Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



A Recuperação Judicial e o Ativo Imobilizado

Quando a Recuperação Judicial se faz necessário!


 

Recuperação Judicial – porque o Balanço Patrimonial e o Controle do Ativo Imobilizado são fundamentais nesse processo?

669-11-2023

  • A Recuperação Judicial como forma de salvar empresas!

A Recuperação Judicial é uma ferramenta de gestão para empresas que vivem em momentos de pré-insolvência ou quase o processo de falência, esse recurso jurídico é muito utilizado por empresas, entretanto, requer que seja acompanhado de uma série de documento principalmente documentações contábeis e fiscais e dentro desse processo documental a comprovação da existência, da evidenciação e dos valores do ativo imobilizado são fatos essenciais para dar consistência ao processo de Recuperação Judicial.

  • As exigências cada vez mais robustas de documentos

Diante do volumoso pedido de RJ, isso incluindo grandes grupos empresariais, a justiça tornou-se mais rigorosa com essa alternativa, dessa forma, todo o processo torna-se cada vez mais complexo, rico em informações e burocrático, além do que já era comum acontecer.

A evidenciação do estado pré-familimentar deve ser comprovado para que a RJ seja de fato a ultima alternativa da empresa se reestabelecer.

  • A validação dos números contábeis

Juntamente com o departamento Jurídico a Contabilidade é de suma importância em todo o processo de RJ, a apresentação dos Demonstrativos Contábeis (Balanço Patrimonial, DRE Demonstração dos Resultados do Exercício, entre outros como o Fluxo de caixa Projetado) são pontos obrigatórios nesse processo, e a validação por meio de peritos não pode ser descartada.

Evidenciar os saldos patrimoniais assim como os números contabilizados no Resultado são fatores essenciais nesse processo, toda atenção se faz necessária, pois informações frágeis podem colocar em risco a aceitação por parte do judiciário, além é óbvio de toda a documentação jurídica que deve complementar as informações contábeis já apresentadas.

  • A representatividade do Ativo Imobilizado no Balanço Patrimonial

Com algumas exceções, o Ativo Imobilizado costuma ter grande representatividade monetária no Balanço Patrimonial das empresas, entretanto, ainda é comum muitas empresas, principalmente as empresas que não são auditadas, deixarem a necessidade de se organizar para um “possível momento oportuno”, entretanto, quando falamos em RJ (Recuperação Judicial) esse controle deve existir e ser apresentado juntamente com os demais itens comprobatórios do patrimônio da empresa.

  • O controle do Ativo Imobilizado como forma de dar consistência a evidenciação dos bens!

A evidenciação do Ativo Imobilizado, quando a empresa não tem esse controle em funcionamento e sob Gestão, deve ser validado por Empresas de Consultoria Especializadas em Gestão do Ativo Imobilizado, dessa forma todo um planejamento deverá ser colocado em pratica para então se realizar o inventário geral do Ativo Imobilizado e complementando todo esse processo é muito comum casos onde a judiciário exige a Avaliação Patrimonial, principalmente do Valor Justo de Mercado e também do Impairment Test, evitando-se com isso o registro de bens do ativo com valores superiores ao de mercado e como consequência distorcendo todo o conteúdo do processo de Recuperação Judicial.

  • Laudos de Avaliação dos Bens do Ativo Imobilizado desenvolvido por Especialistas!

Acompanhando todo o processo de RJ a empresa juntamente com o Balanço Patrimonial deverá também apresentar também o Laudo de Inventário e Avaliação do Ativo Imobilizado, de forma detalhada e é muito comum acompanhado de um arquivo digital de fotos dos bens, todos os itens encontrados, sertão relacionados nesse laudo, cada qual com suas especificações técnicas, importante que os mesmos estejam relatando suas localizações e o mais importante cada qual com seus valores de mercado. Contemplando assim o valor de fato do Patrimônio Imobilizado pela empresa.

  • Quais as informações devem conter no Laudo de Avaliação do Ativo Imobilizado?

De forma objetiva, ao Laudo de Inventário e Avaliação dos Ativos deve contemplar conceitos, datas, locais onde foram realizados os levantamentos e quando o mesmo abranger a Avaliação Patrimonial, deverá conter material conceituando as formas e gráficos de como foi obtido os valores dos bens.

Quanto as informações dos bens inventariados, de forma geral, quando não há peculiaridades no processo de Inventário, as informações são:

  • Número do Bem
  • Valor Contábil (após a conciliação)
  • Centro de Custos
  • Características do Bem
  • Estado de Conservação
  • Fornecedor/Fabricante
  • Foto Digitalizada
  • Entre outras.
  • Porque uma empresa especializada pode fazer total diferença nesse processo?

A contratação de uma empresa especializada em Levantamento Patrimonial, ou seja, Inventário Geral do Ativo Imobilizado, se faz necessário em razão da especialidade e agilidade em todo o processo.

A expertise de uma Consultoria de Ativo Imobilizado, costuma dar maior credibilidade ao processo, além de ser realizado por empresa independente, sem qualquer vinculo ou tendencia no resultado do processo.

  • Somos a AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos

A AXS Consultoria Empresarial Ltda – Divisão de Ativos realiza projetos de levantamento Patrimonial (Inventário e Avaliação de Ativo Imobilizado) a mais de 10 anos, com projetos realizados em todo território nacional para empresas dos mais diversos segmentos. Nossas equipes distribuídas pelos principais centros empresariais do Brasil, conduzem projetos sempre com foco em atender a legislação contábil 6404/76 e 11638/07, os CPC01 e CPC27, além das Normas Técnicas da ABNT e IBAPE.

Solicite um orçamento sem compromisso!

 

www.axsconsultoria.com.br

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

São Paulo, Guarulhos, Osasco, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Barueri, Alphaville, Carapicuíba, Taboão da Serra, Mairiporã, Jundiai, Francisco Morato, Cerqueira Cesar, Maua, Jandira, Itapevi, Itapecerica da Serra



Data: 26/11/2023




Compartilhar:

Vídeos Relacionados

Serviços Relacionados

Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: