Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Controle Patrimonial x Balanço Patrimonial

Procedimentos validados por auditorias


Razões para que uma empresa controle o Ativo Imobilizado

498-07-2020

A seguir vamos relatar informações importantes para empresas que ainda tem dúvidas da necessidade em realizar o Controle dos Ativos Patrimoniais.

O que é o Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado é o conjunto de bens que tem por objetivo dar o devido suporte a empresa na fabricação, comercialização e operação de suas atividades.

Classificamos como Ativo Imobilizado entre outros bens: edifícios, terrenos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, equipamentos de informática (TI), equipamentos de segurança, entre outros.

Como se define o Ativo Imobilizado

Baseado na nova legislação 11638/07 (CPC 27) deve classificar como Ativo Imobilizado bens com valores superiores a R$ 1.200, entretanto, há outros conceitos que são também utilizados e tratados de forma diferente de empresa para empresa, alguns baseados na definição da Receita Federal Lei 1598/77 com valor de R$ 326,61, e ainda algumas empresas que independente do valor, baseiam-se exclusivamente no controle físico dos bens.

Importante também ressaltar que há o conceito que um bem para ser definido como Ativo Imobilizado deverá ter a vida útil superior a 01 ano.

Controle Físico

Algumas empresas, principalmente as não optantes pelo sistema de tributação Lucro Real, geralmente controlam seus Ativos baseadas unicamente no controle físico, ou seja, tem a única finalidade da materialidade.

Buscam ter o domínio e controle de informações como:

  • Dados do bem (descrição detalhada)
  • Localização (centro de custos e unidades)
  • Estado físico
  • Entre outras

Esse controle não necessariamente deve estar atrelado aos valores contábeis, nem por isso deixa de ser útil, pois a Gestão sabe exatamente por meio do Controle Patrimonial todo o universo de seu Patrimônio, além é lógico de valores caso os mesmos sejam devidamente alimentados.

Controle Físico Monetário

Esse tipo de controle já atende alguns conceitos e por envolver 2 sistemas (contábil e controle de patrimônio) requer atenção especial, para mantê-los devidamente conciliados.

O controle físico-monetário tem por princípios procedimentos definidos pela empresa no conceito de imobilização de seus bens, ou seja, definição da vida útil (superior a 01 ano), valor de corte (qual valor mínimo á imobilizar) entre outras particularidades.

Nesse tipo de controle é fundamental que as movimentações (aquisições, baixas e transferências) sejam devidamente alinhadas entre os sistemas e acompanhadas mensalmente para que os saldos mantenham-se conciliados.

Não diferente do Controle exclusivamente Físico, o Controle Físico-Monetário deve agregar mais informações, principalmente documentais e também de valores originais e históricos.

A Depreciação

A depreciação é o desgaste do bem com o passar do tempo, e pode ser tratada de 02 formas:

  • Depreciação Fiscal – atende a taxas definidas pelo Fisco, pré-determinadas por tipo de contas e também via Depreciação Acelerada atendendo determinações ou incentivos fiscais.
  • Depreciação Gerencial – nessa modalidade empresas por meio de estudos e avaliações definem a vida útil de seus ativos e passam a gerencialmente controlar o custo dessa depreciação. Essa modalidade é fundamental para empresas que tem por cultura a Gestão Empresarial.

Benefícios Fiscais

O Controle dos bens do Ativo Imobilizado, além de agregar benefícios na preservação do Patrimônio da empresa, também beneficia a empresa na apuração dos impostos sobre o Lucro (Imposto de Renda e Contribuição Social).

A Legislação define que a empresa que for tributada pelo Lucro Real (anual ou trimestral) poderá deduzir a parcela de depreciação de seus Ativos (desde que estejam devidamente controlados) para abater da base de cálculo do IRPJ e CSLL.

Importante ressaltar que em alguns casos quando empresas são fiscalizadas, a depreciação utilizada como despesa para deduzir os impostos são também verificadas e em alguns casos as empresas podem ser autuadas por não manter o devido controle.

Essas validações também são trabalhos constantemente validados por empresas de auditoria, como prevenção.

Conciliação e Saneamento

A conciliação é um procedimento importante, entretanto para ser colocada em pratica é necessário que a empresa contratante tenha algum controle contábil, ou extra contábil (paralelo), com essas informações é possível realizar um cruzamento das informações e identificar se há alguma inconsistência dos bens levantados ou mesmo deixados de ser levantados no Inventário Físico Geral realizado.

