https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial
420-02-2020
Somos especialistas na Gestão do Controle Patrimonial e nesse artigo vamos dar dicas que podem ajudar sua empresa nesse projeto.
A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial
A empresa esta localizada na cidade de Sorocaba-SP, entretanto, realiza projetos de Inventário e Avaliação Patrimonial em empresas em todo território nacional.
Nossos profissionais são altamente qualificados e tem em seus currículos diversos projetos realizados em empresas de todos os portes e segmentos.
A necessidade de implantar ou atualizar o Controle Patrimonial
O Ativo Imobilizado sempre teve grande representatividade nas empresas, principalmente no segmento fabril, onde o complexo industrial geralmente tem alto valor agregado, porém, em empresas de outros segmentos, como: escolas, universidades, comércios, franquias, condomínios, entre outros, não deixam de ter sua importância.
Diante dessa representatividade, empresas de Auditoria e também as Certificadoras como (ISO, ONA, entre outras) exigem entre outras o Controle do Ativo Imobilizado como uma ferramenta de Gestão.
Hoje menos, porém, ainda é possível identificarmos em Notas Explicativas de Demonstrações Contábeis Financeiras, ressalvas (observações) relatando a falta do Controle Patrimonial, e isso acaba por minimizar a credibilidade das informações da empresa.
A Implantação do Controle do Ativo Imobilizado ou Ativo Fixo
O ideal é que esse processo seja conduzido por profissionais conhecedores do conceito e dos procedimentos de controle e movimentação do Ativo imobilizado, para que possam definir pontos fundamentais no processo de implantação, tais como:
- Definição dos itens que farão parte do projeto
- Definição dos valores dos bens que se enquadram como Ativo Imobilizado
- Ter o devido conceito de Centro de Custos e Unidades de Negócios
- Definir os tipos de placas a serem utilizadas em bens de diferentes especificações técnicas
- Ter conhecimentos Contábeis, principalmente com relação a lei 11638/07, 6404/76 e também os CPC´s.
- Entre outros
A Atualização do Controle Patrimonial com ou sem Avaliação Patrimonial
Esse processo para ser realizado pela equipe própria da empresa é de extrema importância que a equipe seja formada por especialistas (profissionais seniores), pois, além da realização do Inventário Geral dos bens do Ativo Imobilizado, outros procedimentos deverão também fazer parte do processo, entre eles: a Conciliação Físico x Contábil, o Saneamento que é definir a destinação dos itens identificados como sobras na conciliação, e nesse processo é definido como essas sobras serão registradas contabilmente, e por ultimo a Avaliação Patrimonial, que entre outras técnicas, visa identificar parâmetros monetários para os bens identificados na base do Ativo Imobilizado.
A confecção dos Laudos há algumas exigências legais que muitas vezes acabam por não ser possível de ser realizada por profissionais da própria empresa.
Pontos que muitas vezes inviabilizam a realização dos projetos de forma orgânica (pela própria equipe).
É muito comum empresas de auditoria ou mesmo consultorias nos indicarem para realizarmos projetos em algumas empresas, e quando vamos iniciar as tratativas para definir o planejamento inicial, nos deparamos com projetos abortados que muito pouco evoluíram além de terem acarretados custos a empresa e o pior, tiveram que ser descartados (prejuízo).
Quando os profissionais da própria empresa são escalados para realizar projetos de implantação ou atualização do Controle Patrimonial, é natural que o prazo planejado se alongue, por várias razões, entre elas:
- Insegurança em definir classificações (Contas, Centro de Custos, Valores dos Ativos, etc)
- Divisão do tempo dedicado ao projeto com outros serviços da empresa
- Falta de conhecimento técnicos e legais (Contábil, Normas Técnicas ABNT e IBAPE)
Caso sua empresa necessite de um projeto de Gestão Patrimonial, a melhor alternativa ainda é contratar empresa especializada e o mais importante com referências técnicas.
Vamos conversar a respeito!!!
e-mail: contato@axsconsultoria.com.br
(+55 15) 991051487 – (+55 15) 988151487
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.
Formação Acadêmica:
- Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
- Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
- MBA em Gestão Empresarial (FGV)
Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.
- Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
- Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
- Gestão Estratégica de Custos
- Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
- Software de Gestão Patrimonial
- RFID – Identificação por Rádio Frequência
- Business Valuation
- M&A – Fusões e Aquisições
Estamos em Sorocaba – SP, e atendemos o Brasil!!!
Data: 28/02/2020