mas é importante estar atento a alguns detalhes fundamentais!

  • O principal termômetro é o volume de Vendas (Faturamento) – Cuidado!

Não há dúvida que os números mais fáceis de serem acompanhados ou administrados são os das vendas ou faturamento, entretanto, esse acaba sendo um grande mal de empresas.

O Faturamento analisado isoladamente, pode distorcer por completo uma analise da situação da empresa, parece estranho, mas vender mais é totalmente diferente de ganhar mais!

No meio empresarial nos deparamos com empresas que relatam estarem com volume maior de vendas que em exercícios anteriores, porém, mais endividadas, e em muitos casos, com a inadimplência “batendo a porta” ou mesmo como uma rotina na empresa.

  • Como está a programação do Contas a Pagar e a Receber para os próximos 15 dias?

Previsibilidade, essa deve ser uma das culturas que a empresa deve ter!

Saber o que se tem a pagar e a receber no dia de hoje, amanhã, na próxima semana, quinzena, enfim.

É obvio que quanto mais distante a assertividade irá sendo reduzida, entretanto, ter de forma organizada o Fluxo de Caixa é algo essencial para empresários e gestores.

Mesmo que essa ferramenta traga informações ruins como a falta de caixa para os próximos dias.

Ainda assim, ela se faz fundamental, pois dará a oportunidade de se colocar em pratica planos de ação como:

  • Negociar com fornecedores a prorrogação de títulos
  • Buscar recursos com bancos com taxas não muito altas
  • Realizar campanha de vendas com margens menores, visando atender o caixa
  • Entre outras

Importante deixar claro que qualquer das ações acima, ou outras mais, devem ser colocadas em prática baseadas em informações e muita atenção, informações consistentes.

  • Os produtos e serviços são exclusivamente em Comodities?

Entre outros significados comodities representa comodidade, algo comparável.

Muita atenção!

Trabalhar com comodities requer um volume muito grande de vendas para que a empresa resulte em lucro.

Comodities, são produtos com grande aceitação no mercado, porém, como são facilmente comparáveis, com algumas variações não tão representativas, tem seus preços como fator principal de definição na compra, com isso, suas margens geralmente são baixas.

Uma empresa não pode deixar de ter em seu portifólio tais produtos, entretanto, deve focar um maior empenho de força de vendas em produtos com maior valor agregado e também em itens com margens melhores, pois são elas que alavancam com mais facilidade a lucratividade da empresa.

  • O Custo Fixo Total está devidamente identificado?

O que muitas vezes nos parece fácil, pode ser um grande risco.

Zona de Conforto!

Quando achamos que dominamos determinado assunto, é exatamente nesse ponto que muitas vezes “tropeçamos”.

Atenção!

O Custo Fixo é o conjunto de gastos, custo e despesas, que fazem parte da rotina das empresas para sua operacionalização, diante disso, um grande volume da gastos são concentrados nesse conjunto de saída de caixa denominado Custo Fixo.

É mais que comum, visando diminuir tarefas diárias, empresas, fecharem contratos com “custos menores” e esses contratos se estendem por anos, em alguns casos sem qualquer necessidade e em muitos, com valores muito superiores as alternativas disponibilizadas no mercado.

O acompanhamento do Custo Fixo e a revisão de todas as despesas e contratos alocados nesse conjunto de gastos, deve ser rotina mensal, realizada com toda atenção.

  • Você sabe o que é Margem de Contribuição?

Margem de Contribuição é o resultado de Vendas menos Impostos e Custos e Despesas Variáveis, em outras palavras, é a Margem que contribui para absorver o Custo Fixo.

Um indicador fundamental a ser utilizado em empresas para definição de metas, que com certeza trarão melhores resultados as empresas quando aplicados de forma correta.

Empresas devem trabalhar buscando otimizar essas margens sejam em valores absolutos ou percentualmente, entretanto, requer atenção, analise técnica, para definir se os resultados estão de fato corretos.

  • Ponto de Equilíbrio – esse deve ser o indicador (KPY) para você iniciar o mês!

Empresas devem ter esse indicador claro mensalmente para saber qual deve ser o número mínimo de vendas no mês, para que não tenham prejuízos.

E essa informação deve ser a mais próxima da realidade possível, sem “achismo”, deve ser baseada em dados recentes, sempre eliminando possíveis distorções.

O Ponto de Equilíbrio é obtido com informações do Custo Fixo e também a Margem de Contribuição.

Fundamental!

  • A AXS Consultoria Empresarial

Estamos no mercado de Consultoria e Assessoria Empresarial desde 2008, exclusivamente desde 2012, assessorando Empresas de Pequeno e Médio Porte dos mais diversos segmentos, incialmente tínhamos como foco as áreas de administração, finanças e controladoria, entretanto, a vivencia agregada a formação acadêmica nos permitiu ir além, e contribuir com empresas, nas tomadas de decisões da Gestão de Negócios, como um todo.

Definições de Estratégias, correções, ajustes, acompanhamentos, são fatores fundamentais para empresas que visam obter melhores resultados, e com certeza realizar essas atividades sem conhecimentos técnicos e vivencia é algo difícil (não impossível).

Vamos conversar sobre a Gestão de sua empresa, entre em contato, sem compromisso!

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
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Data: 29/03/2021




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