O Saneamento é o procedimento que visa solucionar as inconsistências identificadas, para isso é de extrema importância que vários testes sejam realizados no processo de conciliação, para que então possam ser devidamente identificados e solucionados.

Controle Patrimonial x Balanço Patrimonial

Os profissionais de uma forma geral que tem conhecimento técnico do Balanço Patrimonial, e sabem analisar suas informações, reconhecem a necessidade de ter de forma objetiva e transparente o Controle Patrimonial. Esse controle tem por finalidade o controle individualizado de cada bem do Ativo Imobilizado e a sumarização de todo o conjunto de bens que são reportados no Balanço Patrimonial, por isso a necessidade de manter controlado e sempre conciliados para manter a credibilidade das informações.

Inventário Geral

De uma forma geral, por mais que empresas busquem manter seus Ativos sob controle, podem haver movimentações físicas sem a devida informação ao departamento responsável, ou também baixas indevidas que acabam não sendo identificadas pela Gestão, caso não seja realizado o Inventário Geral dos bens do Ativo Imobilizado, essa situação jamais será identificada.

Para isso é comum que seja contratada empresa especializada nesse procedimento e também sem qualquer vínculo com a Gestão, para que os ajustes apurados sejam relatados sem qualquer vício.

A periodicidade desse Inventário, pode variar de empresa a empresa, entretanto sempre inferior a 24 meses.

Implantação e Atualização

Empresas que detém o Controle do Ativo Imobilizado, devem por meio de Consultorias Especializadas, realizar periodicamente a revisão e atualização de suas bases, por meio do Inventario Geral, Avaliação Patrimonial quando for o caso e também a Conciliação físico x contábil.

Empresas que não tem o Controle Patrimonial, devem recorrer a Consultorias Especializadas no processo de implantação, visto que, é comum em alguns casos empresas optarem pela implantação com sua própria equipe e o projeto ser abortado em poucos meses, acarretando prejuízos e retardando o controle efetivo.

A Avaliação Patrimonial e o Teste de Impairment (Recuperabilidade)

A Avaliação Patrimonial é o procedimento para empresas que querem implantar o Controle partindo do “Zero”, ou que utilizam-se dessas informações para tomada de decisões e repórter aos acionistas. Ter as informações devidamente atualizadas e valorizadas faz com ações possam ser determinadas com eficácia.

O Teste de Impairment (Impairment test) é uma Avaliação que visa quando necessário fazer um ajuste nos números contábeis, para que as informações da Contabilidade nunca relatem valores superiores de seus Ativos, com isso é realizado estudos nos bens de maior valor agregado (80/20) e apurado incialmente Valor de Mercado do Bem e a Capacidade de Gerar Fluxo de Caixa, entre os 2 casos o maior deve ser comparado ao Valor Líquido Contábil (Valor Residual), caso o Valor Residual esteja maior que o valor avaliado no estudo, deverá ser realizado o Ajuste de Impairment, tanto no Ativo Patrimonial, quanto no Resultado, ou PL se for o caso.

Acompanhamento on-line

É de grande importância que no processo de implantação ou mesmo na atualização do Controle Patrimonial, as empresas que conduzirem esse projeto disponibilize a Contratante, canais para acompanhamento dos trabalhos, para que a devida eficácia possa ser acompanhada, evitando “ajustes” no processo.

Garantia dos Serviços

Uma vez realizado o Inventário Geral e a implantação do Controle Patrimonial é importante que os serviços realizados tenham a garantia para possíveis inconsistências que venham a ser identificadas, isso traz muita segurança as empresas contratantes.

Implantação e Revisão de Procedimentos

Todo o processo da Gestão Patrimonial terá o devido efeito a empresa, caso, seus procedimentos estejam de acordo com sua realidade, para isso a equipe da AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, pode fazer a verificação para validação dos procedimentos ou mesmo implantar tais procedimentos, além de treinamento a equipe que ira conduzir todo o processo de Gestão.

Equipe e Áreas atendidas

A AXS Consultora Empresarial – Divisão Patrimonial atua em todo território nacional, em empresas de médio e grande porte.

Nossos projetos são realizados com a utilização de ferramentas tecnológicas (Software e Aplicativos) o que nos garante maior precisão e eficácia nas informações, além da agilidade nos projetos.

A presença de Coordenadores ou Gerentes de Projetos é constante na realização de nossos serviços, onde conseguimos rapidamente ajustar particularidades dos projetos.

Vamos conversar a respeito!

www.axsconsultoria.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

E-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!

 






Compartilhar: