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Apurando o Valor de Empresas!

Valuation x PL


Como avaliar uma empresa? Valuation ou Patrimônio Líquido (PL)?

675-01-2024

  • O processo de avaliação de uma empresa não pode haver economia de esforços e a busca pela avaliação mais “barata”.

O processo de apuração do valor de uma empresa requer o empenho de toda a equipe, uma vez que informações das mais diversas, inerentes à empresa como um todo, o histórico de faturamento, de custos, de despesas, entre outras importantes, também as expectativas futuras com relação a estrutura da empresa à sua comercialização de seus produtos, e sua linha de atuação, nesse momento empresários, gestores, colaboradores, devem se empenhar ao máximo para agregar informações que visam contribuir para a apuração do valor da empresa, não cabe resistências nas informações que deverão ser disponibilizadas para o processo da apuração do valor da empresa, outro ponto importante também é que, não cabe gestores diretores ou a alta direção da empresa, buscar efetuar a avaliação da empresa com profissionais com consultorias, ou mesmo com técnicas das mais baratas, visando ter um custo menor, essa redução de custo pode acarretar em apurações incorretas no valor da empresa.

  • Conceitos passados fazem parte da história e nada agregam comparados as metodologias atuais.

Quando falamos em apurar valores de empresas nos deparamos com conceitos utilizados há 40, 50 anos atrás é o que chamamos de método de padarias, sem desmerecer o segmento de padarias, é muito comum vermos empresários relatando que o valor da sua empresa representa: 3, 4, 5 vezes o valor do seu estoque, ou mesmo algumas vezes o valor de seu faturamento, isso se praticava em períodos passados, por empresas não terem qualquer controle contábil financeiro de seus números, de seus resultados, atualmente com base em sistemas de gestão financeira de ERP, é possível ter informações consistentes dos resultados das empresas, dessa forma, utiliza-se o resultado, à margem final antes ou após os impostos, dependendo de cada segmento, para definir o valor da empresa, então utilizar-se de ferramentas passadas, não faz mais sentido, devem ser descartadas pois inviabilizam a operação de comercializar empresas e distorcem qualquer apuração.

  • O que é o Patrimônio Líquido de uma empresa?

O Balanço Patrimonial de uma empresa é composto pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; o Ativo reporta todos os bens e direitos de uma empresa, o Passivo reporta as obrigações de uma empresa com terceiros, e o Patrimônio Líquido é a diferença entre o Ativo e o Passivo, podendo ser tanto positivo quanto negativo o Patrimônio Líquido representa a participação dos sócios numa empresa, mas é importante ressaltar que o Patrimônio Líquido reporta números contábeis, números do passado, o Patrimônio Líquido não reporta números futuros, apenas fatos registrados contabilmente.

  • O Patrimônio Líquido não traduz a realidade do valor de uma empresa.

Utilizar o Patrimônio Líquido para definir o valor de uma empresa, pode ser um grande erro, isso porque o PL como mencionado anteriormente reporta as informações registradas contabilmente entre a diferença do Ativo e do Passivo, dessa forma, muitas informações são passadas, apuradas ao longo de exercícios e o PL não é atualizado, com isso tomar decisões baseadas no número do PL pode levar empresas a serem super ou sub avaliadas.

  • Como utilizar o Patrimônio Líquido de forma correta visando minimizar as distorções no processo de Avaliação Empresarial?

Para se utilizar o Patrimônio Líquido para o método de avaliação de uma empresa é fundamental aplicar o AAP Ajuste de Avaliação Patrimonial, desta forma todas as contas do Ativo e do Passivo devem ser atualizadas ao valor presente, ao valor justo de mercado, em contrapartida o resultado deve ser ajustado no Patrimônio Líquido ou PL como também chamamos, com isso, Ativo e Passivo atualizados, a diferença ajustada no PL, teremos então o PL com os números reportando a realidade do momento da empresa. Mas ainda assim não se deve utilizar o PL como base de definição de valor de uma empresa.

  • O Valuation ainda é a melhor opção para se avaliar uma empresa.

O Valuation é uma ferramenta, uma metodologia, que vem sendo aprimorada ao longo dos anos, e é utilizado como referência para se definir valor de empresas, utilizado mundialmente o valor é a melhor metodologia para essa definição, ainda é desconhecido por muitos empresários e gestores, mas nem por isso deixa de ser o melhor método nesse momento.

  • O Valuation reporta a expectativa de resultados futuros de uma empresa e isso é fundamental nesse processo.

O Valuation tem por objetivo consolidar informações contábeis e financeiras da empresa, dessa forma um estudo é feito levantando informações do passado da empresa, de alguns exercícios, o momento atual, e também as previsões de resultados futuro, é importante que todo esse trabalho, todo esse estudo, seja feito da forma mais detalhada possível, interessante também, que as projeções sejam reportadas por meio de unidades de negócio, dessa forma, resultados diferentes de cada uma das unidades serão apurados ao longo dos próximos exercícios, e sobre esses números, aplica-se a perpetuidade, e todo esse número todo esse resultado gerado ao longo dos exercícios seguintes, deverão ser trazidos ao valor presente utilizando-se uma taxa de desconto WACC específica do segmento de atuação da empresa, apurada por meio de estudos, com isso teremos então o valor da empresa, o Valuation, quanto vale a empresa no momento atual, esse número apurado não quer dizer que seja o número que a empresa deve ser vendida ou investida ,mas é uma referência para iniciar-se uma discussão com relação a comercialização total ou parcial da empresa.

  • O método do fluxo de caixa descontado sem dúvida é a melhor metodologia para se avaliar uma empresa.

Quando se projeta resultados futuros de uma empresa, volume de vendas, custos, despesas, apurando seus impostos, entre outros, isso ao longo de exercícios ,ao menos 5 anos e após essa apuração com base em estudos, aplica-se uma taxa de crescimento constante, é o que chamamos de perpetuidade, após inserirmos a perpetuidade no estudo de resultados futuros, é fundamental colocarmos em prática a metodologia do fluxo de caixa descontado, onde por meio de uma taxa de juros WACC, trazemos tudo o valor presente, aplicando o desconto dos juros ao longo do tempo para trazer ao momento atual, e o valor então descontado chamamos de valor presente da empresa, esse é o Valuation, o valor referência para a comercialização.

  • O risco de utilizar-se de planilhas com fórmulas erradas onde um simples parênteses ou uma virgula inserida incorretamente, pode distorcer por completo o resultado de uma empresa.

É muito comum no momento atual buscarmos informações em ferramentas tecnológicas, como Google, Chat GPT, entre outras fontes, ainda assim, para a apuração do valor de uma empresa é fundamental contar com profissionais qualificados, que já realizaram projetos de avaliação de empresas dos mais diversos, isso relata segurança, nesse processo é muito comum vermos planilhas disponibilizadas na internet, ou mesmo fórmulas para apuração do Valuation que contemplam incorreções, muitas vezes, uma vírgula ou um parênteses inseridos em local errado, podem com certeza comprometer por completo a apuração do valor de uma empresa, há casos contados em reuniões de consultores e empresários, onde uma fórmula formatada de forma incorreta, fez com que o valor apurado da empresa fosse muito acima do esperado, e isso acabou inviabilizando o processo de venda, pois o empresário uma vez de Posse de um Valuation apurado de forma incorreta, que até então ninguém sabia, não aceitava de forma alguma vender sua empresa ou parte de sua empresa, por um valor inferior, mas pior que isso é apurar um valor inferior e a empresa vir a ser vendida. Toda atenção nesse momento é fundamental.

 

Vamos com versar a respeito do projeto de Valuation em sua empresa!

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Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

 



Data: 14/01/2024




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