Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Seguro Patrimonial de Empresas

Avaliação para Seguro Patrimonial


Analítico do Ativo Imobilizado e o Seguro Patrimonial

691-06-2024

  • Seguro Patrimonial não diferente das demais modalidade de seguro, é um mal necessário!

O seguro patrimonial, ou seja, o seguro dos bens de uma empresa é um procedimento essencial e fundamental para empresas que buscam manter-se seguras diante os mais diversos riscos, com isso é importante descartar que o conceito que o seguro é um mal necessário acaba sendo um erro, pois a falta do mesmo na ocorrência de um sinistro torna-se um pesadelo a gestão empresarial.

  • Não basta segurar apenas números!

Acaba sendo um grande erro e comum na maioria das empresas, realizarem as apólices de seguro patrimonial com base em números algumas vezes aleatórios, e em alguns casos com base nos números do Balanço Patrimonial especificamente das contas que são foco para a definição do seguro patrimonial, entretanto, na grande maioria das vezes os números reportados no Balanço Patrimonial não são consistentes para que um seguro possa ser definido, ou seja, os saldos das contas patrimoniais não condizem com a realidade, pois a empresa não detém um controle patrimonial o controle dos bens do ativo imobilizado, que dão suporte para esses saldos e também esse controle não contempla os valores com a finalidade de seguro patrimonial, e isso acaba comprometendo a empresa no caso de um sinistro o que trará grandes prejuízos.

  • Qual a composição do patrimônio segurado?

Muitos gestores e empresários acabam não se atentando quando vão colocar em prática a definição da apólice de seguro patrimonial, focando apenas nos valores que serão segurados e esses valores são definidos de forma global, entretanto, na ocorrência de um sinistro é muito comum a seguradora solicitar laudos ou documentos fiscais que comprovem a existência dos bens que foram foco do sinistro, seja ele incêndio, roubos, furtos, entre outros, e nesse momento empresários e gestores se veem num impasse, pois quando o seguro é definido de forma global e a empresa não dispõe dessa documentação solicitada pela seguradora, o risco de não ser ressarcido do prêmio segurado é muito grande, e acaba sendo um direito da seguradora não indenizar o cliente.

  • Num possível sinistro o que ser ressarcido?

Quando se vive numa empresa a ocorrência de um sinistro, tenha certeza que inicia-se um processo árduo e estressante junto a seguradora, pois não basta simplesmente ter uma apólice de seguro relatando determinado valor, seja ele volumoso ou não, é fundamental ter de forma analítica todo o patrimônio segurado, seja ele com base em notas ou documentos fiscais, ou mesmo laudos específicos para fins de seguro, a documentação que comprove a existência e a propriedade do bem por parte da empresa, a inexistência disso, com certeza a empresa irá se deparar com a negativa por parte da seguradora no que diz respeito ao ressarcimento dos bens questionados em razão do sinistro, é importante ficar atento a esse detalhe, que acaba sendo deixado de lado por gestores e empresários em razão da falta de conhecimentos.

  • A importância de um laudo composto pelo analítico patrimonial

Caso sua empresa venha a realizar ou renovar a apólice de seguro patrimonial, e não tenha toda a documentação que comprove a existência dos bens dos ativos, ou não dispõe de um laudo de avaliação do ativo para fins de seguro, é importante que a empresa obtenha essa informação da corretora ou da seguradora, da necessidade de contratar uma consultoria especializada em levantamentos patrimoniais, com a finalidade de seguro, com certeza esse material acompanhado de um book fotográfico, dará todo o respaldo à empresa caso ocorra algum sinistro, e dessa forma a empresa terá condições de questionar e solicitar o ressarcimento de cada um dos ativos, dos itens que foram sinistrados junto à seguradora com muito mais segurança.

  • O processo de levantamento e avaliação para seguro

Quando se tem por objetivo o levantamento patrimonial total ou parcial com a finalidade de avaliação para seguro, é importante que a empresa deixe claro seus objetivos, caso o levantamento seja com foco nos bens de maior valor agregado, esse deve ser o foco de todo o levantamento, do contrário é importante que a consultoria contratada especializada em levantamento para fins de seguro, realize um inventário geral, e possa então colocar em prática a avaliação para fins de seguro, que contempla uma tratativa diferenciada da avaliação do valor justo de mercado, isso porque atendendo normas técnicas requer diferenciação, é importante atentar-se que ao solicitar a avaliação, a mesma deve ser especificada com a finalidade de seguro.

  • O impacto da catástrofe vivida pelo Rio Grande do Sul!

Infelizmente podemos testemunhar recentemente a catástrofe ocorrida em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, onde por meio da mídia podemos acompanhar as enormes perdas ocorridas em razão das fortes chuvas, ocasionando enchentes em grande parte do estado e como consequência danos materiais e também a morte de pessoas. Independente das causas que levaram a essa catástrofe, é comum ouvirmos de alguns empresários que grande parte dos prejuízos ocasionados não serão ressarcidos em razão da inexistência de uma apólice de seguro patrimonial, e o pior é que em alguns casos a apólice foi feita de forma incorreta, não dando qualquer possibilidade da empresa questionar os prejuízos ocasionados. É importante ressaltar que as seguradoras estão respaldadas em situações de calamidade, como ocorrida no Rio Grande do Sul, entretanto, esse foi um fato isolado e danoso nunca vivido antes no país, mas que empresários não pode desconsiderar o risco existente.

  • A importância de contratar Consultorias Especializadas em Levantamentos e Avaliações para Seguro.

Quando se fala em avaliação patrimonial ou seja avaliação dos bens do ativo mobilizado, sejam eles móveis ou imóveis, é fundamental contar com consultorias especializadas nesse serviço, consultorias tem em seu portfólio projetos realizados nas mais diversas empresas, dos mais diversos segmentos, e uma atenção importante é que esses laudos sejam sempre validados por empresas de auditoria tais como as big4:

Além das seguradoras como:

  • Itaú
  • Porto Seguro
  • Bradesco
  • Tokio Marine
  • Sul América
  • Azul
  • e outras mais que fazem parte do rol de seguradoras de primeira linha que é outro fator importante na definição de um seguro patrimonial.
  • Somos a AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos

A AXS Consultoria Empresarial é especializada em levantamento e avaliação do ativo imobilizado, seja ele com a finalidade de controle patrimonial apenas, e também com a finalidade de seguro patrimonial, para isso contamos com o time de profissionais qualificados que já realizaram levantamentos e avaliação para seguros em empresas dos mais diversos portes e segmentos, em todo o território nacional, nossos trabalhos buscam atender normas técnicas o que é um diferencial para a realização do seguro patrimonial, entre em contato vamos conversar, inventário patrimonial com a finalidade de seguro AXS Consultoria Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

www.testedeimpairment.com.br

www.placadeativofixo.com.br

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • MBA em Marketing Estratégico – (Athon)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!



Data: 30/06/2024




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: