Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Vamos entender os CPCS 01 e 27

O Ativo Imobilizado e as Auditorias


Desdobrando os CPC´s: CPC01 e o CPC27 – Ativo Imobilizado

A Legislação Contábil é clara no que diz respeito ao Ativo imobilizado, vamos entender um pouco de forma resumida o que diz os CPC’s.

  • O Ativo Imobilizado – Conceito

O Ativo Imobilizado ou também conhecido como Ativo Fixo é o conjunto de bens que tem por finalidade a operação da empresa, ou seja, seu funcionamento.

Diferentemente dos estoques que tem o conceito de circular, ou seja, alto giro, o Ativo Imobilizado tem finalidade permanente, diante disso algumas informações fundamentais para sua caracterização.

De forma geral o Ativo Imobilizado, deve ter vida útil superior a um ano, valor segundo CPC superior a R$ 1.200,00, entretanto, baseado na lei 6404/76, utilizávamos até o ano de 2013 a importância de R$ 326,00, diante disso há uma dualidade nesse conceito.

Dentre o Ativo Imobilizado podemos citar diversas contas onde utilizamos para sua devida classificação contábil: Edifícios, Terrenos, Máquinas, Equipamentos, Móveis e Utensílios, Equipamentos de Informática, Veículos, Obras em Andamento, entre outras.

  • Controle Patrimonial a ferramenta de administrar o Ativo Imobilizado

Não há outra maneira de se administrar os Ativos Imobilizados, se não por meio do Controle Patrimonial, e esse controle para que ocorra de forma profissional deverá ser realizada em softwares, mas ainda assim é gerida em muitas empresas em planilhas Excel.

O Controle Patrimonial quando bem estruturado contempla todas as informações dos Ativos tornando-se uma base única de pesquisa de informações sobre os Ativos.

Reportando informações técnicas, características e principalmente valores que devem ser registrados simultaneamente junto a Contabilidade.

  • Procedimentos internos a forma de manter a Gestão sob controle

Muitas empresas, visando atender exigências de empresas de auditorias, buscam a contratação de empresas especializadas em Levantamentos do Ativo Imobilizado, entretanto, é importante atentar-se que, caso não hajam procedimentos previamente definidos, todo o processo de Inventário Patrimonial, poderá estar perdido em pouco tempo.

É fundamental analisar as características da empresa e definir processos, para a movimentação dos Ativos e documentando de forma correta: aquisições, baixas e transferências.

  • Inventário Geral anual o que diz o CPC27

A legislação é clara por meio do CPC-27 no que diz respeito ao controle do Imobilizado, segundo o CPC27 Inventário Geral deve ser colocado em pratica anualmente, visando manter sob gestão o patrimônio, e servir de base para caso ocorram divergências, as mesas sejam ajustadas no exercício contábil.

  • Inventários cíclicos e a auditoria uma forma de mitigar ajustes contábeis

Nós da AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, costumamos orientar nossos clientes que uma forma de manter a Gestão do Patrimônio alinhado, é com realização ao menos trimestralmente de Inventários de Ativo Imobilizado Cíclicos, ou seja, Inventários Rotativos, essa ferramenta, permite que empresas de forma aleatória, de tempo e local, selecione itens ou departamentos para que uma espécie de auditoria seja colocada em pratica, permitindo identificar possíveis falhas, corrigir seus efeitos e redefinir procedimentos.

  • Avaliação Patrimonial – uma ferramenta para decisões estratégicas

Apesar da legislação brasileira, não mais permitir a realização de ajustes contábeis como se faziam antes de 2007, com lançamentos de Reavaliação Patrimonial nos Demonstrativos Contábeis, a Avaliação dos Ativos nem por isso perdeu sua utilidade.

Empresas de forma geral que utilizam informes contábeis para tomada de decisão, tem a Avaliação Patrimonial (Avaliação dos Ativos) como um fator fundamental como decisivo, seja para a utilização da Depreciação baseada na Vida Útil Remanescentes dos Ativos, ou mesmo para mensurar o Patrimonio atualizado de seu parque patrimonial, entre outras finalidades.

  • Teste de Impairment (Recuperabilidade) – porque a lei exige sua aplicação?

A Recuperabilidade dos Ativos é uma pratica de empresas que além de auditadas, tem o compromisso de relatar informações verídicas.

Por meio da Recuperabilidade dos Ativos, é possível realizar a Avaliação Patrimonial apurando-se: Valor Justo de Mercado e Geração de Caixa do Bem, o maior valor apurado entre as duas avaliações, deve ser comparado ao Valor Residual registrado na Contabilidade, importante atentar-se que essa análise deve ser realizada individualmente por Ativo.

Caso o Valor Residual Contábil seja maior que o valor apurado na Avaliação do Ativo, será então necessário a realização de um ajuste contábil chamado “Teste de Impairment”.

Esse ajuste tem por finalidade reduzir o valor contábil ao valor apurado na avaliação, evitando com isso que os Demonstrativos Contábeis relatem informações superiores ao que o mercado aceite.

 

Sua empresa está com as informações do Ativo Imobilizado seguras para serem auditadas?

Vamos conversar a respeito!

  • www.axsconsultoria.com.br

    Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

    E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

    +55 (15) 991051487 – (15) 988151487

    Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

    Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)
  • Estamos em Sorocaba – SP e atendemos todo o Brasil!

  • Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Maués, Tabatinga, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Castanhal, Parauapebas, Abaetetuba, Itaituba, Cametá, Bragança, Breves, Marituba, Altamira, Paragominas, Tucuruí, Barcarena



Data: 19/05/2021




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: