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Gestão Empresarial e o Ativo Imobilizado

Com realizar a Gestão do Ativo Imobilizado


Inventário do Ativo Imobilizado, porque contratar uma empresa Especializada em Levantamentos Patrimoniais?

690-06-2024

·        O conceito do Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado tem por objetivo a operação ou comercialização de empresas e organizações de forma geral e são subdivididos contabilmente. O Ativo Imobilizado é registrado no grupo Não Circulante do Balanço Patrimonial e ainda no Balanço, subdividido em 2 grupos de contas: as contas do custo de aquisição e, também, as contas de depreciação acumulada. Ambos grupos devem ser deVidamente controlados e administrados por meio do Controle Patrimonial, ou seja, o Controle dos bens do Ativo Imobilizado que pode ser realizado provisoriamente em planilhas Excel, entretanto, o ideal é que o mesmo seja administrado por meio de um sistema de Gestão Patrimonial e esse sistema pode ser também um módulo do ERP da empresa.

·        A definição da empresa com relação a necessidade do Levantamento Patrimonial

Quando uma empresa ou gestores de uma empresa tomam a decisão de realizar um Levantamento Patrimonial, para colocar em prática a Gestão do Ativo Imobilizado, é importante estar claro qual ou quais razões definiram essa tomada de decisão. Com base nesse ponto, deverá ser traçado o Planejamento, para então colocar em prática o Projeto.

·        O Planejamento é um fator decisivo para êxito no Projeto

Quando se tem de fato os objetivos da empresa com o Controle do Ativo Imobilizado, pode se colocar em andamento. As etapas serão realizadas para atingir e atender os anseios da empresa com a Gestão do Ativo Imobilizado. Esse ponto é fundamental que esteja claro e que nesse momento profissionais das áreas de Administração, Contabilidade e Engenharia participem desse momento e dessa decisão.

·        Etapas fundamentais para a realização do Projeto Patrimonial

A complexidade que envolve um Projeto Patrimonial do início a entrega de laudos é grande e requer o detalhamento de cada uma das etapas, é importante que profissionais que já tenham vivenciado Projetos semelhantes participem desse momento, com isso, evitando entraves que podem ocasionar a interrupção do Projeto ou mesmo a conclusão de todo o Projeto sem a deVida credibilidade por falta de conhecimentos técnicos.

·        Quais os objetivos da empresa com o Controle Patrimonial: apenas Controle Físico ou o Controle Físico Monetário

Há gestores que tem por objetivo com o Levantamento Patrimonial dos bens do Ativo Imobilizado apenas o Controle Físico, sem se importar com valores ou mesmo em amarrá-los com os números da Contabilidade. Entretanto, há Projetos que diante da grandeza e da expressiVidade Monetária, a complexidade vai além pois, além do Levantamento Físico, há também, a necessidade da Avaliação Patrimonial para ao final ajustar os números da Contabilidade e do Balanço Patrimonial com os números obtidos por meio do Levantamento e da Avaliação do Ativo Imobilizado no Projeto de Inventário e Avaliação.

·        Os números reportados no Balanço Patrimonial serão ajustados com esse Projeto?

Um ponto importante quando se realiza o Levantamento Patrimonial é a necessidade de se ajustar os números da Contabilidade e isso só pode ser feito após o Levantamento Físico, mesmo que a empresa não realize a Avaliação Patrimonial, para tanto, é fundamental que a empresa tenha algum Controle, alguma relação Patrimonial que possa ser utilizada para o confronto e na sequência efetivar os ajustes contábeis. Isso é fundamental e requer a participação além da equipe que levantou todo o Ativo, também, da equipe Contábil para que os ajustes finais sejam realizados, evitando com isso a distorção tanto no resultado empresarial quanto com a necessidade de manter os números patrimoniais reportados de forma correta.

·        O Levantamento será total ou apenas em itens de grande relevância financeira

Um ponto importante na definição do Planejamento é com relação a quais Ativos serão levantados neste Projeto: será um Levantamento total/geral ou será um Levantamento parcial (apenas nos itens de maior representatiVidade Monetária). Isso é muito comum, inclusive descrito no CPC 27, que o foco do Ativo Imobilizado deve ser os bens com valores superiores a R$ 1.200,00. Entretanto, ainda há muitas empresas, que não tendo o Controle do Ativo Imobilizado, acabam classificando como Ativos nas contas padrões do Ativo Imobilizado como: móveis, equipamentos de informática, entre outros. Mesmo com valores inferiores a R$ 1.200,00, com isso a definição do que será ativado nesse Projeto ou não é fundamental para se manter a padronização.

·        Quais unidades ou plantas da empresa farão parte desse Projeto

Um outro ponto importante quando tem por objetivo o Levantamento dos bens patrimoniais é definir quais unidades e quais plantas farão parte desse Projeto. Muitas vezes, pela falta de informação, equipes definem um Levantamento para ajuste Contábil e ao final do Projeto deixam de lado unidades e isso pode acarretar num grande ajuste Contábil, além de um Levantamento parcial e errado do Ativo Imobilizado. É fundamental que seja mapeado de forma objetiva os Ativos e as unidades que serão levantadas em todo esse Projeto.

·        O Levantamento Físico será realizado pela equipe própria ou uma Consultoria Especializada

Um fator crucial que acaba resultando em êxito ou em perda do Projeto é com relação a definição da equipe que irá conduzir o Levantamento e irá fazer a Gestão do Projeto. É muito comum vermos empresas buscando a redução de custos, colocando em prática um Projeto dessa expressiVidade a ser desenvolvido por profissionais responsáveis, não há dúVidas, mas é importante ressaltar, entretanto, sem conhecimentos técnicos na área de Administração, Contabilidade, Controladoria e também Engenharia, para realizar o Projeto de Levantamento Patrimonial, todo esse Levantamento não é simplesmente colocar as Placas de Identificação e catalogar informações, vai muito além e quando não se tem essa visão, esbarra-se em entraves que podem colocar “por água abaixo” todo o Projeto. Nesse momento é importante que a alta direção e gestores definam a contratação de uma Consultoria Especializada em Gestão Patrimonial que já tenha realizado diversos Projetos e apresente documentação de Capacitação Técnica para realização do mesmo. Quando se contrata uma Consultoria Especializada os objetivos da empresa devem ser apresentados para que o Planejamento possa ser descrito nesta etapa e sendo pontuados itens conflitantes para que possam ser esclarecidos e então o Projeto ser colocado em prática.

·        Quais informações serão catalogadas de forma padronizada nos Ativos

É importante no processo de Planejamento do Levantamento Patrimonial que as informações dos bens sejam pré-definidas para serem catalogadas de forma padronizada. Evitando, com isso, itens com informações desencontradas, o que pode ocasionar a dificuldade futura em localizar ou pesquisar Ativos com as mesmas características, entretanto, com descrições diferenciadas em razão da falta de definição e padronização.

·        As Placas de Identificação qual será o volume e a tecnologia

As Placas de Identificação tem grande importância nesse Projeto apesar de terem o valor insignificante ou irrelevante com relação a todo o Projeto, requer uma atenção em alguns pontos como: Qual o modelo de placa que será utilizado, em quais Ativos iremos utilizar e quais ambientes esses Ativos estão expostos? Com essas informações é possível definir apenas um tipo de placa ou vários tipos de placas, de alumínio flexível, Placas plásticas ou mesmo Placas em aço inox que tem uma durabilidade muito maior que as demais, entretanto, um custo um pouco mais caro. Um outro ponto importante com relação às placas é com relação a Identificação ou leitura, a empresa irá usar a tecnologia de RFID? Caso positivo deverá definir uma placa especial para essa tecnologia do contrário poderá utilizar Placas com código de Barras ou mesmo QR Code, que são as mais comuns utilizadas no mercado. Um outro ponto importante com relação às Placas é com relação ao volume, é muito comum empresas não saberem exatamente a quantidade de Ativos que tem em seu parque industrial ou comercial e com isso comprarem o volume quase que exato e em muitos casos inferior ao número de Ativos, quando isso ocorre o risco de se faltar Placas dentro de um Projeto é muito grande e quando se faltam essas Placas a probabilidade de um Projeto perder a sua assertiVidade é quase certa, isso porque, parte dos Ativos não poderão ser identificados ou serão identificados com numeração provisória, com isso é necessário fazer a substituição das mesmas ou no pior das hipóteses suspender o Projeto até que novas Placas sejam confeccionadas e isso pode levar alguns dias ou mesmo semanas, para então retomar um Projeto com a possibilidade de alguns Ativos terem sido trocados de local, o que acarretará em sua não Identificação, é importante ficar atento a esses detalhes das Placas de Identificação do Ativo Imobilizado.

·        Bens em poder de terceiros ou bens de terceiros em nosso poder é importante atentar se a esse detalhe

Na realização de um Projeto Patrimonial é importante que quando definida conte com a participação de profissionais e colaboradores da empresa que tenham conhecimento histórico dos Ativos, isso com certeza enriquecerá o Projeto, pois é natural que empresas tenham Ativos em outras plantas, sejam de sua propriedade ou de terceiros, dessa forma, costumamos classificar esses Ativos como bens em poder de terceiros e os mesmos devem ser inventariados para que ao final a empresa possa efetivar o ajuste, caso o volume de itens em poder de terceiro não seja grande ou os bens não tenham uma representatiVidade Monetária alta, os mesmos podem ser feitos por meio de circularização, esse é um procedimento que é comum no mercado e aceito por empresas de auditoria, entretanto, deve estar deVidamente documentado. Um outro ponto importante, é com relação a bens de terceiros em poder da empresa, é comum também essa situação e para evitar que inventariantes fixem as Placas e tratem os Ativos de terceiros como o da própria empresa, que colaboradores conhecedores de toda a planta e de todo o parque do Ativo Imobilizado da empresa, relatem se o mesmo ou se os mesmos, são ou não da empresa para evitar distorções e impactos indevidos ao final do Projeto com os ajustes contábeis.

·        A Conciliação Físico Contábil um fator importante que acaba sendo desconsiderado em muitos Projetos

Quando o falamos em Conciliação, logo lembramos das conciliações financeiras e contábeis com relação a bancos, clientes e fornecedores, entretanto, em Projetos Patrimoniais o processo de Conciliação é fundamental para o sucesso, mas é deixado de lado na grande maioria dos Projetos, em alguns casos em razão da empresa não ter qualquer Controle, ou mesmo ter Controles ultrapassados que não foram atualizados ao longo do tempo, mas ainda assim, se fazem necessário nesse processo, quando se utiliza uma base Contábil da empresa e essa base é utilizada para a Conciliação com o Levantamento realizado no Projeto Patrimonial, é possível identificar os itens principais, os Ativos mais relevantes, e com base nisso tentar buscar informações da existência ou não dos mesmos, além de ser um parâmetro importante para aproveitar as informações contábeis, dando direito a empresa poder beneficiar-se da depreciação fiscal, entre outros benefícios é fundamental que a empresa tenha Controles para serem colocados à disposição no processo de Conciliação Físico Contábil, isso poderá com certeza minimizar os impactos nos ajustes dos números ao final do Projeto.

·        O saneamento das sobras físicas e contábeis como um fator para minimizar os ajustes contábeis

O saneamento das sobras físicas e contábeis deve ser apresentado à empresa para que um grupo de coordenadores do Projeto, tanto da parte da empresa quanto da parte da Consultoria que levantou o Ativo Imobilizado, possam discutir a possibilidade da existência ou não desses itens, o saneamento existe para se evitar grandes impactos nos ajustes e também definir de fato se o volume não encontrado realmente não mais existe na empresa, além dos itens que foram encontrados como sobras físicas, se os mesmos realmente são da empresa e se foram contabilizados de forma incorreta não registrado no grupo do Ativo Imobilizado.

·        A Avaliação Patrimonial como um diferencial para agregar valor ao Projeto

O processo de Avaliação Patrimonial é fundamental após a realização do Inventário geral do Ativo Imobilizado, por meio da Avaliação Patrimonial é possível saber a grandeza Monetária de todo o Ativo da empresa, mesmo que todo Ativo seja deVidamente controlado com seus valores originais e também valores residuais pois por meio da Avaliação do Ativo Imobilizado é possível apresentar a empresa o real valor de mercado do mesmo, isso é um diferencial que mesmo não sendo ajustado contabilmente, a empresa terá um laudo reportando o valor de fato de seu Ativo e tenha certeza que será totalmente diferente do valor registrado na Contabilidade que é mensalmente inferiorizado por meio da depreciação realizada periodicamente pela empresa.

·        O valor justo de mercado obtido por meio da similaridade como forma de definir o valor aos Ativos

Há vários critérios de Avaliação do Ativo Imobilizado, entre eles podemos citar, o valor justo de mercado, esse critério de Avaliação é obtido após recebermos informações do bem em análise, suas características físicas e técnicas, além de seu estado de conservação, por meio dessas informações é feita uma pesquisa de mercado onde chamamos Avaliação por similaridade, e após essa pesquisa é aplicado uma depreciação técnica com base na nota que a equipe de Inventário deu ao Ativo, com isso o valor do bem pesquisado, sofrerá uma depreciação técnica e chegará então ao valor justo de mercado. Em alguns Ativos é impossível obter uma pesquisa de similaridade com as características dos mesmos, entretanto, em casos como esse é possível pesquisar o novo, ou seja, sem uso e aplicar nesse a depreciação técnica para então se obter o valor justo de mercado.

·        A Vida Útil Determinada e Remanescente como referência para definição das novas taxas de depreciação

A Vida Útil Determinada e Remanescente de um Ativo é obtido por meio de catálogos de Ativos, muitas vezes de fabricantes e também por meio de tabelas fornecidas e atualizadas periodicamente em organizações ligadas à engenharia como a ABNT e também o IBAPE esses órgãos têm tabelas predefinidas com a Vida Útil Determinada dos Ativos, entretanto, para se obter a Vida Útil Remanescente é fundamental que no processo de Levantamento Patrimonial uma classificação quanto ao estado de conservação do Ativo seja realizada, e isso é comum quando o Projeto são realizados por Consultorias Especializadas, isso facilita o processo de Avaliação, é óbvio que também é importante ter uma estimativa de aquisição desse bem para que se possa fazer a classificação e a definição da Vida Útil Remanescente correta.

·        O Teste de Recuperabilidade ou Impairment Test

O Teste de Recuperabilidade também conhecido como Impairment Test é uma obrigação legal para empresas tributadas pelo lucro real, periodicamente ou quando fatos relevantes que possam impactar no valor dos Ativos, tais como alterações tributárias, variações cambiais, mudanças tecnológicas no mercado, ou mesmo a descontinuidade de produtos e serviços, com esses fatos é fundamental que a empresa realize o impairment Test e caso os Ativos avaliados apresentem o Valor Recuperável inferior ao Valor Contábil é fundamental que a empresa provisione o Ajuste de Impairment, esse ajuste geralmente é contabilizado reduzindo o valor do Ativo Imobilizado na conta Patrimonial e em contrapartida com o Resultado, em alguns casos específicos, esse ajuste pode ser feito no Patrimônio Líquido, entretanto, requer a análise. Um fator importante nesse processo de ajuste de Avaliação é que o Ajuste de Impairment não é dedutível para fins da apuração do imposto de renda e da contribuição social para empresas tributadas pelo lucro real, esse ponto requer atenção pois há empresas que acabam se beneficiando indevidamente com esse ajuste.

O Valor Recuperável de um bem é obtido por meio do processo de Avaliação, esse processo pode ser feito em 2 frentes, pelo valor justo de mercado, ou seja, pelo valor obtido por meio da similaridade e também pelo valor em uso, o valor em uso é obtido por meio da projeção de riquezas que esse bem em análise pode gerar para a empresa, esse é um critério que dificilmente é utilizado em razão das dificuldades de se segregar um Ativo isoladamente, entretanto, é uma das formas de se obter o Valor Recuperável.

O Valor Contábil Líquido é formado pelo custo de aquisição deduzido da depreciação acumulada e de ajuste de Impairment de exercícios anteriores, dessa forma obtém se o Valor Líquido Contábil e o mesmo deverá ser comparado ao Valor Recuperável, caso o Valor Líquido Contábil esteja superior ao Recuperável, faz se então o Ajuste de Impairment.

·        O Laudo de Avaliação contemplando todas as etapas do Projeto, além de conceitos

Quando se contrata uma Consultoria Especializada em Gestão Patrimonial, ou seja, Levantamento dos bens do Ativo Imobilizado, ao final de um Projeto um laudo será apresentado e esse laudo deverá contemplar informações Monetárias, Quantitativas, Conceituais, entre outras, e esse laudo pode ser apresentado exclusivamente para a realização de Inventários Patrimoniais ou mesmo Inventário e Avaliação Patrimonial. Esse é um dos diferenciais quando se realiza um Projeto com uma Consultoria Especializada. Esse laudo e as informações obtidas no Levantamento Patrimonial devem ser guardados como um documento que comprove que a empresa realizou todo o Projeto, onde constam os detalhes, o analítico dos Ativos levantados, os ajustes a serem realizados e também as fotos dos Ativos que foram catalogados.

·        Os ajustes contábeis com o objetivo de alinhar os números do Balanço Patrimonial juntamente com o Controle Patrimonial

Ao final de todo o Levantamento do processo de Conciliação do Saneamento realizado pela equipe Especializada em Ativo Imobilizado juntamente com o responsável da empresa, a equipe de Contabilidade deve colocar em prática os ajustes contábeis independente do impacto que os mesmos venham causar no resultado da empresa, isto porque dessa forma a empresa passará a ter os números da Contabilidade devidamente alinhados com os números do Controle Patrimonial, ou seja, os números sumarizados por conta na Contabilidade tanto nas contas de custo de aquisição quanto nas contas de depreciação acumulada, deverão estar representados analiticamente, item a item no Controle Patrimonial, e esse deve ser mensalmente atualizado.

·        O suporte a Empresas de Auditoria e também a Contabilidade e Controladoria são fatores diferenciais em Projetos do Ativo Imobilizado

Após todo o processo de Levantamento, Catalogação, Confecção de Placas, Conciliação, Saneamento, Avaliação, enfim todo o processo que contemplou o Projeto de Inventar e Avaliação Patrimonial, diante de sua complexidade é fundamental que a empresa contratada para a realização do mesmo, esteja à disposição após disponibilizar o laudo com as informações, todo o suporte a equipe de Contabilidade Controladoria e também a possíveis empresas de auditoria que tem por objetivo validar todo o processo, se os mesmos atenderam aos objetivos da empresa, atenderam a Legislação Contábil por meio da lei 6.404/76 e 11.638/07 o CPCS: CPC01 e o CPC27, além de normas da ABNT e também do IBAPE, todo esse conjunto de informações é fundamental para respaldar a complexidade de um Projeto Patrimonial por completo, Inventário e Avaliação Patrimonial.

·        Somos a AXS Consultoria Empresarial - Divisão de Ativos.

A AXS Consultoria Empresarial, atua no segmento de Inventário e Avaliação do Ativo Imobilizado em empresas de todos os portes, pequeno, médio e grande, em todo o território nacional, para isso contamos com profissionais altamente qualificados: inventariantes, peritos em Avaliação, engenheiros, entre outros para realizar Projetos de empresas, visando sempre atender as práticas geralmente aceitas de Contabilidade e também as normas da ABNT e do IBAPE, nossos Projetos são realizados por meios de ferramentas tecnológicas aplicativos e software, o que nos garante uma maior precisão e agilidade em todos os nossos Projetos. E é importante ressaltar que são sempre validados pelas principais empresas de Auditoria do Brasil. Entre em contato, vamos conversar sobre o Projeto Patrimonial, Inventário e Avaliação Patrimonial do Ativo Imobilizado para a sua empresa, aguardamos você.

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Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • MBA em Marketing Estratégico – (Athon)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
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Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

 



Data: 04/06/2024




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