Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Consultoria Empresarial

Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação Patrimonial Inventario Patrimonial Controle Patrimonial Controle Ativo



Consultoria Empresarial Passivo Bancário Ativo Imobilizado Ativo Fixo



Avaliação de Ativos para Leilão

Leilões em empresas públicas ou privadas


Avaliação de Bens do Ativo Imobilizado para Leilão de Prefeituras e Empresas Privadas

687-05-2024

Quando o volume de ativos inseríveis ou fora de uso se acumula, é importante que gestores e a alta direção, seja em órgãos públicos ou mesmo em empresas privadas, tomem a decisão de realizar o levantamento, seja individualizado ou por lote, e disponibilize os ativos ao mercado. Um dos caminhos são os leilões. A seguir, vamos ver informações importantes para esse processo.

  • A importância de contratar empresas especializadas no assunto

Quando organizações decidem disponibilizar bens do ativo imobilizado ou outros ao mercado e não têm o valor referência para disponibilizá-los, é fundamental contratar empresas especializadas em avaliação patrimonial. Isso porque todo o processo de avaliação atenderá normas que são referências no mercado, evitando futuros problemas de questionamentos administrativos ou judiciais com o processo.

  • As normas técnicas da ABNT podem com certeza dar maior credibilidade ao processo

Quando falamos de normas para fins de avaliação do ativo imobilizado, há duas grandes fontes de informações que dão todo o respaldo técnico a esse processo: a ABNT e o IBAPE. Ambas determinam procedimentos e normas para o processo de avaliação, garantindo uma padronização e um caminho oficial a ser seguido, visando maior credibilidade ao processo de disponibilização dos bens em leilão.

  • Desovar inservíveis ou bens sem uso

O termo "desovar" não soa da melhor forma, entretanto, trata-se de disponibilizar ao mercado itens sem utilização ou itens avariados que não fazem mais sentido continuar ocupando espaço físico quando sua utilização já não é mais de interesse da empresa, seja ela pública ou privada.

  • Leilões para atender a demanda de Tribunais de Contas

Empresas públicas ou privadas que são auditadas, seja por auditorias independentes ou pelo Tribunal de Contas do Município, Estado ou Federal, frequentemente destacam em seus levantamentos a necessidade de uma vistoria técnica em parte dos ativos, principalmente os que estão disponíveis ou classificados como inservíveis. Isso para que seja avaliado seus valores, individualmente ou por lote quando sucata, para que a entidade possa disponibilizar ao mercado, sempre atendendo princípios baseados em Compliance.

  • Valor de referência pode ser uma forma para reorganizar e otimizar espaço na empresa

Quando empresas dispõem de espaços físicos sem utilização, é normal que ativos imobilizados sem condições de uso sejam alocados nesse espaço. Com o tempo, se a empresa não os disponibilizar para venda, esse espaço se torna uma área de sucata. Nesse momento, é fundamental que gestores iniciem um processo, começando pela contratação de uma consultoria especializada em gestão patrimonial para definir o valor de mercado. É importante considerar o estado de conservação do ativo, pois o valor de mercado sofrerá uma depreciação técnica superior ao normal. Sem essa avaliação, a comercialização via leilão ou compra direta pode ser inviabilizada.

Uma vez de posse da avaliação técnica, é fundamental que o processo de comercialização seja realizado o quanto antes, permitindo à empresa descartar por meio de venda todo o ativo ou lote de ativos, liberando áreas e eliminando o ambiente poluído que o conjunto de ativos proporciona.

 

  • Valores de partida definido por quem atua no segmento patrimonial

O processo de avaliação do ativo imobilizado requer conhecimentos técnicos. Não basta apenas realizar uma pesquisa de mercado para definir o valor; é importante considerar o estado de conservação e funcionamento do bem. Por isso, é necessário contratar profissionais com experiência em avaliação patrimonial, focando nas normas da ABNT (NBR 14653) e, quando necessário, na lei 6.404/76.

  • Valor Justo, Avaliação Forçada, Avaliação para Leilão, o que cabe em cada situação?

Para cada tipo de ativo, de acordo com o estado de conservação, a entidade deve escolher a avaliação adequada:

  • Valor Justo: Utilizado para bens em perfeito funcionamento que não atendem mais aos interesses da empresa, oferecendo um melhor resultado e atratividade ao comprador.
  • Avaliação Forçada: Utilizada principalmente para fins de financiamento ou venda rápida de itens inservíveis.
  • Avaliação para Leilão: Ideal para desovar vários itens do ativo imobilizado, incluindo sucata, agilizando o processo e gerando resultados para a empresa vendedora.
  • Somos a AXS Consultoria Empresarial – Divisão de Ativos

A AXS Consultoria Empresarial está no segmento de inventário e avaliação do ativo imobilizado há mais de 10 anos. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados tanto em levantamento patrimonial quanto em avaliação de valor justo e vida útil, inclusive testes de impairment, uma obrigação legal para empresas tributadas pelo lucro real. Nossos trabalhos são realizados em todo o território nacional, utilizando ferramentas tecnológicas para maior agilidade e precisão. Nossos profissionais são constantemente treinados para atualização conforme as mudanças mercadológicas e tecnológicas, sempre atendendo normas da ABNT, IBAPE e legislação contábil (CPC 01 e CPC 27). Entre em contato para conversarmos sobre o levantamento e avaliação dos ativos de sua empresa, seja para fins de controle contábil ou leilão.

www.testedeimpairment.com.br

www.placadeativofixo.com.br 

https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ

e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

+55 (15) 991051487 – (15) 988151487

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.

Formação Acadêmica:

  • Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
  • Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
  • MBA em Gestão Empresarial (FGV)
  • MBA em Marketing Estratégico – (Athon)

Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.

  • Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
  • Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
  • Inventário e Avaliação Patrimonial
  • Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
  • Software de Gestão Patrimonial
  • RFID – Identificação por Rádio Frequência
  • Business Valuation
  • M&A – Fusões e Aquisições
  • Teste de Impairment (Recuperabilidade)

Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!

 



Data: 11/06/2024




Compartilhar:


Quer ganhar uma consultoria grátis? Deixe seus dados abaixo: