A importância da Conciliação Físico x Contábil em projetos de Inventário do Ativo Imobilizado!
666-08-2023
- Porque realizar o Inventário Patrimonial?
O objetivo principal do controle patrimonial é, para que de forma analítica, a direção da empresa saiba, de fato, a composição de seu patrimônio. E todo este trabalho e levantamento pode ser enriquecido, quando além do controle físico a empresa opta também pelo controle contábil. Onde as informações inventariadas e catalogadas estarão condizentes com os números reportados no balanço patrimonial, respeitando e atendendo as leis 6.404/76, 11.638/07 e os CPCs 01 e 27
- Qual a periodicidade para se realizar o Inventario de Ativo Fixo?
De forma geral, entre o período de 24 meses a empresa precisa realizar um inventário geral de seu ativo fixo. Entretanto, é muito importante que o inventário rotativo seja um procedimento da empresa e ocorra ao menos trimestralmente para dar consistência aos procedimentos adotados, evitando com isso ajustes relevantes no patrimônio e resultado da empresa.
- Se faz necessário seguir um planejamento para a realização de um Projeto Patrimonial?
Sim, o planejamento é fundamental para um projeto patrimonial de sucesso. O planejamento deve seguir etapas, são elas: Mapeamentos das plantas e unidades da empresa, atendimento físico ou físico x contábil, limitação de valores (CPC-27), definição dos tipos e quantidades de placas, composição e distribuição das equipes e sua coordenação, trabalho na base contábil para uma eficiente conciliação, a equipe que dará respaldo ao processo de saneamento e a consultoria que realizará a avaliação patrimonial. Estas são as etapas básicas para um projeto de sucesso.
- O que é e porque deve-se realizar a Conciliação Físico x Contábil?
A conciliação é um procedimento realizado, principalmente, nas áreas administrativas e financeiras que tem por objetivo evidenciar itens comparados entre, ao menos, dois controles. É muito comum ocorrer conciliação bancária, de números fiscais e com o ativo imobilizado não é diferente, onde comparamos o levantamento físico realizado com a base contábil ou extra contábil da empresa, buscando identificar os itens comuns e isolar as sobras, tanto contábeis quanto físicas, para que sejam saneadas e caso necessário ajustadas contabilmente. A realização de um inventário sem a devida conciliação, caso a empresa tenha uma base contábil ou extra contábil pode descaracterizar a eficiência do projeto, pois sem a devida análise e ajustes os números não ficarão confiáveis quando comparados aos reportados no balanço patrimonial
- Porque muitas empresas “pulam” essa etapa (conciliação)?
Algumas empresas acabam não realizando o processo de conciliação por conta do conhecimento técnico e também por não definir previamente o planejamento. Os impactos da ausência da conciliação podem ser facilmente identificados quando uma fiscalização ou auditoria é realizada na empresa. Identificando o ativo imobilizado sumarizado no balanço patrimonial com divergência entre as contas inventariadas fisicamente e nesse caso é comum vermos contas no balanço sem qualquer correspondência com os itens físicos, ou mesmo contas de depreciação acumulada com saldos credores superior as contas patrimoniais de custo. Estes são alguns dos pontos que implicam a necessidade da realização da conciliação físico contábil.
https://www.axsconsultoria.com.br/solucoes-em-controle-patrimonial-inventario-patrimonial
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCsLJqA8_7glKeEdlsW--ZHQ
e-mail: contato@axsconsultoria.com.br
+55 (15) 991051487 – (15) 988151487
Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial ( www.axsconsultoria.com.br ), atua como Consultor e Assessor em Gestão Empresarial em empresas de pequeno e médio porte, também como Conselheiro Empresarial e atuou também como Professor Universitário.
Formação Acadêmica:
- Graduado em Ciências Contábeis (UNISO)
- Pós-Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria (UNISANTANA)
- MBA em Gestão Empresarial (FGV)
Exclusivamente no mercado de Consultoria e Assessoria desde 2012.
- Consultoria e Assessoria – Gestão Empresarial
- Reestruturação de Pequenas e Médias Empresas
- Gestão Estratégica de Custos
- Renegociação de Dívidas Bancárias – exclusivamente empresarial
- Inventário e Avaliação Patrimonial
- Avaliação de Bens Móveis e Imóveis para Financiamentos e Seguros
- Software de Gestão Patrimonial
- RFID – Identificação por Rádio Frequência
- Business Valuation
- M&A – Fusões e Aquisições
- Teste de Impairment (Recuperabilidade)
Estamos em Sorocaba – SP, atendemos o Brasil!!!
Equipe Técnica Comercial: Lucas Moreira Xavier de Sousa, Leonardo Moreira Xavier de Sousa
Data: 22/08/2023