Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Sua empresa tem a clareza do Custo Fixo total?

O Custo Fixo é administrado corretamente em sua empresa?


A diariamente a competitividade empresarial fica mais acirrada, seja no mercado interno ou até mesmo no merco externo com a variação cambial fazendo com que as importações tornem-se mais atrativas quando o cambio esta atrativo; um volume grande de produtos e serviços tornando-se commodities e a dificuldade de se manter no mercado de forma positiva é o grande desafio do empresariado.

Planejar para aumentar o volume de vendas nem sempre é a solução, muitas empresas com promoções das mais diversas, conseguem aumentar suas vendas, porém, quando o controle não é seguro, obtém Margem de Contribuição menor e Margens Liquidas muitas vezes negativas.

Mas como isso pode acontecer?

Essa é a dúvida que encontramos na maioria das empresas que iniciamos nossos trabalhos.

A medida que as empresas crescem, os empreendedores “perdem” o controle dos gastos e desembolsos que tinham quando a empresa era gerida no início; muitas vezes ao se dividir em diversas funções ou frentes de atuação para buscar melhores resultados, acabam por “baixar a guarda” e deixar passar gastos pontuais, ou pior, assumir contratos que nem sempre são essenciais à empresa; essa pratica é repetida quase que diariamente, pois “o negócio tem que funcionar” essa é a frase também muito ouvida, e tudo vai acontecendo....

Quando então percebe-se que nunca há sobra dinheiro no caixa; quanto mais se vende, mais sai dinheiro, e em grande parte das empresas, ter que sentar-se com os gerentes de banco para captar recursos, acaba sendo parte da rotina.

Com isso o círculo vicioso está formado!!!

Quando um especialista em gestão empresarial, passa a realizar trabalhos de analises na gestão é comum identificar desembolsos, seja para despesas pontuais, contratos, contratação de colaboradores, investimentos ou aquisição de matérias primas, que são desnecessários ou que podem ser melhorados.

Nesse momento é fundamental uma analise detalhada do Custo Fixo Total da empresa e que muitas vezes é considerado uma “caixa preta”; cheia de alternativas que podem tornar a empresa lucrativa, pois é nesse grupo de custos e despesas onde se concentra a “zona de conforto” que por muitas vezes acaba levando as empresas ao prejuízo ou mesmo a falência.

Exemplificando, alguns trabalhos é comum identificarmos:

  • Contratos de telefonia em que algumas linhas telefônicas fixas ou móveis, onde ninguém sabe se quer quem é o responsável, ou muitas vezes esta em poder de ex-funcionários que não as devolveu ao realizar o desligamento da empresa.
  • Contratos com empresas de locação de maquinas copiadoras (xerox) com volumes muito acima da necessidade da empresa, para que “caso ultrapassem não ocorram multas”.
  • Contratos com prestadores de serviços nas mais diversas áreas, para suporte em eventualidades.

Esses são alguns dos casos mais comuns, porém, quando se inicia uma análise, particularidades e resistências as mudanças ocorrem de empresa para empresa.

Se sua empresa não tiver total segurança e domínio dos Custos Fixos é importante que se faça uma análise, os números que estruturam o Custo Fixo podem ser fundamentais para o sucesso e continuidade de seu negócio.

www.axsconsultoria.com.br

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e exerceu atividades de Professor Universitário.

Formação Acadêmica:                                          

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas)

 



Data: 19/03/2020




Compartilhar: