Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Controle de Ativos em Contas Corporativas

Gestão Patrimonial em Grupos Empresariais


Inventário Geral do Ativo Imobilizado – Grandes Grupos Empresariais

659-06-2021

Assim como a Gestão de outros Ativos, o Ativo Imobilizado, também requer uma atenção especial, que quando definida claramente torna-se fácil sua administração.

  • Conceito de Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado é formado pelo conjunto de bens que tem por finalidade a operação de empresa, sejam esses bens para fins de produção, comercialização ou administração.

Os bens do Ativo Imobilizado são administrados na Contabilidade, classificados em contas contábeis como: Edifícios e Construções, Terrenos, Máquinas e Equipamentos, Móveis e Utensílios, Veículos, Obras em Andamento, entre outras.

  • Os benefícios fiscais gerados pelos Investimentos em Ativo Imobilizado

As aquisições ou investimentos realizados em bens que compõe o Ativo Imobilizado, devem ser tratados contabilmente num grupo de contas classificado no Ativo das empresas, entretanto, a legislação permite, que por meio da Depreciação, mensalmente parte dos valores investidos sejam contabilizados no Resultado das empresas e caso a empresa seja tributada pelo Lucro Real, a depreciação desses Ativos seja deduzida na apuração do IRPJ e CSLL.

Mas para que isso possa ser utilizado de forma correta a empresa necessita ter de fato o Controle dos Bens do Ativo Imobilizado devidamente implantado e administrado.

  • A definição de procedimentos próprios para sua Gestão

A administração do Ativo Imobilizado para que funcione de fato, necessita de Gestão baseada em procedimentos, que na maioria das vezes devem ser redigidos especificamente a empresa.

Características especificas, requer um detalhamento próprio para a eficácia no controle dos bens.

Em nossos projetos, que realizamos em empresas de pequeno, médio e grande porte, a definição, ou redefinição de procedimentos, são partes integrantes do escopo do processo.

  • O Inventário dos bens do Ativo Imobilizado

O levantamento de todos os bens que compõe o Ativo Imobilizado, deve ser uma etapa devidamente planejada, e não simplesmente uma atividade de “colar plaquinhas”.

Quando se define o que realmente se espera com o controle do Ativo Imobilizado, todo esse processo deve ser devidamente planejado, e na sequencia se realiza o Inventario Geral dos Bens, e entre outras ações define-se as informações que serão contempladas para identificar cada um dos bens.

  • Bens em Poder de Terceiros

Na grande maioria das empresas que implementamos projetos patrimoniais, nos deparamos com a falta de Gestão dos Ativos e de certa forma é comum identificarmos, colaboradores dessas empresas recorrem a suas “memórias” para buscar identificar o destino de bens que foram disponibilizados a terceiros, seja eles parceiros, unidades complementares, fornecedores, entre outros.

Tudo porque a empresa não tinha de forma clara, o controle de bens em poder de terceiros, uma segmentação da Gestão Patrimonial que tem por finalidade a administração do Ativo da empresa.

  • A transferência de bens entre unidades

A movimentação dos Ativos, internamente entre centros de custos ou mesmo entre unidades próprias, requer uma atenção especial, ou mesmo, uma definição clara em seus procedimentos, visando a precisão na Gestão e também evitando com isso que os Ativos estejam “espalhados” gerando benefícios a uma determinada unidade e “custos” de depreciação a outra, além é claro do risco de se extraviar e sua perda não poder ser devidamente rastreada, vindo a ser registrada em um possível inventario geral realizado futuramente.

  • O Inventário Cíclico e as ações diante dos ajustes contábeis

Uma Gestão eficaz deve ser realizada com Inventários Rotativos, esse procedimento muito útil deve ser realizado aleatoriamente, em locais e unidades com um planejamento anual, visando a precisão nos controles, a revisão, ajustes em procedimentos e também o comprometimento dos gestores que em casos de Ativo Imobilizado comunicam as movimentações sejam elas de entrada ou saída de bens.

Os ajustes resultantes do Inventario Cíclico, devem ser devidamente discutidos para a implementação de melhores e mais seguros controles as empresas.

  • Somos especialistas em Gestão do Ativo Imobilizado

A AXS Consultoria Empresarial atua no segmento de Inventário e Avaliação de Ativos a mais de 10 anos, realizamos projetos em empresas em todo o país, e em nossos projetos estão contempladas todas as etapas, do planejamento inicial a entrega de Laudos de Avaliação de Ativos para serem utilizados nas Demonstrações Contábeis, em Laudos de PPA e também para a Recuperação Judicial.

Vamos discutir o projeto Patrimonial de sua empresa!

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!

  • Cruzeiro do Sul, Arapiraca, Parintins, Santana, Feira de Santana, Caucaia, Serra, Aparecida de Goiânia, Imperatriz, Contagem, Dourados, Várzea Grande, Ananindeua, Campina Grande, Jaboatão dos Guararapes, Parnaíba, Londrina, São Gonçalo, Mossoró, Ji-Paraná, Rorainópolis, Caxias do Sul, Florianópolis, Nossa Senhora do Socorro, Guarulhos, Araguaína


Data: 26/07/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: